Você tem dentes sensíveis? Então conheça os principais hábitos que causam e intensificam a hipersensibilidade dentinária. Entenda também o que causa a dor, a partir da estrutura do dente, e como tratar.
Os principais sintomas de hipersensibilidade dentinária são: dor ou incômodo nos dentes ao ingerir alimentos e bebidas muito frios, muito quentes ou ácidos, ou até mesmo ao respirar ar frio pela boca.
Hábitos que deixam os dentes sensíveis
Além disso, casos como doença de refluxo gástrico ou bulimia também causam erosão dentária e aumento da sensibilidade. Pessoas que têm retração gengival também costumam ter problemas com dentes sensíveis, uma vez que a raiz do dente fica exposta.
O que causa a sensibilidade
A estrutura dental, como mostra a figura ao lado, é composta basicamente pelo esmalte duro no exterior e pela dentina no interior. Quando há erosão dental e o esmalte é danificado, a dentina fica exposta e ocorre a hipersensibilidade dentinária.
Tratamento
A prevenção ainda é a melhor forma de lidar com dentes sensíveis, mas para tratamento o dentista pode indicar cremes dentais específicos para esses casos. Esses cremes são menos abrasivos do que o comuns, e fornecem uma maior proteção para os dentes. Há ainda o tratamento de remineralização do dente, para recuperar sua estrutura.