Quem nunca sofreu com aquela dorzinha incômoda nos dentes por causa da sensibilidade? Seja pelo consumo de uma comida mais quente ou uma bebida muito gelada, ocasionando uma pontada curta e aguda, devido ao contato com os canais do nervo, essa dor costuma ser bastante comum. Ela acontece, na grande maioria das vezes, devido a dois motivos: o desgaste na esmaltação do dente ou pela retração gengival.
Nesses casos, alguns alimentos acabam se tornando martírios para os pacientes, que precisam restringir ou até mesmo eliminar o seu consumo. Mas também é válido destacar que nem toda sensibilidade dentária acontece devido a alimentos quentes e gelados, fatores como bruxismo e má escovação também podem ser causadores desse distúrbio.
Se você sofre desse problema e deseja saber quais os motivos que podem causar a sensibilidade dentária e como tratá-la, não deixe de conferir o artigo.
Origem da sensibilidade dentária
A sensibilidade dentária é um problema bastante comum entre a população brasileira e acontece devido à exposição da dentina, uma camada porosa conectada ao nervo central, que fica abaixo do esmalte dentário.
Com o desgaste dessa esmaltação ou deslocamento da gengiva, a dentina fica exposta, liberando o acesso aos nervos e vasos do dente. Ao entrar em contato com alimentos doces ou alterações de temperaturas (alimentos quentes e gelados), pode desencadear fortes dores e desconfortos na região.
Por isso, é bom estar atento às condições da sua esmaltação e da sua gengiva, pois são os maiores causadores da sensibilidade dentária, como veremos a seguir.
Principais causas da sensibilidade dentária
Muitos elementos podem desencadear a sensibilidade nos dentes e a maioria das pessoas que sofre deste mal pensa que apenas certas comidas, como sorvete, doces, café, podem causar essas dores ao entrar em contato com o seu dente, se esquecendo de problemas anteriores a isso, como o desgaste do esmalte dentário, por exemplo.
Há muitas outras causas que levam o paciente a desenvolver a sensibilidade, desde problemas bucais, como bruxismo, até a má escovação ou escovação exagerada. Vejamos alguns dos principais causadores da sensibilidade nos dentes:
1. Retração gengival
Ela pode acontecer de duas maneiras, seja por uma doença gengival ou por uma escovação agressiva. Se a gengiva retrai, a dentina fica exposta, deixando os dentes suscetíveis à sensibilidade dentária. É preciso estar atento à saúde da sua gengiva e ter cuidado na hora da escovação, escolhendo escovas com cerdas macias.
2. Presença de cárie
A cárie também pode causar sensibilidade dentária, principalmente se estiver situada na raiz do dente ou em locais em que o esmalte está mais fino. Nesses casos, as dores são ainda mais intensas, pois unem dois problemas no mesmo local.
3. Maloclusão
Esse problema é derivado de uma falha no alinhamento dos dentes, posicionamento das arcadas ou alteração da posição mandibular, ocasionando o que conhecemos por “maloclusão”. Esse problema pode causar maior atrito entre os dentes, desgastando a esmaltação e ocasionando a sensibilidade.
4. Alimentos e bebidas ácidas
Existem alimentos e bebidas que, devido aos seus elementos serem mais ácidos, podem desgastar e diminuir o esmalte do dente, causando a sensibilidade. Se o paciente já sofrer de sensibilidade, ele precisará evitar alimentos picantes, doces e cítricos. Como, por exemplo, cerveja, café, vinagre, pimenta, adoçantes, chocolate, sorvete, frutas cítricas, queijos e refrigerantes.
5. Bruxismo
O bruxismo, como sabemos, é o hábito de pressionar ou ranger os dentes, seja no período noturno (bruxismo noturno), ou durante o dia (bruxismo de vigília). Esse ato de friccionar os dentes causa desgaste no esmalte e até mesmo fraturas dentárias, ocasionando forte sensibilidade nos dentes.
6. Erosão ou refluxo gástrico
Esse fator acontece devido à presença de ácidos na boca. Isso pode ocorrer por causa do refluxo gastroesofágico ou pelo consumo excessivo de alimentos e bebidas cítricas.
7. Clareamento dentário
O clareamento, quando feito sem o auxílio de um profissional, pode causar desgaste no esmalte dentário, resultando na exposição do dente à sensibilidade.
8. Escovação incorreta
A escovação, quando não é feita corretamente, acaba prejudicando os dentes ao invés de ajudar. Fazer a higienização da boca de forma incorreta pode trazer sérias consequências para a saúde bucal. Seja por exageros, utilizando muita força durante a escovação, ou por escovação excessiva. Ambas as situações podem ocasionar o desgaste do esmalte e causar sensibilidade nos dentes.
Mas assim como existem as causas, também existem os tratamentos para esse problema.
Como tratar a sensibilidade nos dentes?
Para solucionar o desconforto da sensibilidade é preciso descobrir qual o problema desencadeador. Para isso, você vai precisar da ajuda de um dentista, que vai avaliar todo o seu histórico e sistema dentário, apontando o melhor tratamento para o seu problema.
Em caso de cárie, é indicada a restauração do dente e se for uma situação mais grave pode ser indicado o tratamento de canal. Com o uso da resina, a área exposta será restaurada, devolvendo ao dente sua camada protetora.
Já em casos como bruxismo e a erosão causada por refluxo, é necessário um acompanhamento maior, para que o dentista avalie quais as circunstâncias causadoras do bruxismo, para assim iniciar o tratamento específico para a situação.
Contudo, se a causa for a exposição da dentina, o tratamento para a redução da sensibilidade requer vários procedimentos, tanto em consultório como em casa, vejamos:
Procedimentos em consultório
- Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para restaurar o esmalte e a dentina;
- Aplicação de espuma ou gel de flúor em moldes bucais, por um período de 3 a 5 minutos, ajudando a concentrar o flúor nas áreas sensíveis;
- Aplicação de agente fixador (material usado para fixar restaurações) para impermeabilizar a superfície da dentina;
- Aplicação de laser terapêutico, diminuindo a sensibilidade.
Procedimentos em casa
- Utilizar escovas de cerdas muito macias, para evitar desgaste no dente e na gengiva;
- Escovar corretamente, sem exageros de pressão e quantidade;
- Utilizar creme dental especialmente formulado para a sensibilidade dentária e com alta concentração de flúor (dado pelo dentista), para ajudar a fortalecer a superfície do dente.
Sempre busque por um acompanhamento profissional para realizar qualquer tratamento dentário. Aqui, na Cury Clínica Odontológica, oferecemos todos os procedimentos odontológicos para garantir a sua saúde bucal.