O que deixa os dentes sensíveis?

• Curiosidades
  • 04/10/2022
  • Cury Clínica Odontológica

Quem nunca sofreu com aquela dorzinha incômoda nos dentes por causa da sensibilidade? Seja pelo consumo de uma comida mais quente ou uma bebida muito gelada, ocasionando uma pontada curta e aguda, devido ao contato com os canais do nervo, essa dor costuma ser bastante comum. Ela acontece, na grande maioria das vezes, devido a dois motivos: o desgaste na esmaltação do dente ou pela retração gengival.

Nesses casos, alguns alimentos acabam se tornando martírios para os pacientes, que precisam restringir ou até mesmo eliminar o seu consumo. Mas também é válido destacar que nem toda sensibilidade dentária acontece devido a alimentos quentes e gelados, fatores como bruxismo e má escovação também podem ser causadores desse distúrbio.

homem com dor nos dentes, pois acabou de beber um copo de água muito gelada

Se você sofre desse problema e deseja saber quais os motivos que podem causar a sensibilidade dentária e como tratá-la, não deixe de conferir o artigo.

Origem da sensibilidade dentária

A sensibilidade dentária é um problema bastante comum entre a população brasileira e acontece devido à exposição da dentina, uma camada porosa conectada ao nervo central, que fica abaixo do esmalte dentário

Com o desgaste dessa esmaltação ou deslocamento da gengiva, a dentina fica exposta, liberando o acesso aos nervos e vasos do dente. Ao entrar em contato com alimentos doces ou alterações de temperaturas (alimentos quentes e gelados), pode desencadear fortes dores e desconfortos na região.

Por isso, é bom estar atento às condições da sua esmaltação e da sua gengiva, pois são os maiores causadores da sensibilidade dentária, como veremos a seguir.

Principais causas da sensibilidade dentária

Muitos elementos podem desencadear a sensibilidade nos dentes e a maioria das pessoas que sofre deste mal pensa que apenas certas comidas, como sorvete, doces, café, podem causar essas dores ao entrar em contato com o seu dente, se esquecendo de problemas anteriores a isso, como o desgaste do esmalte dentário, por exemplo.

Há muitas outras causas que levam o paciente a desenvolver a sensibilidade, desde problemas bucais, como bruxismo, até a má escovação ou escovação exagerada. Vejamos alguns dos principais causadores da sensibilidade nos dentes:

1. Retração gengival

Ela pode acontecer de duas maneiras, seja por uma doença gengival ou por uma escovação agressiva. Se a gengiva retrai, a dentina fica exposta, deixando os dentes suscetíveis à sensibilidade dentária. É preciso estar atento à saúde da sua gengiva e ter cuidado na hora da escovação, escolhendo escovas com cerdas macias.

2. Presença de cárie

A cárie também pode causar sensibilidade dentária, principalmente se estiver situada na raiz do dente ou em locais em que o esmalte está mais fino. Nesses casos, as dores são ainda mais intensas, pois unem dois problemas no mesmo local.

3. Maloclusão

Esse problema é derivado de uma falha no alinhamento dos dentes, posicionamento das arcadas ou alteração da posição mandibular, ocasionando o que conhecemos por “maloclusão”. Esse problema pode causar maior atrito entre os dentes, desgastando a esmaltação e ocasionando a sensibilidade.

4. Alimentos e bebidas ácidas

Existem alimentos e bebidas que, devido aos seus elementos serem mais ácidos, podem desgastar e diminuir o esmalte do dente, causando a sensibilidade. Se o paciente já sofrer de sensibilidade, ele precisará evitar alimentos picantes, doces e cítricos. Como, por exemplo, cerveja, café, vinagre, pimenta, adoçantes, chocolate, sorvete, frutas cítricas, queijos e refrigerantes.

5. Bruxismo

O bruxismo, como sabemos, é o hábito de pressionar ou ranger os dentes, seja no período noturno (bruxismo noturno), ou durante o dia (bruxismo de vigília). Esse ato de friccionar os dentes causa desgaste no esmalte e até mesmo fraturas dentárias, ocasionando forte sensibilidade nos dentes.

6. Erosão ou refluxo gástrico

Esse fator acontece devido à presença de ácidos na boca. Isso pode ocorrer por causa do refluxo gastroesofágico ou pelo consumo excessivo de alimentos e bebidas cítricas.

mulher com a mão no peito, pois está com refluxo

7. Clareamento dentário

O clareamento, quando feito sem o auxílio de um profissional, pode causar desgaste no esmalte dentário, resultando na exposição do dente à sensibilidade.

8. Escovação incorreta

A escovação, quando não é feita corretamente, acaba prejudicando os dentes ao invés de ajudar. Fazer a higienização da boca de forma incorreta pode trazer sérias consequências para a saúde bucal. Seja por exageros, utilizando muita força durante a escovação, ou por escovação excessiva. Ambas as situações podem ocasionar o desgaste do esmalte e causar sensibilidade nos dentes.

Mas assim como existem as causas, também existem os tratamentos para esse problema.

Como tratar a sensibilidade nos dentes?

Para solucionar o desconforto da sensibilidade é preciso descobrir qual o problema desencadeador. Para isso, você vai precisar da ajuda de um dentista, que vai avaliar todo o seu histórico e sistema dentário, apontando o melhor tratamento para o seu problema.

Em caso de cárie, é indicada a restauração do dente e se for uma situação mais grave pode ser indicado o tratamento de canal. Com o uso da resina, a área exposta será restaurada, devolvendo ao dente sua camada protetora.

Já em casos como bruxismo e a erosão causada por refluxo, é necessário um acompanhamento maior, para que o dentista avalie quais as circunstâncias causadoras do bruxismo, para assim iniciar o tratamento específico para a situação.

Contudo, se a causa for a exposição da dentina, o tratamento para a redução da sensibilidade requer vários procedimentos, tanto em consultório como em casa, vejamos:

Procedimentos em consultório

• Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para restaurar o esmalte e a dentina;
  • Aplicação de espuma ou gel de flúor em moldes bucais, por um período de 3 a 5 minutos, ajudando a concentrar o flúor nas áreas sensíveis;
  • Aplicação de agente fixador (material usado para fixar restaurações) para impermeabilizar a superfície da dentina;
  • Aplicação de laser terapêutico, diminuindo a sensibilidade.

Procedimentos em casa

• Utilizar escovas de cerdas muito macias, para evitar desgaste no dente e na gengiva;
  • Escovar corretamente, sem exageros de pressão e quantidade;
  • Utilizar creme dental especialmente formulado para a sensibilidade dentária e com alta concentração de flúor (dado pelo dentista), para ajudar a fortalecer a superfície do dente.

Sempre busque por um acompanhamento profissional para realizar qualquer tratamento dentário. Aqui, na Cury Clínica Odontológica, oferecemos todos os procedimentos odontológicos para garantir a sua saúde bucal.