O que deixa os dentes sensíveis?

Você tem dentes sensíveis? Então conheça os principais hábitos que causam e intensificam a hipersensibilidade dentinária. Entenda também o que causa a dor, a partir da estrutura do dente, e como tratar.

Os principais sintomas de hipersensibilidade dentinária são: dor ou incômodo nos dentes ao ingerir alimentos e bebidas muito frios, muito quentes ou ácidos, ou até mesmo ao respirar ar frio pela boca.

Hábitos que deixam os dentes sensíveis

• A ingestão de alimentos ou bebidas ácidas, como refrigerantes ou laranja, por exemplo, causa um desgaste no esmalte do dente. Isso faz com que o dente fique mais exposto e, consequentemente, mais sensível. Indica-se, também, esperar um pouco para escovar os dentes após ingerir esses alimentos, para não aumentar o desgaste com a escovação.
  • Escovar os dentes com muita força, ou com uma escova muito dura, tem o mesmo efeito de desgaste do esmalte dentário, além de prejudicar a gengiva.
  • Dentes lascados também deixam a dentina exposta e geram sensibilidade. Por isso, evite usar os dentes como ferramenta para abrir garrafas, por exemplo, ou até mesmo roer as unhas.
  • Pessoas que têm bruxismo também tendem a sofrer de hipersensibilidade dentinária, uma vez que o ranger ou apertar dos dentes desgasta bastante sua superfície.
  • O uso excessivo de enxaguante bucal, que costuma ser ácido, pode prejudicar mais do que ajudar sua saúde bucal. Utilize-o apenas com indicação do dentista.
  • Fazer clareamento dental sem acompanhamento do dentista também é bastante prejudicial. O clareamento é feito com uma substância ácida que danifica o esmalte do dente. Quando há acompanhamento do dentista, o procedimento é feito de maneira adequada e de modo a não prejudicar a estrutura dental.

Além disso, casos como doença de refluxo gástrico ou bulimia também causam erosão dentária e aumento da sensibilidade. Pessoas que têm retração gengival também costumam ter problemas com dentes sensíveis, uma vez que a raiz do dente fica exposta.

O que causa a sensibilidadedente-sensivel

A estrutura dental, como mostra a figura ao lado, é composta basicamente pelo esmalte duro no exterior e pela dentina no interior. Quando há erosão dental e o esmalte é danificado, a dentina fica exposta e ocorre a hipersensibilidade dentinária.

Tratamento

A prevenção ainda é a melhor forma de lidar com dentes sensíveis, mas para tratamento o dentista pode indicar cremes dentais específicos para esses casos. Esses cremes são menos abrasivos do que o comuns, e fornecem uma maior proteção para os dentes. Há ainda o tratamento de remineralização do dente, para recuperar sua estrutura.

• Curiosidades
  • 22 de dezembro de 2017