Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

O que é Damon System, como funciona e quais são as vantagens?

O que é Damon System, como funciona e quais são as vantagens?

Se você imagina que todo aparelho para arrumar os dentes é igual, você precisa saber mais sobre o que é Damon System, um tratamento ortodôntico muito mais moderno e discreto que os antigos aparelhos fixos e que oferece uma série de vantagens.

Com menos visitas ao consultório do ortodontista e maior conforto, esse sistema oferece um tratamento mais rápido e pode ser utilizado por crianças e adultos com os mais variados problemas no posicionamento dos dentes.

O que é Damon System?

Damon System é um aparelho ortodôntico autoligado que pode ser em aço ou cerâmico que dispensa a colocação das bandas metálicas e das borrachinhas por cima dos bráquetes, oferecendo diversas vantagens para os pacientes.

Ele pode ser utilizado no tratamento de todos os tipos de problemas ortodônticos, incluindo sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, diastemas, mordida aberta, dentes apinhados e outros tipos de desalinhamentos.

Além disso, o Damon System oferece a possibilidade de um tratamento mais discreto, com o uso de bráquetes transparentes que são praticamente imperceptíveis.

Como funciona o Damon System

Nos aparelhos ortodônticos tradicionais, o fio metálico é preso nos bráquetes por meio de elásticos (“borrachinhas”), os quais permitem certo grau de atrito entre essas peças e o fio metálico. Em consequência, o tratamento é mais demorado e causa sensação constante de pressão, o que leva o paciente a sentir bastante desconforto.

Em vez de utilizar esses recursos, o Damon System usa um tipo diferente de bráquete para fazer a fixação do fio ortodôntico. Por serem autoligáveis, os bráquetes conseguem fixar o fio ortodôntico entre si, sem a necessidade de utilizar as borrachinhas e as bandas (anéis metálicos colocados ao redor dos dentes traseiros).

Em vez disso, os bráquetes do Damon System contam com um mecanismo tampa, que mantém o fio em seu interior ao mesmo tempo em que permite o seu movimento, de forma a reduzir o atrito entre as peças do aparelho. Dessa forma, este novo sistema aproveita as próprias forças biológicas para corrigir os desalinhamentos, dispensando as forças mecânicas.

Vantagens do Damon System

Por dispensar o uso das borrachinhas e reduzir o atrito entre as peças do aparelho, o Damon System apresenta diversas vantagens em relação aos tratamentos ortodônticos tradicionais e até mesmo quando comparados com os alinhadores. Conheça as principais:

1. Menor tempo de tratamento

A forma como os bráquetes do Damon System seguram o fio ortodôntico, sem o uso das borrachinhas que aumentam a fricção, permite que o tratamento seja cerca de 4 a 6 meses mais curto do que quando se opta pelo uso do aparelho tradicional.

Isso acontece porque, com a redução do atrito, os dentes podem se mover de forma mais livre, acelerando os deslocamentos necessários para que eles atinjam as posições desejadas.

2. Mais conforto no uso do aparelho

As borrachinhas são responsáveis pelo atrito e a sensação de pressão dos aparelhos fixos tradicionais, algo que pode representar um incômodo muito grande para os pacientes.

Ao eliminar esses elásticos, o Damon System se mostra como uma opção mais confortável por permitir o deslizamento do dente até a posição esperada.

3. Opção mais higiênica

Outra vantagem do Damon System é que, com a eliminação das borrachinhas, também é eliminada uma das maiores fontes de acúmulo de resíduos de alimentos, fazendo com que esta seja uma opção muito mais higiênica de tratamento ortodôntico.

Dessa forma, há um menor acúmulo de placa e um risco menor para o desenvolvimento de cáries, sangramentos e gengivites.

4. Aparelho discreto que não atrapalha a estética do sorriso

O Damon System oferece a opção Damon Clear, com bráquetes transparentes que ficam praticamente invisíveis e passam despercebidos pelas outras pessoas.

Assim, esse sistema de tratamento ortodôntico se mostra como uma opção bem mais interessante para quem se incomoda com a ideia de ter a estética do sorriso prejudicada pelas pecinhas de um aparelho fixo comum.

5. Sem necessidade de extrair dentes

Os aparelhos tradicionais muitas vezes requerem a extração de um ou mais dentes para “abrir espaço” para o deslocamento dos demais, de forma a corrigir seu posicionamento.

No caso do Damon System, a maior parte dos tratamentos dispensa a extração dentária, conseguindo corrigir o desalinhamento sem a necessidade de cirurgia para a remoção de dentes saudáveis.

6. Não atrapalha a fala

Diferente do que acontece com o uso dos alinhadores (moldeiras) no início do tratamento, o Damon System não prejudica a fala, evitando situações de constrangimento que poderiam acontecer.

Agora que você sabe o que é Damon System, consulte seu ortodontista para descobrir mais sobre as possibilidades desse tratamento ortodôntico e as vantagens que ele pode proporcionar para o seu sorriso.

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 19 de setembro de 2018
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Escrito por Dr. Marcio Gulin Cury

Faça seu Agendamento Faça seu Agendamento