Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

O que é Invisalign e como funciona o tratamento?

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 06/06/2023
  • Cury Clínica Odontológica

mulher segurando um aparelho Invisalign com seu sorriso desfocado em segundo plano

Embora este procedimento tenha muitas vantagens, o benefício estético costuma ser o principal deles. Isso porque os alinhadores não afetam em nada a estética do sorriso por serem totalmente transparentes. Eles são, portanto, a melhor escolha para pessoas que trabalham com a imagem ou que acham as tecnologias convencionais muito antiquadas.

Outro benefício é a higiene. Como os alinhadores são removíveis, os pacientes podem higienizar os dentes e os moldes com mais facilidade. Além de não ter que se preocupar com alimentos muito duros ou que grudam mais facilmente. Além disso, também é cômodo retirar o aparelho sempre que for necessário.

O aumento da autoestima do paciente também é um ponto muito positivo, pois ter dentes bonitos e bem alinhados é fundamental para que a pessoa se sinta bem consigo mesma.  

Quem pode fazer o tratamento com Invisaling?

Devido à alta demanda pelo tratamento com Invisalign, agora existem inúmeras variedades disponíveis no mercado, que são apropriadas para pessoas de todas as idades, podendo, portanto, ser usado por crianças, adolescentes e adultos.

Assim, o Invisalign é apropriado para qualquer pessoa que precise realinhar dentes que estão rotacionados, posicionados incorretamente ou desalinhados. É uma boa opção para adolescentes, por exemplo, pois, por ser removível, ajuda a saber se o aparelho está sendo usado pelo tempo adequado.

As crianças podem usar o Invisalign para corrigir os dentes e manter as lacunas para que eles erupcionem no alinhamento adequado. Como resultado, este dispositivo também é recomendado para ortodontia preventiva em crianças pequenas.

criança sorrindo e fazendo o sinal de positivo com uma mão e sua outra mãe está segurando um aparelho Invisalign

Não há muitas situações em que o Invisalign não seja a melhor escolha. Pessoas com problemas mais complicados de aglomeração e alinhamento também fazem uso. O mesmo vale para pessoas que têm mordidas alteradas. Então, podemos dizer que qualquer pessoa pode usar Invisalign para terapia ortodôntica.

Como funciona? 

É essencial entender que ele não está disponível para compra no mercado. É produzido especificamente para cada paciente. Como resultado, seu tratamento é totalmente individualizado e requer planejamento prévio.

A consulta de avaliação é o primeiro passo para determinar se esta tecnologia pode ser usada. O dentista fará pedidos de exame para saber mais sobre a anatomia do paciente e registrará fotografias intraorais para ver claramente onde estão os dentes do paciente no momento.

O profissional planeja o tratamento por meio de um software após transferir esses materiais para um computador. Em seguida, ele descreve as etapas que serão tomadas e o resultado final que você espera alcançar. Sim, o paciente pode visualizar como será seu sorriso final!

Como dito, a sequência de alinhadores será criada com base neste projeto, com pequenas variações entre cada um, para favorecer a movimentação dentária. O paciente começará a usar o primeiro alinhador assim que estiver preparado.

Em exames regulares, o dentista avalia o progresso alcançado e sugere a troca do alinhador, se necessário. Isso sem causar nenhuma dificuldade, desconforto ou dor ao paciente, tudo da maneira mais simples e prática possível. Assim, o processo se torna mais leve que as sessões tradicionais.

Qual a diferença entre o Invisalign e outros tipos de aparelho?

As principais diferenças entre o Invisalign e outros tipos de aparelho dizem respeito, principalmente, a questões relacionadas ao design, conforto, duração do tratamento e manutenção. Saiba mais a seguir: 

1. Design

Com o Invisalign você pode esquecer o sorriso de metal tão incômodo e garantir uma aparência muito mais discreta durante o tratamento ortodôntico. Isso ocorre porque os alinhadores são feitos de um material transparente, que quase desaparece dentro da boca, se ajustando exatamente ao longo da linha da gengiva.

Por meio da tecnologia SmartTrack, que permite movimentos mais precisos com aplicação consistente e significativamente mais suave de força nos dentes, os alinhadores Invisalign corrigem a posição dos dentes no lugar do sistema de braquetes e arcos dentários normalmente usados ??em aparelhos convencionais.

Quando usado em conjunto com o SmartTrack, a tecnologia SmartForce dos acessórios, que consiste em pequenos bits quase invisíveis colados ao dente conforme necessário, pode aumentar a precisão e a velocidade do tratamento.

2. Conforto

O conforto oferecido por toda essa tecnologia utilizada na criação do Invisalign é outro benefício bastante atraente. Os alinhadores são feitos com material muito mais maleável e são totalmente destacáveis, ao contrário dos aparelhos metálicos fixos, famosos por seu desconforto e tratamento desagradável.

mulher encaixando um aparelho Invisalign em seus dentes inferiores

Eles são simples de usar e retirar, ajustando-se perfeitamente ao seu sorriso sem causar dor ou interferir nas suas atividades diárias. Basta removê-lo, colocá-lo na caixa e recolocá-lo quando precisar.

3. Duração do tratamento

Você sabia que o uso do Invisalign pode acelerar o tempo de tratamento em até duas vezes em comparação com o uso de outros aparelhos dentários? Isso porque a tecnologia dos alinhadores funciona em conjunto com o planejamento virtual de cada etapa, possibilitando uma visão mais precisa dos movimentos.

Com isso, o dentista pode planejar com precisão a aplicação de força nos dentes para melhorar seu sorriso, evitando a necessidade de realocar dentes desnecessários. Esse planejamento permite uma abordagem mais rápida e evita atrasos no tratamento.

4. Manutenção

Outro benefício do Invisalign é a manutenção. Você recebe alguns pares de alinhadores que vai precisar para o tratamento na hora e pode trocá-los em casa, além de precisar ir ao dentista com menos frequência. Tudo isso é possível por meio do planejamento virtual, que permite prever os movimentos necessários para ajustar a posição dos dentes.

A cada duas semanas, os alinhadores são trocados, aumentando ainda mais a flexibilidade do tratamento. Mas, claro, precisamos lembrar que o acompanhamento profissional é sempre necessário. A ida ao consultório é importante para acompanhar o andamento do tratamento, mesmo que as visitas sejam mais espaçadas, em média a cada dois meses.

Além destas vantagens, a higienização também é muito mais simples e prática com o Invisalign. Você também não sente as dores das peças que costumam machucar a boca no tratamento com o aparelho tradicional, e recebe os moldes feitos sob medida de acordo com a avaliação feita no consultório do dentista.

Lembre-se sempre de que quanto mais cedo você iniciar o seu tratamento, mais fácil e rápido será o processo de correção dos seus problemas dentários. Por isso, entre em contato agora mesmo com a Cury Clínica Odontológica e agende a sua avaliação!