Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

O que é Invisalign e como funciona o tratamento?

O que é Invisalign e como funciona o tratamento?

Você gostaria muito de arrumar seus dentes e ter um sorriso mais bonito, mas está sempre adiando seus planos porque não quer usar um aparelho que fica à mostra o tempo todo? Então você vai gostar de saber o que é Invisalign e o que esse tratamento pode oferecer.

Desenvolvido depois de duas décadas de experiência, pesquisa e testes, esse sistema oferece resultados 50% mais rápidos do que os métodos tradicionais – e sem comprometer a sua estética durante o tratamento.

O que é Invisalign?

Invisalign é um alinhador dentário alternativo aos aparelhos ortodônticos tradicionais que permite alinhar os dentes de maneira muito mais discreta. Sem utilizar bráquetes nem fios metálicos, esse sistema consiste em um jogo de moldeiras removíveis e praticamente invisíveis.

Essas moldeiras são produzidas depois de uma análise minuciosa da estrutura dentária do paciente, incluindo um mapeamento digital que indica as etapas a serem seguidas no tratamento. Dessa forma, todos os procedimentos são baseados em uma tecnologia de ponta para oferecer resultados mais rápidos e precisos.

O Invisalign é indicado para tratar desde os casos mais simples até os mais complexos, incluindo problemas ortodônticos como sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, diastemas, mordida aberta, dentes apinhados e outros tipos de desalinhamentos.

Como funciona o tratamento Invisalign

O tratamento Invisalign consiste no uso de uma sequência de moldeiras personalizadas (alinhadores) produzidas com um material transparente e confortável, que passa praticamente despercebido – muito diferente de um aparelho tradicional.

Cada uma dessas moldeiras costuma ser utilizada por uma ou duas semanas, cerca de 22 horas por dia, sendo então substituída pelo próximo alinhador. Assim, as moldeiras atuam em sequência para promover as movimentações necessárias para alinhar o seu sorriso.

Como os alinhadores Invisalign não ficam colados nos dentes, diferente do que acontece com um aparelho fixo, eles proporcionam mais comodidade, pois você pode removê-los na hora das refeições ou em algum evento social. Dessa forma, é muito mais fácil fazer a higienização e você evita qualquer constrangimento em ocasiões importantes.

As visitas ao ortodontista acontecem a cada seis ou oito semanas, de modo a permitir a avaliação dos progressos. A cada consulta, o paciente recebe três ou quatro jogos de moldeiras para poder dar sequência do tratamento em sua casa.

Conheça a tecnologia por trás dos alinhadores Invisalign

O desenvolvimento das moldeiras do Invisalign é um processo que envolve uma tecnologia muito avançada na área da ortodontia, de forma a oferecer mais previsibilidade e controle em relação aos resultados do tratamento – além de uma maior velocidade.

Depois da avaliação inicial do ortodontista, ele pode solicitar recursos como fotografias, radiografias e outros exames para confirmar o diagnóstico e elaborar o plano de tratamento.

Com o auxílio de um scanner especialmente desenvolvido para o sistema Invisalign, chamado iTero Element, o dentista vai obter uma imagem em 3D da sua estrutura dentária. Assim, este método dispensa aqueles moldes de gesso antigos e desconfortáveis utilizados na confecção dos aparelhos convencionais.

Depois disso, o ortodontista utiliza o software ClinCheck, também desenvolvido exclusivamente para este sistema, para fazer o mapeamento das movimentações necessárias para que você tenha um sorriso perfeitamente alinhado.

Esse software foi criado a partir de dados de mais de 5 milhões de pessoas, de modo a oferecer um ajuste muito fino e preciso das mudanças a serem efetuadas em seus dentes para corrigir a sua estrutura bucal. Além disso, o software permite prever como seu sorriso vai ficar depois do tratamento.

Como os alinhadores Invisalign funcionam

De posse do plano digital elaborado com auxílio do software, passe-se então à etapa de confecção das moldeiras. Elas são produzidas por meio de uma impressão de alta tecnologia que utiliza o SmartTrack, um material transparente e suave que se adapta facilmente à sua boca – diferente do plástico comum utilizado em outros tipos de alinhadores.

Como a linha gengival de cada pessoa é diferente, os alinhadores são cortados de forma individual. Isso faz com que eles ofereçam muito mais conforto ao paciente e tenham uma aparência superdiscreta.

Além das moldeiras, o sistema Invisalign conta com os recursos SmartForce, pequenas pecinhas da mesma cor do esmalte dentário que são anexadas aos dentes antes ou durante o tratamento.

Essas pecinhas oferecem um “ponto de apoio” para que os alinhadores se firmem, permitindo que eles façam o trabalho de tracionamento dos dentes dependendo da necessidade de cada paciente.

Ao término de todas as etapas, o Invisalign ainda oferece um recurso para manter seu sorriso sempre bonito e alinhado. Trata-se das contenções Vivera, moldeiras transparentes e praticamente invisíveis que são feitas com a mesma tecnologia dos alinhadores e permitem conservar os resultados do seu tratamento.

Agora que você sabe o que é Invisalign e conhece todas as suas vantagens, não há mais motivos para adiar seus planos de conquistar um sorriso mais bonito. Aproveite!

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 19 de setembro de 2018
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Escrito por Dr. Marcio Gulin Cury

Faça seu Agendamento Faça seu Agendamento