Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

O que é mordida cruzada?

  • Curiosidades
  • 04/08/2014
  • Dr. Marcio Gulin Cury

A mordida cruzada é um problema muito comum, e ocorre quando os dentes da arcada superior não se encaixam corretamente sobre os da arcada inferior, encaixando-se atrás deles e não na frente, como seria o correto. Esse problema interfere na estética facial, na mastigação, na fala e na respiração, devendo ser tratado precocemente, preferencialmente quando o paciente ainda é criança, em fase de crescimento.

A mordida cruzada pode se apresentar nos dentes frontais ou posteriores, de apenas um lado ou dos dois. Existem várias causas que podem levar ao desenvolvimento dessa má-oclusão:

  • Perda precoce dos dentes de leite, que faz com que os permanentes se desviem;
  • Arcada dentária estreita, sem espaço suficiente para todos os dentes;
  • Respiração bucal;
  • Maus hábitos, como o uso prolongado de chupeta, ou crianças que chupam o dedo;
  • Queda tardia dos dentes de leite, fazendo com que os permanentes nasçam antes da queda dos temporários;

Tratamentos

Os possíveis tratamentos variam de acordo com a idade do paciente e a gravidade do caso. Os tratamentos mais comuns envolvem o aparelho dental ortopédico, o expansor palatino, o aparelho fixo associado a elásticos e a cirurgia ortodôntica.

mordida cruzada aparelhoAparelhos dentais ortopédicos

Indicados para crianças e adolescentes, esses aparelhos costumam ser removíveis, e conduzem o crescimento ósseo facial. Dessa forma, associando-se à fase de crescimento, esse tratamento consegue fazer com que os dentes e ossos se desenvolvam no sentido adequado, podendo evitar futuros tratamentos ortodônticos mais complexos. É a forma mais fácil e menos invasiva de corrigir a mordida cruzada.

Expansor palatinomordiza cruzada expansor palatino

Trata-se de um aparelho fixo colocado no céu da boca do paciente, o qual faz com que a arcada superior se expanda, permitindo que os dentes se alinhem com facilidade. Esse tratamento está frequentemente associado ao uso de aparelhos ortodônticos fixos em adolescentes e adultos, e pode ser precedido da necessidade de extração de alguns dentes.

Aparelho fixo associado a elásticos

No tratamento ortodôntico com aparelho fixo, é frequente a necessidade do uso de elásticos para alinhar as arcadas dentárias e a mordida do paciente. Esses elásticos aplicam maior força, e são posicionados de acordo com os problemas no alinhamento da mandíbula do paciente.

Cirurgia ortodôntica

O dentista faz incisões no lado superior dos dentes, de modo que possa cortar o osso. Isso faz com que a arcada dentária se expanda, dando espaço para os dentes se realinharem e se encaixarem da maneira adequada. Normalmente, o paciente usa um aparelho por cerca de 10 dias após a cirurgia, para aumentar a expansão. Esse tratamento normalmente é evitado, sendo realizado somente nos casos mais graves.