Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

O que é Periodontia?

  • Periodontia
  • 12/06/2017
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Periodontia

Neste artigo, vamos falar a respeito da especialidade Periodontia. Mas o que isso significa? "perio" significa "ao redor", e "dont" significa "dente". Ou seja, são os tecidos que circundam o dente, como a gengiva, os ossos e o ligamento periodontal.

O que faz a Periodontia?

A Periodontia participa de todas aquelas fases de tratamento que já explicamos em artigos anteriores:

  • Saúde: Podemos ter doenças nos tecidos gengivais, como a gengivite (que é basicamente uma inflamação) e a periodontite (que é uma infecção desses tecidos, um agravamento da condição). Existem ainda algumas lesões agudas, mas não trataremos de todas neste artigo.
  • Função: É a segunda etapa que havíamos mencionado após a saúde. Por exemplo, se você começar a ter uma retração gengival, e conforme ela se agrava, isso pode atrapalhar na sua higiene, na posição dos seus dentes, etc.
  • Estética: A Periodontia tem reflexos diretos na estética bucal. É o caso daquele dente que parece pequeno, e com uma gengiva grande. Ou ao contrário, aquele dente em que a gengiva começa a subir e o dente fica muito grande.

Portanto, a Periodontia tem reflexos nesses três pilares que já havíamos mencionado: saúde, função e estética.

periodontia

Quais são os exames realizados na Periodontia?

Um fator muito importante é que algumas vezes são realizados tratamentos ditos periodontais sem exames. Já mencionamos aqui, no entanto, que os exames são primordiais.

Existe um bem específico na Periodontia, que é muito importante, principalmente em casos de doenças: trata-se do Periograma. Fique atento se você fez esse exame, porque não é possível saber se o paciente está realmente sadio depois de ter passado por um tratamento, sem ter realizado um exame como esse.

Essa questão é mais um diferencial importante que temos aqui na Cury Clínica Odontológica, onde realizamos esse exame específico da Periodontia. Além disso, também procuramos fazer radiografias, dependendo do caso, entre outros exames.

O que é um Periodontista? 

É o dentista especialista em Periodontia, que passou por um cusro de cerca de dois anos na área e tem uma atuação mais específica na área.

No caso o Dr. Marcio Cury é especialista em Periodontia, ou seja, você poderá contar com um Periodontista em Curitiba!

Como funciona o tratamento periodontal?

Esses tratamentos, hoje, são bastante conservadores. Procuramos ter um cuidado bastante grande e preservar o elemento dentário, porque nada será melhor do ele próprio: um implante nunca será melhor do que um dente natural.

Por isso, atualmente conseguimos fazer tratamentos pouco invasivos, com ótima resolução na maioria dos casos de tratamento periodontal.

Se o caso estiver muito grave, pode ser que o tratamento leve um pouco mais de tempo para ser realizado. E em casos gravíssimos, o dente pode até ser condenado. Portanto, precisamos tomar cuidado e trabalhar dentro da prevenção para não chegar a esse grau da doença periodontal.

Quais são os problemas peridontais mais frequentes?

Gengivite, Periodontite, Retração Gengival e também a inflamação da gengiva ao redor de implantes e dentes do siso são os problemas periodontais mais frequentes.

Como Prevenir problemas periodontais?

Uma boa higiene oral, boa alimentação, cuidados profissionais adequados, não fumar, evitar o stress entre outros fatores são fundamentais para evitar problemas na área de Periodontia. 

Além disso um cuidado profilático e exames adequados são fundamentais para se evitar doença e manter saúde, especialemte nas pessoas mais predispostas aos problemas peridontais.

Na Cury Clínica Odontológica, temos um cuidado especial com a parte periodontal. 

Onde tratar a periodontia?

Se você procura por consultórios de odontologia em Curitiba, que possam tratar periodontia, marque sua consulta na Cury Clínica Odontológica. Aqui você encontrará dentistas especializados em diversas áreas odontológicas, inclusive na Periodontia.

Ligue agora para nós: 41 3015-0841

Converse também pelo WhatsApp 41 98514-7134