Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

O que é prótese dentária?

  • Implante e Prótese
  • 06/03/2017
  • Dr. Marcio Gulin Cury

A prótese dentária deve ser colocada no caso de ausência de um ou mais dentes na cavidade bucal. Trata-se de um método para a reposição de dentes naturais por próteses que podem ser pivôs, coroas ou jaquetas.

É importante destacar que, além da função estética desse tratamento, ele também é essencial para devolver as funções mastigatórias e até mesmo a dicção. Por isso, jamais deve ser adiado. Quanto antes o tratamento for realizado, melhores os resultados.

A alternativa para a prótese dentária é o implante. No entanto, este último é consideravelmente mais dispendioso. Por isso, se não há a possibilidade para o paciente de colocar implante, recomenda-se o tratamento com próteses. Dessa forma, as funções mastigatórias e a estética serão mantidas.

Coroa

Pode ser feita de cerâmica ou resina, e se assemelha bastante ao dente natural. Um diferencial da coroa é que ela pode ser aplicada a dentes que não foram totalmente danificados. Assim, a estrutura do dente original é mantida e a coroa é aplicada parcialmente, corrigindo as imperfeições.

Pivô

O pivô é utilizado quando a raiz do dente ainda é mantida por meio de tratamento de canal. É colocado primeiramente um pino para dar sustentação à prótese. Então, todo o dente natural é retirado para dar lugar à coroa artificial.

Demonstração do PivôJaqueta

Trata-se de uma nomenclatura criada somente para diferenciar a coroa total da parcial. Quando o dente é completamente substituído pela coroa, dá-se o nome de jaqueta.

Vale lembrar, ainda, que antes de qualquer procedimento como esse, é importante a verificação de toda a saúde bucal. Deve-se primeiro realizar o tratamento de qualquer cárie, e fazer uma limpeza profissional para eliminar bactérias.