O que é sobremordida? Entenda as causas e como funciona o tratamento

• Ortodontia e Ortopedia facial
  • 09/08/2018

Você ou seu filho foi a uma consulta com o ortodontista e recebeu o diagnóstico de sobremordida? Este é um problema ortodôntico bastante frequente, especialmente entre as crianças, mas ele pode trazer complicações bastante sérias. Por isso, é importante saber o que é sobremordida e como ela pode ser corrigida.

Muito além de prejudicar apenas a parte estética, esse problema pode levar à formação de feridas dolorosas no céu da boca e causar danos aos músculos e às articulações, de modo que o tratamento é indispensável em alguns casos.

O que é sobremordida?

A sobremordida é um tipo de má oclusão que acontece quando a arcada superior está desalinhada em relação à inferior, fechando-se muito à frente dela e cobrindo os dentes de baixo por mais de 2 milímetros. Na prática, pode-se dizer que esse problema é caracterizado pela cobertura de mais de um terço dos dentes inferiores pelos superiores.

Arcada superior desalinhada em relação à inferior

Também chamada de mordida profunda, essa anormalidade pode fazer com que os dentes inferiores fiquem quase completamente escondidos. Porém, espaçamentos de 3 ou 4 mm já requerem tratamento, de modo a corrigir os prejuízos estéticos e funcionais que surgem em função disso, por exemplo:

• Feridas no céu da boca devido ao atrito com os dentes inferiores;
  • Prejuízos à estética facial (arredondamento do perfil) causados por anormalidades no desenvolvimento da mandíbula na infância e adolescência;
  • Disfunção da ATM (articulação temporomandibular) principalmente nos adultos, com sintomas como dor de cabeça e zumbido no ouvido;
  • Travamento da mandíbula;
  • Desgaste nos dentes;
  • Retração gengival.

Causas da sobremordida

A mordida profunda costuma ser causada por alterações no crescimento da maxila e/ou da mandíbula, mas ela pode ser originada por outros motivos, por exemplo:

• Excesso de força da musculatura envolvida na mastigação, o que pode causar a retração da mandíbula;
  • Extrusão dos dentes anteriores, ou seja, quando os dentes da frente se movimentam excessivamente para fora do osso (como se não parassem de crescer);
  • Alterações nas funções da língua, dos lábios e das bochechas;
  • Perda de dentes posteriores;
  • Desgaste da superfície dos dentes, geralmente causado por bruxismo;
  • Mau posicionamento dos dentes superiores frontais;
  • Fatores genéticos.

Em geral, a sobremordida não tem apenas uma causa isolada, mas sim um conjunto de motivos que levam ao desenvolvimento dessa alteração.

Como é feito o tratamento da sobremordida

O tratamento da mordida profunda depende de fatores como a idade do paciente, o tipo de sobremordida e as causas que levaram a esse problema, por isso ele só pode ser determinado depois de uma avaliação do ortodontista. Dessa forma, os tratamentos podem ser de várias naturezas, por exemplo:

• Protética: consiste no uso de próteses ou coroas com o objetivo de corrigir a mordida e o aspecto do sorriso, melhorando a exibição dos dentes inferiores;
  • Ortopédica funcional: trata-se do uso de aparelhos fixos ou removíveis para corrigir as funções estéticas e mastigatórias por meio do trabalho das características ósseas;
  • Ortodôntica: recorre ao aparelho fixo para promover a correção do posicionamento dos dentes e do osso que dá suporte a eles (alveolar).

Para a maior parte dos adolescentes e adultos, o tratamento da sobremordida costuma ser feito com o uso do aparelho móvel ou fixo. Contudo, há casos em que o posicionamento da arcada superior impede a colocação do aparelho na arcada inferior em função da própria mordida profunda.

Quando isso acontece, o tratamento pode então ser iniciado pela chamada placa de levante, um tipo de aparelho removível que é encaixado no céu da boca (palato). Em geral, o uso dessa placa por um a dois meses é suficiente para promover certo grau de correção da sobremordida, permitindo a aplicação do aparelho nos dentes inferiores.

A placa de levante também pode ser utilizada em crianças, oferecendo ainda mais benefícios durante a fase de crescimento, pois as mudanças naturais da estrutura facial cooperam com a ação realizada por ela.

Demonstração de tratamento de sobremordida

Os batentes são outra possibilidade de tratamento quando não é possível aplicar o aparelho na arcada inferior em um primeiro momento. Essa é uma alternativa mais rápida por dispensar o tempo de espera até a ação da placa de levante, já que sua estrutura possibilita a aplicação imediata do aparelho fixo.

Além disso, é possível associar o aparelho fixo com outras técnicas, como o aparelho extrabucal, que tem como objetivo corrigir o encaixe das arcadas e o posicionamento da maxila.

Contudo, quando a sobremordida tem um grau mais avançado, o tratamento pode incluir uma cirurgia ortognática. Isso acontece principalmente quando a causa do problema é a estrutura óssea, ultrapassando os motivos relacionados aos dentes. Nesse caso, a cirurgia promove o reposicionamento da maxila e a sua fixação com parafusos de titânio.

Agora que você sabe o que é sobremordida, não deixe de procurar o ortodontista para avaliar suas características ou as do seu filho. Quanto antes o tratamento for iniciado, mais fácil será a correção desse problema.