Tratamento de Canal

• Curiosidades
  • 21/07/2019
  • Cury Clínica Odontológica

O que é tratamento de canal?

O Tratamento de Canal é a retirada da polpa do dente. Também conhecido como Endodontia, é a área da odontologia que trata as doenças da polpa e raíz dos dentes. Nossos dentes são estruturas que possuem muito material biológico, ou seja, nervos e vasos sanguíneos que dão vida ao dente, os responsáveis pelos estímulos que temos com quente, frio ou algum impacto maior. O tratamento endodôntico visa preservar a estrutura física do dente e eliminar suas estruturas biológicas quando infectadas. Como qualquer órgão do nosso corpo, quando passamos por algum trauma, o organismo reage com uma inflamação, muitas vezes intensa e persistente, não sendo diferente quando se trata de dentes. Cárie, restaurações profundas, batidas ou fraturas dentárias levam à um processo inflamatório da polpa, acompanhado de dor, onde o tratamento de canal é indicado.

Tratamento de canal dói?

Não. Hoje em dia podemos considerar o tratamento de canal um procedimento indolor. Quando bem anestesiado, o paciente não passa por nenhum tipo de trauma durante o procedimento.

Como é feito o tratamento de canal?

Durante o tratamento, o profissional executa a limpeza dos canais radiculares, ou seja, da parte interna das raízes do dentes, removendo nervos e vasos infectados, através de limas e agentes químicos. Os dentes maiores, como os molares, possuem geralmente de 3 a 4 canais radiculares, já os pré molares e incisivos de 1 a 2 canais. Quando o tratamento endodôntico é realizado com sucesso, seguido de uma boa reconstrução da estrutura dentária e devidos cuidados do paciente, o profissional pode assegurar ao paciente que o dente estará seguro por muito tempo.

Demonstração de etapa de tratamento de canal

Quantas sessões são necessárias?

Antigamente os tratamentos de canais demoravam em média de 3 a 5 consultas para conclusão. Na Endodontia moderna, o tratamento é realizado com auxílio de instrumentação mecanizada, que são aparelhos que dispensam a necessidade de radiografia durante o tratamento de canal e que permitem o uso de limas (material utilizado para limpeza dos canais) acopladas à um sistema oscilatório, possibilitando a finalização do procedimento em apenas uma sessão, com maior eficácia e mais segurança. O uso de “curativos” é específico para casos de infecções mais graves, assim como a necessidade de intervenção com medicação antibiótica.

Tratamento de canal escurece o dente?

Quando o cirurgião dentista toma os devidos cuidados durante o tratamento, o dente não irá escurecer. O escurecimento dentário causado pelo tratamento endodôntico se dá pelo excesso de material obturador deixado dentro do dente pigmentando a estrutura de dentro para fora.

Quanto custa um tratamento de canal?

O custo do tratamento varia de acordo com o dente, com o tamanho da infecção e a quantidade de canais.