Um dos motivos principais que levam as pessoas ao dentista é a odontologia estética. Pensando nisso, hoje trazemos algumas dicas e informações sobre o clareamento dental.
Primeiro, veja alguns fatores que levam ao aparecimento de manchas nos dentes:
- o processo natural de envelhecimento;
- fumar ou mascar tabaco;
- beber café, chá ou vinho tinto, e ingerir alimentos pigmentados, como frutas vermelhas;
- acúmulo de placa ou depósito de tártaro;
- ingestão excessiva de flúor quando os dentes estão se formando;
- tratamento com antibióticos à base de tetraciclina durante a infância;
- trauma nos dentes.
O clareamento pode ser feito no consultório e / ou em casa. Para o tratamento, é utilizado um gel branqueador, que oxida as manchas existentes. Antes de iniciar o procedimento, o paciente deve tratar as cáries, e as gengivas devem estar saudáveis.
Clareamento no consultório
Esse procedimento necessita de algumas sessões para obter o resultado desejado, cada uma com duração de 30 minutos a 1 hora. O tratamento se dá a partir da aplicação de um agente oxidante nos dentes, após a devida proteção das gengivas. A cada sessão, os dentes ficam entre quatro e seis graus mais claros.
Clareamento em casa
Para o tratamento em casa, o dentista tira moldes de sua boca, criando bandejas a partir deles. O paciente coloca uma fina camada de gel nelas, e pode usá-las durante o sono. A maior parte do processo acontece em cerca de uma a duas semanas - em casos mais difíceis, esse período pode se estender por até seis semanas.
O mais indicado é que o paciente opte pela combinação desses dois procedimentos, o que geralmente resulta em um clareamento de 12 a 15 graus. É importante lembrar, também, que uma maior sensibilidade dos dentes durante o tratamento é normal.