Ortopedia facial: O que é - Tratamento - Como Melhorar

• Ortodontia e Ortopedia facial
  • 08/09/2013

O que é ortopedia facial

A ortopedia facial trata do maxilar e da mandíbula. A idade ideal para esse tipo de tratamento é a infância - desde os 4 anos -, até a puberdade, para que se utilize o potencial de crescimento do paciente. Após essa faixa etária, os procedimentos podem ocorrer mais lentamente.

Os casos mais comuns em que a ortopedia facial é indicada são os de má-oclusão, em que há relação de contato problemática entre os dentes superiores e inferiores - o que causa, por exemplo, problemas de mordida.

O tratamento

O tratamento conta com muitos tipos de aparelhos móveis, cada qual para um caso diferente. Em algumas situações, os aparelhos não são necessárias, e são feitos, por exemplo, desgastes nos dentes, aplicações de resina ou exercícios fonoaudiólogos para se obter o equilíbrio na mastigação.

O que melhora

• O procedimento pode evitar ou melhorar complicações dentárias, como inclusive dentes tortos;
  • Em alguns casos, a má-oclusão pode gerar dores de cabeça, o que é corrigido pelos procedimentos ortopédicos;
  • Ronco e apneia também são sintomas causados por problemas nos ossos, músculos e articulações faciais;
  • Há, entre os aparelhos ortopédicos , aqueles indicados para o ranger dos dentes;
  • Melhora a respiração nasal.

Principalmente se você tiver filhos com problemas como os citados aqui, marque sua consulta na Cury Clínica Odontológica e descubra qual é a melhor opção de tratamento.