Periodontite pode causar queda dos dentes

• Periodontia
  • 16/04/2015

A periodontite é uma inflamação da gengiva, porém é mais severa do que a gengivite, podendo decorrer do agravamento desta. A periodontite atinge não somente a gengiva, mas também a raiz dentária e os ossos de sustentação dos dentes, podendo então causar a perda dentária caso não seja tratada rapidamente. Saiba mais sobre as causas e consequências da doença, seus sintomas, tratamentos e formas de prevenção.

Causas

Tanto a gengivite como a periodontite têm como principal causa a falta de higiene bucal. Quando a placa bacteriana não é removida correta e diariamente pela escovação, ela se desenvolve e forma o tártaro, que atinge a gengiva e causa a inflamação. Inicialmente, trata-se de uma inflamação pequena, que constitui a gengivite.

Caso essa inflamação não seja tratada, o quadro se agrava e surge a periodontite, em que a raiz dentária e os ossos de sustentação começam a ser afetados.

Sintomas

Mulher sorrindo com dentes brilhantes Uma gengiva saudável tem cor de rosa coral, não sangra facilmente e não deixa a raiz dental à mostra.

Entre os principais sintomas, está a alteração da coloração da gengiva. Caso ela esteja avermelhada ou inchada, é um sinal para procurar seu dentista. Em alguns casos, também pode ocorrer sangramento com facilidade e mau hálito. Além disso, se houver retração gengival, podendo haver também exposição das raízes dentárias, é um sinal de que a inflamação já se agravou e pode ser caso de periodontite.

Consequências

Quando não é feito o tratamento, a infecção se alastra e se torna cada vez mais prejudicial para a saúde bucal. Pode ocorrer sangramento com mais facilidade, e ocorre a retração gengival em função da perda de tecido da gengiva, o que ao longo do tempo torna as raízes dentárias expostas e mais vulneráveis. Os dentes tornam-se mais frágeis, podendo haver mobilidade dentária e formação de espaços entre os dentes. Com o enfraquecimento da raiz dentária e dos ossos de sustentação, pode haver queda dos dentes.

Tratamento e prevenção

Quando ainda se encontra no estágio da gengivite, o paciente precisa somente receber acompanhamento do dentista e corrigir a escovação, de modo a reverter o quadro.

Quando a inflamação já se desenvolveu para periodontite, é necessário fazer uma limpeza profissional com o dentista, que irá retirar todo o tártaro. Em casos mais graves, o tratamento de canal pode ser necessário.

Naturalmente, o importante é que haja uma boa prevenção, para que a inflamação nunca venha a ocorrer. Para isso, é necessário escovar os dentes diariamente após as refeições e usar fio dental corretamente.