Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Por que escolher o tratamento com Damon System?

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 23/09/2018
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Você já conhece o Damon System? Ele é uma alternativa moderna para arrumar os dentes, capaz de substituir os antigos aparelhos fixos de uma forma mais rápida, confortável e discreta. Por isso, hoje nós vamos conversar sobre por que escolher o tratamento com o sistema Auto Ligado Damon.

Esse sistema utiliza um tipo de bráquete especial que dispensa o uso das borrachinhas e das bandas metálicas. Para que isso seja possível, os bráquetes têm uma espécie de tampa, que é aberta para acomodar o fio ortodôntico e em seguida é fechada, fixando-o sem o auxílio das outras peças.

Dessa forma, os bráquetes autoligáveis permitem o movimento do conjunto aparelho-dentes de forma mais livre, reduzindo o atrito entre as peças. Como resultado, esse tratamento aproveita as próprias forças biológicas em vez das forças mecânicas para corrigir os problemas ortodônticos.

É a partir desse mecanismo que surge a maior parte das vantagens desse sistema em relação ao aparelho fixo tradicional e até mesmo em relação aos alinhadores. Saiba por que escolher o tratamento com Damon System:

1. Tratamento mais discreto

O sistema Auto Ligado Damon (Damon System) conta com o recurso Damon Clear, bráquetes transparentes e que passam despercebidos pelas outras pessoas na maior parte do tempo.

Sistema Damon

Pelo fato de não utilizar as borrachinhas e ser feitos de um material praticamente invisível, os bráquetes podem ser até mais discretos que os alinhadores. Assim, esse sistema é uma excelente opção para quem se incomoda com a ideia de afetar a estética do sorriso enquanto faz um tratamento ortodôntico.

2. Resultados mais rápidos

Os bráquetes autoligáveis que dispensam as borrachinhas e as bandas (anéis metálicos colocados em volta dos dentes posteriores para fixar o fio ortodôntico) diminuem a fricção entre as peças do aparelho.

Em consequência, os dentes podem ser movimentados de forma mais livre e natural, encurtando a duração do tratamento em cerca de 4 a 6 meses em relação àqueles feitos com aparelhos fixos convencionais.

3. Tratamento mais confortável

Uma queixa muito comum de quem utiliza aparelhos fixos é a sensação de pressão e dor que costuma acompanhar o paciente por vários dias depois de cada ajuste. Esse desconforto acontece em função da fricção entre as peças e das forças mecânicas utilizadas para movimentar os dentes.

Já com o Damon System, o tratamento é muito mais confortável porque a eliminação das borrachinhas também elimina o atrito, aproveitando as forças naturais da estrutura facial para fazer os reposicionamentos necessários.

4. Sem prejuízos à dicção

No início do tratamento com aparelhos móveis e alinhadores, é muito frequente que o paciente tenha algumas dificuldades na fala em função das peças inseridas em sua boca, o que pode causar constrangimentos e desestimular seu uso.

Com o Damon System, porém, esse problema não acontece, pois os bráquetes e o fio ortodôntico não prejudicam a dicção, evitando esse inconveniente.

5. Tratamento mais higiênico

Outro motivo para escolher o tratamento com o Sistema Auto Ligado Damon (Damon System) é que, ao dispensar o uso das borrachinhas nos bráquetes, elimina-se uma das maiores causas do acúmulo de resíduos de alimentos nos dentes.

Dessa forma, o Damon System se mostra como uma opção bem mais higiênica que os aparelhos convencionais, o que também reduz as chances de desenvolvimento de placa bacteriana, sangramentos, gengivite e periodontite.

6. Menos visitas ao ortodontista

O Damon System necessita de menos ajustes do que os alinhadores e os aparelhos tradicionais, de forma que o paciente não precisa retornar ao consultório do ortodontista com tanta frequência.

Sistema Damon Aplicado em boca de paciente

Em relação ao aparelho fixo convencional, calcula-se que tratamento com o Damon System requer até sete consultas a menos, tornando-se muito mais conveniente do que outras opções.

7. Benefícios para a saúde

Dentes desalinhados e outros tipos de problemas ortodônticos não são apenas um inconveniente para a estética do sorriso, mas também podem afetar a saúde da pessoa de várias formas.

Contudo, o Damon System previne esses prejuízos e oferece vantagens para todo o corpo, por exemplo:

  • Melhor saúde bucal: ao restabelecer o alinhamento e o espaçamento ideais entre os dentes, torna-se mais fácil fazer a higiene correta, reduzindo problemas como gengivite e periodontite;
  • Digestão facilitada: ao corrigir a mordida, a mastigação se torna mais eficiente, o que ajuda a evitar problemas em todo o processo de digestão;
  • Prevenção de dores: problemas ortodônticos não tratados podem causar uma pressão excessiva sobre as gengivas e os ossos de suporte, levando ao desalinhamento da mandíbula e ao surgimento de dores de cabeça, na face e no pescoço de natureza crônica.

Estes são apenas alguns dos motivos de por que escolher o tratamento com Damon System, mas ele ainda pode oferecer outras vantagens para cada caso individual. Entre em contato conosco para saber mais sobre essa alternativa.

Fonte(s): Damon Braces e Damon Braces - Damon Clear.