Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Posso tratar mordida cruzada com Invisalign?

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 20/07/2022
  • Cury Clínica Odontológica

Ter dentes bonitos, saudáveis e alinhados é o sonho de todos, concorda? Cada vez mais as pessoas se preocupam com o alinhamento e aparência dos seus dentes, mas sem deixar de pensar na estética durante o processo

Aparelhos ortodônticos são os mais recomendados na hora de alinhar o seu sorriso, mas e para quem não se vê utilizando um aparelho fixo? Qual seria a solução? Foi pensando nisso que o Invisalign surgiu! Um alinhador transparente que resolve problemas dentais como mordida cruzada, apinhamento, mordida aberta, enquanto mantém a estética do seu sorriso.

Como funciona o tratamento com Invisalign?

demonstração de como funciona o tratamento com Invisalign em um modelo dental

O tratamento funciona por meio do uso de placas que são trocadas semanalmente, de acordo com cada caso tratado. As placas são feitas de um material rígido, patenteado, que se chama SmarTreck, e cada placa promove uma movimentação sequencial nos dentes.

Antes de indicar quais placas serão utilizadas, nós realizamos um escaneamento digital do paciente para planejarmos todo o tratamento com o Invisalign. Após essa análise, realizamos uma simulação de como ficará o sorriso do paciente, acompanhando a movimentação de cada alinhador. Após a aprovação do cliente, encaminhamos as placas que serão utilizadas durante o tratamento.

A troca das placas, como mencionado, acontece semanalmente e o paciente se compromete a usar durante 22 horas por dia, tirando o aparelho somente para se alimentar. Ao todo, os tratamentos duram em média entre 6 e 18 meses, dependendo da complexidade do caso.

O Invisalign fornece o alinhamento dentário de forma fácil e confortável, pois não gera incômodo durante a implantação do material, nem dores durante o processo. E por ser um tratamento que exige um acompanhamento frequente com o ortodontista, você consegue perceber os resultados em poucas semanas, 50% mais rápido que com aparelho ortodôntico fixo.

Em quais casos o Invisalign é recomendado?

O Invisalign é recomendado para todos os casos ortodônticos. Desde um simples desalinhamento a problemas mais complexos, como mordidas cruzadas, abertas ou afastamento dentário.

Esse é um equívoco comum entre os pacientes, pois muitos acreditam que o Invisalign é incapaz de tratar problemas complexos. Mas a única ressalva é que nesses casos o tratamento exigirá o uso de mais alinhadores para deslocar os dentes para a posição ideal, o que resultará em um tratamento de duração mais longa.

Os profissionais da Cury Clínica Odontológica trabalham com o sistema Invisalign para solucionar todos os problemas dentários, das difíceis mordidas cruzadas até mesmo dentes dados como “perdidos”. O tratamento consegue resolver o seu problema com facilidade e sem causar incômodos.

Mas o que são as famosas mordidas cruzadas?

criança com mordida cruzada

Fonte: Orthofono.

A mordida cruzada acontece devido a uma distorção no encaixe dos dentes superiores e inferiores, causando um desalinhamento dos dentes durante a mordida.

Ela pode ser causada pela posição do dente, posição da mandíbula ou uma combinação de ambos, podendo acontecer de duas formas: a mordida cruzada anterior ou inferior, quando os dentes anteriores superiores ficam por trás dos dentes inferiores durante a mordida; ou a mordida cruzada posterior, quando os dentes superiores ficam dentro dos dentes inferiores, de um lado, quando você realiza a mordida.

Normalmente, mordidas cruzadas são hereditárias. Se alguém na sua família tiver alguma mordida desalinhada, é provável que outro membro da família venha a ter o mesmo problema. Por isso, o recomendado é fazer uma visita ao ortodontista para buscar o tratamento adequado.

Problemas causados pela mordida cruzada

Além da questão estética, a mordida cruzada, independentemente do tipo, pode causar muito desconforto e ocasionar uma série de problemas de saúde, como dor na mandíbula, gengivas recuadas, dentes soltos, desgaste no esmalte. A longo prazo, podem resultar em dentes lascados, sensibilidade e desgaste irregular do esmalte. Além dos problemas dentários, outros problemas como dores no pescoço, dores de cabeça e até mesmo enxaqueca podem ser sintomas adquiridos devido à mordida cruzada.

Muitas pessoas não associam, mas o descuido com a saúde bucal pode levar a diversos outros problemas de saúde. Por isso, cuidar da saúde bucal é extremamente importante.

O Invisalign trata mordida cruzada?

mulher com a mordida alinhada

Sim, o Invisalign trata diversos problemas dentários complexos, entre eles a mordida cruzada. Dependendo da gravidade da mordida e da idade do paciente, o tratamento é uma opção viável. A diferença será apenas no número de alinhadores, pois pode ser necessária uma maior quantidade e, consequentemente, uma maior duração do tratamento.

Em casos graves, outras medidas são indicadas como meios adicionais ao uso do Invisalign, como faixas elásticas e miniparafusos, para ajudar a puxar os dentes para a posição correta. 

Quais outros casos complexos o Invisalign trata?

Além da mordida cruzada, que varia entre mordida cruzada anterior e posterior, o Invisalign também é indicado em outros casos mais complexos, confira alguns deles:

  • Mordida Aberta – que se refere à condição em que uma lacuna está presente entre os dentes superiores e inferiores quando o paciente morde totalmente. Neste caso, o Invisalign é indicado para uso, variando apenas no número de alinhadores e duração do tratamento.
  • Problemas horizontais – bastante comuns como dentes para frente, Classe II dentária e Classe III dentária.
  • Apinhamento – quando não há espaço suficiente na mandíbula para que os dentes se encaixem perfeitamente. Neste caso, o Invisalign é indicado para fazer o alinhamento dentário e pode ser realizado junto com outros procedimentos, como a expansão das arcadas ou extração de pré-molares para ganhar espaço.
  • Sobremordida – geralmente causado como resultado de disposições genéticas. Acontece quando a dentição da mordida superior se estende até a dentição da mordida inferior, resultando em uma lacuna entre as dentições. O uso dos alinhadores da Invisalign realiza o realinhamento dentário, garantindo uma mordida alinhada ao paciente.

Quanto custa o Invisalign?

O valor do tratamento com Invisalign é determinado pelas necessidades do caso, como o tipo de correção, a complexidade, o número de placas e a duração do tratamento. Somente após uma avaliação do ortodontista que o valor do tratamento poderá ser informado. Marque já a sua avaliação.