Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Qual a importância da ortopedia funcional dos maxilares?

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 28/03/2021
  • Dr. Marcio Gulin Cury

O acompanhamento odontológico da criança desde a formação da primeira dentição é fundamental para que os pequenos cresçam com dentes saudáveis, alinhados e livres de problemas. 

Não é à toa que a Odontopediatria é uma das áreas cuja importância não para de crescer. Quanto antes qualquer problema é diagnosticado, melhores são os prognósticos de tratamento. Quando há a necessidade de se fazer algum tipo de intervenção, entra em cena a especialidade da ortopedia funcional dos maxilares.

Ortopedia funcional dos maxilares: o que é?

Trata-se de uma especialidade odontológica por meio da qual são realizados tratamentos visando a redução ou eliminação de sintomas que causam desconforto, dores ou problemas funcionais relacionados à dentição.

Essa especialidade contempla o tratamento de problemas que vão desde a arcada dentária até o maxilar, especialmente em crianças e adolescentes. Esses distúrbios que afetam as estruturas muscular e óssea do paciente, quando corrigidos a tempo, resultam em uma melhor harmonia facial.

Estudos demonstram que a correção precoce destes problemas traz inúmeros benefícios para o crescimento e desenvolvimento infantil,  além de proporcionar resultados mais estáveis a longo prazo.

 Desde 2001 a Ortopedia Funcional é reconhecida como uma especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia, e os profissionais que utilizam essas técnicas para tratamento têm qualificação específica para solucionar problemas relacionados ao amadurecimento e desenvolvimento da face.

Atuação precoce previne problemas

Ao corrigir problemas antes que eles se tornem mais graves, o paciente se previne com relação a desequilíbrios mastigatórios, disfunções articulares e problemas periodontais, o que pode impactar no futuro até mesmo na dispensa ou simplificação do uso de aparelhos.

Alterações mandibulares são recorrentes em jovens e adultos e a má oclusão é perfeitamente possível de ser tratada prematuramente. Quando disfunções não são corrigidas elas podem ocasionar problemas respiratórios, ósseos e articulares, posturais entre outros. O acompanhamento da criança por parte do profissional de odontologia é essencial.

Outro processo natural da infância é a erupção dentária, mas desalinhamentos podem aparecer pelas mais diversas razões. Caso ela seja excessiva, a ponto de causar desarmonia facial, a avaliação pode indicar a necessidade de tratamento ainda em estágio inicial visando a melhoria na qualidade de vida do paciente.

A partir da avaliação é que se define o tratamento. O acompanhamento pode incluir exames de imagem mais detalhados e o uso ou não de aparelhos móveis ou fixos, dependendo do problema e das características de colaboração da criança. Além disso, orientações específicas de higiene bucal, alimentação e sono também podem ser passadas pelo profissional de saúde, visando uma reeducação funcional.

Quais problemas a ortopedia funcional dos maxilares pode tratar?

Em linhas gerais, há diversos aspectos de correção que podem ser solucionados por meio dessa técnica. Vale lembrar que ainda que ela seja uma possibilidade, a avaliação deve ser feita caso a caso. Cabe ao profissional de odontologia indicar quais são os tratamentos mais adequados para cada paciente.

Todavia, os seguintes problemas são passíveis de serem tratados mediante Ortopedia Funcional dos Maxilares: bruxismo, desordens de crescimento e respiratórios, assimetrias, falta de espaço, interposição de língua, apneia do sono, dentição torta, mordida cruzada, barulho do maxilar durante a mastigação,  lábios abertos, etc.

Ainda que a Ortopedia Funcional não seja amplamente divulgada, como resultado ela oferece correção funcional e estética para diversos problemas dentários, eliminando sintomas que causam desconforto e que podem impactar diretamente em outras condições, como dor de cabeça ou dor de ouvido.

.....

A avaliação odontológica individual é fundamental para que o paciente possa identificar quais são os tratamentos mais adequados para cada uma das suas necessidades. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Cury Clínica Odontológica e agende uma consulta

Seguimos todos os procedimentos recomendados pela Organização Mundial de Saúde e de vigilância sanitária com relação à proteção contra o coronavírus, de forma que você não precisa esperar a pandemia passar para procurar auxílio. É possível manter os cuidados odontológicos em dia mesmo durante um período tão turbulento.