Saiba mais sobre o aparelho para bruxismo

O bruxismo é o hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes. Quando ocorre enquanto se está acordado, normalmente trata-se de apertar os dentes uns contra os outros. Quando durante o sono, costuma tratar-se de ranger os dentes e contrair os músculos da mastigação. Confira as possíveis causas do bruxismo:

• Ansiedade: muitos casos de bruxismo ocorrem em função de estresse e ansiedade elevados;
  • Fragmentação do sono: despertares durante a noite de sono podem ser causados por ansiedade, apneia ou ronco. A apneia ocorre quando a pessoa prende a respiração involuntariamente durante a noite, o que leva a microdespertares e causa sonolência durante o dia. Esses despertares sucessivos frequentemente levam ao bruxismo.

Sintomas

Por ser algo involuntário, e muitas vezes ocorrer durante o sono, é comum que as pessoas não percebam que têm bruxismo. Por isso, veja os sintomas mais comuns:

• Dores e estalos na articulação temporomandibular (ATM);
  • Dores de cabeça e no pescoço;
  • Dores nos músculos faciais;
  • Dor de ouvido e, possivelmente, zumbidos;
  • Desgaste dos dentes, quando o bruxismo já ocorre há algum tempo;
  • Inflamação e, em alguns casos, retração gengival;
  • Dentes sensíveis.

aparelho para bruxismo Tratamento: aparelho para bruxismo

O aparelho para bruxismo é chamado de placa oclusal ou miorrelaxante. Essa placa é feita de acrílico e impede o contato entre as arcadas dentárias, sendo utilizada apenas na hora de dormir. Os aparelhos para ronco e apneia também já se provaram eficazes no controle do bruxismo.

Naturalmente, esse tipo de aparelho tem como objetivo controlar o distúrbio e diminuir seus efeitos, mas não pode curá-lo. Por isso, em casos de ansiedade, por exemplo, é interessante a realização de terapia, meditação, atividade física, entre outros. Diminuindo o estresse, consegue-se controlar melhor o distúrbio, ou até mesmo eliminá-lo.

• ATM/DTM
  • 23 de junho de 2015