Saiba mais sobre o enxerto gengival

• Curiosidades
  • 23/06/2015

Quando as gengivas são saudáveis, têm uma coloração vermelho-clara e não sangram. Quando há acúmulo de placa bacteriana nos dentes, as bactérias atingem a gengiva, que inflama e por vezes sangra. A isso dá-se o nome de gengivite. Casos avançados da doença, em que há o risco até mesmo de queda do dente, têm o nome de periodontite.

Conforme a doença avança, ocorre reabsorção do osso de sustentação do dente e retração gengival, o que faz com que parte da raiz dental seja exposta. Outros fatores também podem levar a essa retração gengival, como traumas no tecido ou mal posicionamento dos dentes, por exemplo.

Quando a situação da gengiva atinge esse estágio, surgem problemas não apenas para a estética do sorriso, mas também para a saúde bucal, e o tratamento se faz necessário. Existe a opção de retalho pediculado, mas a que se mostrou mais eficaz até hoje, principalmente para casos mais graves, foi o enxerto gengival.

enxerto gengival Como funciona a cirurgia de enxerto gengival?

Veja quais são os procedimentos antes, durante e depois da cirurgia, a qual será realizada por um periodontista:

• Primeiramente, será aplicada uma anestesia local;
  • O periodontista higienizará os seu dentes antes do início da operação;
  • Ergue-se a camada superficial do palato (céu da boca), que será o doador do enxerto;
  • Remove-se uma camada de tecido conjuntivo subepitelial;
  • Esse tecido é então colocado e suturado sobre a área exposta da raiz dental;
  • Por fim, a camada aberta do palato também é suturada;

Essa técnica é pouco invasiva, e consegue bons resultados. A cicatrização também é rápida, e o pós-operatório não é doloroso. A opção de retalho pediculado é indicada apenas para casos menos graves, com pequenos revestimentos. Nesse caso, o tecido do enxerto é deslocado a partir de um dente adjacente para a área da raiz exposta.