O que é ATM?
A sigla ATM significa articulação temporomandibular, que liga o maxilar à mandíbula. Essa articulação é responsável por todos os movimentos da mandíbula. O termo DTM, ou seja, disfunção temporo mandibular, é o nome que damos a qualquer disfunção desse sistema.
Quais os principais sintomas das disfunções ATM?
Os principais sintomas provocados por uma disfunção da ATM que podem ocorrer em conjunto ou isoladamente são:
- Sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
- Dores na face e músculos da mastigação;
- Dores de cabeça e/ou enxaqueca;
- Mudança na maneira com que as arcadas superior e inferior se encaixam;
- Estalos ao abrir ou fechar a boca;
- Travamento ou limitação de movimentos da mandíbula;
- Dores de cabeça e de ouvido, dores e pressão atrás dos olhos;
- Dor ao abrir muito a boca, ao bocejar ou ao mastigar;
- Músculos da mandíbula tensos ou doloridos;
- Dor cervival;
- Surdez parcial, tamponamento;
- Zumbido no ouvido;
- Ronco;
- Desgastes e quebras dentais recorrentes.
Quais as causas das disfunções de ATM/DTM?
As causas das disfunções da ATM podem ser identificadas por meio de questionário específico, exames clínicos, exames de imagem e testes e exames clínicos complementares como moldagem e montagem em articulador, etc.
A principal causa geralmente é uma alteração postural da mandíbula em repouso. Este tipo de alteração pode ocorrer devido a problemas de desenvolvimento das arcadas, desgastes ou perdar dentárias, traumas, problemas ortodônticos, etc.
Esta alteração postural pode levar a inúmeros sintomas como descrevemos acima.
Além disso, uma das possíveis consequências da DTM é o bruxismo, que é quando o paciente cerra ou range os dentes com muita força, enquanto dorme. Dependendo de quanta força for empregada, o paciente pode ter dores na região, e seus dentes tendem a diminuir de tamanho lentamente.
As causas da DTM e disfunção orofaical podem ser:
- A formação óssea do próprio paciente pode desenvolver a DTM;
- Desequilíbrio no posição mandibular causando desequilíbrio muscular local e periférico e reações em cadeia;
- Problemas e desordens articulares;
- Estresse;
- Próteses e restaurações indaquedas;
- Má posição de repouso mandibular;
- Hiperatividade muscular;
- Mau alinhamento dos dentes;
- Traumatismos;
- Excessiva abertura da boca;
- Postura vertebral incorreta;
- Próteses inadequadas, que prejudicam o encaixe dos dentes e da mandíbula;
- Desordens musculares;
- Fatores Hereditários.
Quais os tratamentos para as disfunções de ATM/DTM?
Primeiramente precisamos lembrar que para um correto tratamento para ATM primeiramente precisamos identificar a causa.
Para alteração postural da mandibula, precisaremos recuperar a posição de saúde por meio de um tratamento específico que pode levar de 3 a 6 meses, reequilibrando os músculos da cabeça e pescoço, posição fisiológica da mandíbula e a centralidade da cabeça da mandíbula na articulação. Isto depende de um tratamento diferenciado que adotamos e é muito utilizado, por exemplo, na UNICAMP. Depois poderemos estabilizar esta posição de saúde através de tratamentos dentários ou de um aparelho oclusal estabilizador.
Quais as princiapais forma de controle inicial para ATM/DTM?
Existem algumas formas iniciais de controle que podem ser utilizadas até a identificação da causa da ATM/DTM e enquanto preparamos o paciente para um tratamento mais completo. Para controle inicial podemos citar:
- Para dores e espasmos musculares: pode-se aplicar calor úmido, além de medicamentos como relaxante muscular, antiinflamatórios específicos, etc;
- Para rangido ou travamento: existe um aparelho chamado placa miorrelaxante, ou "splint". A placa é encaixada nos dentes superiores, impedindo-os de ranger quando deslizados sobre os inferiores e controlando o problema por um período;
- Para tensão muscular na mandíbula: há técnicas de relaxamento, calor úmido, medicamentos e até fisioterapia específica que podem ajudar a diminuir a tensão;
Para que funciona a Placa para ATM (o split ou placa miorelaxante)?
A placa para ATM serve apenas para controle inicial dos sintomas e impedir o contato dos dentes, tirando os estímulos e protegendo-os. Ela também alonga os músculos responsáveis pela mastigação, gerando conforto e relaxamento, assim como gera abertura da mandibula gerando conforto na região da articulação temporo manbibular (ATM). Contudo, este tipo de placa não serve para o tratamento na maioria dos casos.
Quem é o profissional que trata a ATM/DTM?
Um dentista capacitado em ATM/ DTM é o profissional indicado para uma avaliação dos problemas de ATM, assim como o responsável em identificar e conduzir o tratamento adequado para cada caso.
Quanto custa um tratamento para ATM?
O preço para um tratamento da ATM depende da gravidade do caso e dos recursos necessários para a resolução ou controle do caso. Obviamente estes custos podem vairas bastante podendo ser um tratamento com menor ou maior investimento necessário.
O Conselho Regional de Odontologia nã permite a divulgação de preços e modalidades de pagamento. Para um orçamento específico, por favor, agende a sua consulta.
Contatos: (041) 3015-0841 ou pelo Whatsapp: (41) 98514-7134.