Bruxismo, saiba mais sobre causas, consequências e como tratar.

• Ortodontia e Ortopedia facial
  • 26/09/2018

Bruxismo

Cerca de 1/3 da população tem problemas como desgastes dentários, dores de cabeça e problemas de ATM

Você acorda com dor de cabeça, na mandíbula e nos dentes? Pode ser que você tenha o hábito de ranger seu dente à noite, também conhecido como bruxismo. Muitos dentistas acreditam que esse hábito é causado por stress e ansiedade, mas também pode ser causado por desalinhamento dos dentes, alterações posturais e problemas na posição dos dentes e mandíbula.

Bruxismo é uma condição que ocorre quando uma pessoa range os dentes. Pode acontecer durante o dia, mas geralmente ocorre subconscientemente à noite quando se está dormindo. Infelizmente esse hábito pode desgastar, fraturar ou até lascar os dentes, deixando-os sensíveis. Algumas pessoas acordam com dor na cabeça e na mandíbula devido à pressão dos músculos da mandíbula ao ranger os dentes. É a tensão, a ansiedade ou frustração que causa esse hábito? Pode ser que seus dentes não estejam alinhados corretamente, um mal também conhecido como má oclusão. Bruxismo pode causar DAT - Disfunção da Articulação Temporomandibular, um problema que ocorre com os músculos de mastigação da mandíbula. Qualquer que seja a causa, é melhor consultar um profissional para procurar medidas corretivas.

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo.

Muitos dentistas prescrevem placas de mordida noturnas como uma medida para impedir o bruxismo. Uma placa de acrílico rígida e transparente é usada nos dentes, superiores ou inferiores, para impedir o ranger inconsciente dos dentes. Fazer esta proteção é fácil. Seu dentista vai fazer um molde dos dentes e então o laboratório odontológico pode criar sua própria placa noturna customizada. Existem as placas plásticas das lojas que são menos caras, mas às vezes não se encaixam bem e podem ser desconfortáveis. Consulte seu dentista para determinar se você tem um problema com bruxismo e opções de tratamento. Muitas vezes o Burxismo está associado com alterações do sono. Imagine a seguinte associação: a pessoa dorme mal e acaba respirando mal, não descansa isso leva a uma queda metabólica inclusive de hormônio importante, resultante em cansaço, stress, depressão, queda do sistema imunológico, zumbido, etc.

Por isso digo muitos problemas até surdez parcial, alterações visuais, dores na região de cabeça e pescoço, apnéia, etc tem origem de problemas bucais! E o tratamento muitas vezes não é apenas restaurar dentes, repor dentes perdidos etc. E sim reablititar todo o sistema estomtognático em posição de equilíbrio postural.

Quer saber mais entao entre neste link: