Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Tratamento para o Bruxismo?

  • ATM/DTM
  • 18/07/2019
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Tratamento para o Bruxismo existe?

Em muitos casos existe tratamento para o bruxismo, saiba como funciona neste artigo:

Primeiramente vamos conversar um pouco sobre este problema:

Cerca de 1/3 da população tem problemas como desgastes dentários, dores de cabeça e problemas de ATM

Você acorda com dor de cabeça, na mandíbula e nos dentes? Pode ser que você tenha o hábito de ranger seu dente à noite, também conhecido como bruxismo. Muitos dentistas acreditam que esse hábito é causado por stress e ansiedade, mas também pode ser causado por desalinhamento dos dentes, alterações posturais e problemas na posição dos dentes e mandíbula.

Bruxismo é uma condição que ocorre quando uma pessoa range os dentes. Pode acontecer durante o dia, mas geralmente ocorre subconscientemente à noite quando se está dormindo. Infelizmente esse hábito pode desgastar, fraturar ou até lascar os dentes, deixando-os sensíveis. Algumas pessoas acordam com dor na cabeça e na mandíbula devido à pressão dos músculos da mandíbula ao ranger os dentes. É a tensão, a ansiedade ou frustração que causa esse hábito? Pode ser que seus dentes não estejam alinhados corretamente, um mal também conhecido como má oclusão. Bruxismo pode causar DAT - Disfunção da Articulação Temporomandibular, um problema que ocorre com os músculos de mastigação da mandíbula. Qualquer que seja a causa, é melhor consultar um profissional para procurar medidas corretivas.

Como Funciona então o tratamento para o bruxismo?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo.

Muitos dentistas prescrevem placas de mordida noturnas como uma medida para impedir o bruxismo. Uma placa de acrílico rígida e transparente é usada nos dentes, superiores ou inferiores, para impedir o ranger inconsciente dos dentes. Fazer esta proteção é fácil. Seu dentista vai fazer um molde dos dentes e então o laboratório odontológico pode criar sua própria placa noturna customizada. Existem as placas plásticas das lojas que são menos caras, mas não funcionam e às vezes não se encaixam bem e podem ser desconfortáveis. Consulte nosso profissional na área Dr. Marcio Gulin Cury para determinar se você tem um problema com bruxismo e opções de tratamento. Muitas vezes o Burxismo está associado com alterações do sono. Imagine a seguinte associação: a pessoa dorme mal e acaba respirando mal, não descansa isso leva a uma queda metabólica inclusive de hormônio importante, resultante em cansaço, stress, depressão, queda do sistema imunológico, zumbido, etc.

Quais consequências podemos ter pelo bruxismo?

Além de desgaste dentário e problemas musculares e articulares muitos problemas como até surdez parcial, alterações visuais, dores na região de cabeça e pescoço, apnéia, etc tem origem de problemas bucais! E o tratamento muitas vezes não é apenas restaurar dentes, repor dentes perdidos etc. E sim reablititar todo o sistema estomtognático em posição de equilíbrio postural.

Quer saber mais entao entre neste link:

https://ortodontiacuritiba.com.br/tratamentos/atm-dtm.html