Tratamento da gengiva

• Periodontia
  • 26/06/2014

A gengiva é um tecido mole que tem como finalidade a proteção dos dentes e da raiz dentária. Muitas vezes, e por diversas causas, pode ocorrer a retração gengival, que dá aos dentes um aspecto alongado e pode expor a raiz. Veja as principais causas da retração gengival:

• Gengivite e periodontite: Em estágio inicial, trata-se da inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana não removida. Caso a doença avance para um estágio de periodontite, ocorre a retração da gengiva e perda óssea, que deixa a raiz exposta. Uma vez que a raiz seja atingida, pode ocorrer perda do dente.
  • Traumatismo por escovação: Quando se aplica muita força na escovação dos dentes, e as cerdas da escova são duras.
  • Idade avançada: A retração gengival é um processo natural em idades avançadas.

Com a retração, a raiz pode se tornar sensível a temperaturas baixas ou altas, causando dor. Além disso, a higiene oral é dificultada, o que facilita o acúmulo de placa bacteriana. Quanto mais o problema avança, mais complexo e dispendioso é o tratamento da gengiva para reverter o quadro.

tratamento da gengiva - gengivoplastiaTratamento da gengiva tradicional

O tratamento utilizado para corrigir a retração gengival é chamado gengivoplastia, uma cirurgia plástica que também pode ser realizada para fins estéticos.

No procedimento tradicional, o dentista retira um enxerto do tecido mole do céu da boca e o utiliza para remodelar a gengiva ao redor dos dentes, eliminando a retração. Trata-se de um tratamento mais invasivo, que pode causar dor e desconforto para o paciente.

Tratamento da gengiva com biomaterial

Como já explicamos anteriormente, o biomaterial é formado pelo processamento de ossos bovinos ou suínos, sendo aproveitadas suas proteínas. No caso do tecido mole, é aproveitado o colágeno do osso suíno purificado.

Quando o biomaterial é aplicado na região a ser tratada, como mostra a primeira figura acima, incentiva a formação de tecido gengival novo por parte do próprio organismo. Assim, o efeito estético é superior ao do tratamento tradicional, uma vez que é natural, e o procedimento é muito menos invasivo e mais confortável.

A Cury Clínica Odontológica já utiliza o biomaterial, oferecendo tratamentos muito mais seguros aos seus pacientes. Marque agora sua consulta com nossos profissionais!