Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Estudos de Casos

Disfunção da ATM, DTM, Dores Orofaciais e dor de cabeça

Abaixo do texto que explica um pouco da nossa filosofia de trabalho cito alguns sinais e sintomas mais comuns dos pacientes sofrem de alguma disfunção orofacial ou da ATM.

O QUE É RNO (por Marilis Ferreira de Francisco)

Histórico

RNO é a abreviação de Reabilitação Neuro Oclusal, título do livro e nome da filosofia odontológica de Pedro Planas. Já falecido, foi  um dos luminares da odontologia espanhola, tendo sido Doutor em Medicina e Cirurgia, Professor de Prótese das  Faculdades de  Medicina de Madrid e  Barcelona  e  entre outros títulos foi fundador da Sociedade Espanhola de Ortodontia, da Sociedade Espanhola de Periodontia  e do Clube Internacional de Reabilitação Neuro Oclusal.

Homem de invejável cultura odontológica e cheio de amor pela humanidade, concebeu seus conceitos de  odontologia  baseado nos princípios fundamentais da biologia, da fisiologia e  da antropologia.  Como resultado de seu amplo conhecimento  e a experiência  de  50 anos de exercício profissional, ele determinou os  fundamentos de uma oclusão equilibrada, que aplicados de maneira correta levam ao reequilíbrio  funcional do  Sistema  Estomatognático.

Periodontista, aprofundou-se no estudo da etiologia traumática da lesão periodontal e percebeu que os dentes recebiam trauma por estarem mal colocados no espaço bucal e a causa era a falta de desenvolvimento ósseo

Percebeu que faltava espaço para a colocação correta dos dentes, e essa falta de desenvolvimento era devida à falta de  amamentação no seio e posteriormente falta de função mastigatória correta. A partir daí ele descobriu  leis que regem o desenvolvimento do sistema estomatognático e a partir delas desenvolveu técnicas e tratamentos.

Os tratamentos com RNO sejam feitos  com aparatologias  ou com desgastes seletivos procuram tornar verdadeiro o princípio de Claude Bernard, eminente cientista considerado o pai da moderna fisiologia, de que a função cria o  órgão e o órgão proporciona a função. Assim a  base de todos os tratamentos de RNO, sejam profiláticos na primeira infância  ou curativos da infância  à idade adulta   têm sempre  como principal  fundamento dar função correta  ao sistema.  A função correta abre os caminhos para o próprio sistema  reparar muitas disfunções e desordens  de seus componentes. Essa é uma verdade que tenho comprovado seguidamente em  meu trabalho profissional e o principal motivo  para o livro de RNO aplicada:  Ajuste Oclusal para Reequilíbrio Funcional do  Sistema Estomatognático.

respiraçãoaudição

visãosistema nervoso central

músculosarticulação

Agende agora mesmo sua consulta

41 3015-0841 ou 41 9851-4737

Faça seu Agendamento