Implantes dentários
Saiba o que são, como funcionam e conheça os benefícios dos implantes dentários. AGENDAR CONSULTAA perda de um ou mais dentes pode gerar inúmeros problemas ao paciente, desde o impacto na sua autoestima e autoconfiança, até problemas diretamente relacionados à sua saúde bucal, como o desalinhamento dos dentes, o desgaste dentário, devido à compensação na mastigação, e até mesmo o desalinhamento da mordida, gerando problemas como dores de cabeça e dores na mandíbula.
Para evitar que essas situações aconteçam e solucionar o problema de quem chegou a perder algum dente, o mercado odontológico disponibiliza o serviço de implantes dentários, que recuperam o dente perdido ou ausente, completando a arcada dentária do paciente e oferecendo resultados excelentes para a estética do sorriso.
Com isso, a implantodontia é uma área da Odontologia muito procurada por pacientes que desejam recuperar o seu sorriso e diante de tanta procura, é comum existir dúvidas sobre quais os tipos de implantes disponíveis, quais as contraindicações no processo de implantação, quais os benefícios para a saúde e os cuidados necessários antes e depois da intervenção cirúrgica.
Pensando nisso, em esclarecer como funciona o processo de implantes dentários, preparamos este artigo completo, mostrando todo o procedimento odontológico e como ele pode te auxiliar na melhoria do seu sorriso. Vamos lá? Boa leitura!
O que são implantes dentários?
Os implantes dentários surgiram como uma solução para substituir os dentes perdidos por cáries, doenças gengivais, traumas e outros problemas odontológicos. Eles permitem restituir as funções dos dentes naturais, melhorando a mastigação, a fala e a estética do sorriso, evitando outros problemas causados pela mordida desalinhada.
Além disso, os implantes dentários também auxiliam na autoestima do paciente, que pode voltar a sorrir e se comunicar sem preocupações ou desconfortos. Nesse tipo de procedimento, um pino (normalmente de titânio) é usado para substituir a raiz do dente.
A técnica é realizada por meio da fixação do pino no osso maxilar ou mandibular, em seguida, esse pino servirá como uma base de apoio para as próteses, dentes artificiais feitos de resina ou porcelana, substituindo os dentes perdidos.
Para receber um implante dentário, é necessário que as suas gengivas estejam saudáveis e os ossos adequados para sustentar o implante. Além disso, é preciso comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis, realizando uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista para acompanhar os implantes e toda a sua saúde bucal.
Muitos pacientes que perderam ou tem ausência de um ou poucos dentes precisam adequar o meio bucal por meio de tratamentos iniciais com limpeza profissional, restaurações e até mesmo tratamentos para adequar os espaços e a posição dos dentes remanescentes antes de colocar o implante, de modo a melhorar a função e estética dos futuros implantes.
Quando os implantes dentários são indicados?
A indicação é feita através de uma avaliação do dentista, em uma situação em que o implante se mostra como uma opção adequada, seja no caso de extração dentária, falta de dentes por desgaste ou mau cuidado, ou para pessoas que nasceram com ausência de um ou mais dentes (agenesia). Nesses casos, o implante dentário vem a ser indicado, pois apresenta maior segurança e durabilidade para o paciente.
O ideal é que o implante seja colocado no momento da perda de um dente, para que a arcada dentária não sofra alterações que afetem toda a saúde bucal do paciente. No caso de extrações, o dentista pode indicar o implante dentário e, se for aceito pelo paciente, realizar o procedimento no mesmo ato se a condição óssea for adequada.
Quais são os benefícios do implante dentário?
Como vimos anteriormente, os benefícios dos implantes dentários vão muito além do cuidado estético com o sorriso do paciente, eles também atuam na sua saúde mental, proporcionando autoconfiança e devolvendo a autoestima, além de contribuir para a sua forma de se comunicar com as pessoas. Os implantes também apresentam um aspecto mais natural e têm alta durabilidade, podendo durar por até a vida toda, com todos os cuidados em dia.
Além disso, tratando especificamente da saúde bucal, o implante recupera os dentes perdidos e devolve o alinhamento na mordida e arcada dentária do paciente.
O procedimento de implante dentário dói?
Atualmente as técnicas evoluíram bastante, fazendo com que o desconforto seja mínimo, mas não é um processo doloroso. Técnicas anestésicas eficazes e de sedação do paciente além de cuidado e zelo profissional garantem um maior conforto para o paciente e recuperação rápida.
Qualquer incômodo durante o pós-operatório pode ser devidamente controlado com anti-inflamatório, analgésicos e antibióticos e por meio de cuidados caseiro adequados por parte do paciente, minimizando qualquer desconforto do paciente.
O procedimento do implante dentário é seguro?
Com o acompanhamento adequado e o profissional especializado, o procedimento do implante dentário é realizado de forma segura, confortável e atendendo o desejo do cliente de recuperar muito mais que o seu sorriso.
A segurança está presente tanto no processo, quanto no material utilizado, proporcionando durabilidade e fácil adaptação para o paciente.
Quais são as restrições para realizar o implante?
Todo e qualquer procedimento deve ser evitado quando há algum fator de risco que possa comprometer o seu sucesso, e com os implantes dentários não seria diferente. Em alguns casos, ele não é indicado, a exemplo de crianças e jovens que ainda não completaram seu ciclo de crescimento ósseo, pessoas que fazem uso de medicamentos bifosfonatos e fumantes. Além disso, uma boa saúde geral e a avaliação de exames sanguíneos são importantes.
Quais os cuidados necessários com seu implante dentário?
Os implantes dentários possuem inúmeros benefícios, entre eles, a alta durabilidade, podendo se manter em bom estado por anos, desde que a manutenção seja realizada dentro das determinações do seu dentista e a higienização bucal esteja em dia. Mas entre os cuidados principais, podemos citar:
- Utilizar escova interdental e escova convencional: que proporciona maior limpeza e escovação entre os dentes;
- Utilizar fio dental: para remover os restos de comida entre os dentes que não foram removidos com a escova;
- Usar enxaguante bucal específico em alguns casos: para auxiliar na limpeza mais profunda;
- Acompanhamento com o dentista: para avaliar não só o estado e cuidado dos seus implantes, mas sua saúde bucal no geral.
Na Cury Clínica Odontológica, oferecemos um tratamento odontológico integral aos nossos pacientes e caso necessário o planejamento e execução de implantes dentários, utilizando materiais de máxima qualidade e com cuidado, carinho e atenção aos nossos pacientes.
Dr. Marcio Gulin Cury
CRO-PR 14.875
Dr. Marcio Cury, formado pela Universidade Federal do Paraná em 2002. Ao longo desses 22 anos, ajudamos mais de 7 mil pessoas a realizarem seu sonho e tratamento, seja tratar dores e desconfortos, mais saúde, melhor função mastigatória ou estética.
Toda equipe na Clínica Odontológica Cury está preparada e dedicada nas diversas áreas da Odontologia. Estamos prontos para cuidar da sua saúde com excelência.
DIAGNÓSTICO E
TRATAMENTOS DIVERSOS
(41) 3026-2402
|
(41) 98514-7134
NOSSAS UNIDADES
- (41) 98514-7134
- contato@ortodontiacuritiba.com.br
- 08h às 18h
- Estacionamento próprio
- Rua Tibagi, 294, CJ. 1001 e 1002 - Centro (Próximo ao teatro Guaíra) Curitiba/PR