Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Ortodontia e Ortopedia Facial

ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

Dr Marcio Gulin Cury, Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, trabalha com as técnicas mais modernas de tratamento ortodôntico permitindo os resultados mais rápidos do mercado de forma confortável podendo ou não lançar mão de aparelhos estéticos.

Sorrisos lindos e amplos, exibição mínima de gengiva e oclusão frontal e posterior adequadas são diferenciais de nossos tratamentos ortodônticos.

Uma destas técnicas é são os aparelhos auto-ligados Damon System que permitem resultados mais rápidos graças ao baixo atrito necessário para a movimentação dos dentes. Outra vantagem é o maior intervalo entre as consultas e o maior conforto proporcionado pois as forças necessárias são as menores possíveis. Os aparelhos Autoligados podem ser em ações ou estéticos.

Em relação aos aparelhos estéticos trabalhamos com o sistema Invisalign de alinhadores transaparentes mais moderno do mundo que permitem resultados rápidos de forma super estética e confortável. A sua vida pode continuar normalmente, pois fazemos o Sistema funcionar discretamente. Você pode usar confortavelmente seus alinhadores durante 22 horas por dia. E, como eles são removívies, é fácil de manter a higiene oral e desfrutar de sua alimentação normal. Enquanto você progride, trocando os alinhadores a cada uma ou duas semans, as pessoas e você podem perceber uma mudança gradual em seu sorriso.

Também atuamos com aparelhos cerâmicos advanced da 3M e aparelhos em safira importados totalmente transparentes como vidro e convencionais em aço 3M.

Atuamos, também, com Ortodontia e Ortopedia para crianças e adolescentes. 

Conheça mais dos nossos diferencias e condições durante a sua consulta. Agende agora: (041) 3015-0841/ (041) 98514-7134

O QUE É ORTODONTIA?

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.

COMO SABER SE PRECISO DE UM ORTODONTISTA?

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

  • Sobremordida, algumas vezes chamada de "dentes salientes" - este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.
  • Mordida cruzada anterior - uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
  • Mordida cruzada - ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
  • Mordida aberta - espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
  • Desvio de linha mediana - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
  • Diastema - falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
  • Apinhamento - ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.
tratamentos ortodonticos curitiba

COMO FUNCIONA UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO EFICAZ?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Aparelhos fixos podem ser:

  • Aparelho fixo — este é o tipo mais comum de aparelho; consiste de bandas, fios e/ou braquetes. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os braquetes são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.
  • Aparelhos Esteticos: Safira, Auto-ligavel, Ceramico, Lingual (colado por tras dos dentes)
  • Aparelho fixo especial — utilizados para controlar o hábito de chupar o dedo ou a língua "presa", estes aparelhos são fixados aos dentes através de bandas. Por serem muito desconfortáveis durante as refeições, devem ser utilizados apenas como um último recurso.
  • Mantenedor de espaço fixo — se o dente de leite é perdido precocemente, um protetor de espaço é utilizado para manter este espaço aberto até que odente permanente nasça. Uma banda é cimentada ao dente próximo ao espaço vazio e um fio é estendido até o dente do outro lado do espaço.
    etc...

Aparelhos móveis incluem:

  • Niveladores — uma alternativa para os aparelhos convencionais para adultos,
    niveladores em série estão sendo utilizados por um número crescente de ortodontistas para mover os dentes da mesma forma que os aparelhos fixos, mas sem os fios de aço e os braquetes. Os niveladores são virtualmente invisíveis e removíveis para que o usuário possa se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental. Exemplo: Clear Aligner, Invisalign
  • Mantenedores de espaço móveis — estes aparelhos têm a mesma função que os mantenedores fixos. São feitos com uma base acrílica que se encaixa sobre a mandíbula e têm braços de plástico ou arame entre determinados dentes que devem ser mantidos separados.
  • Aparelhos reposicionadores de mandíbula — também chamados de talas, estes aparelhos podem ser utilizados no maxilar superior ou mandíbula, e ajudam a "treinar" a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável. São utilizados para disfunções da articulação temporomandibular (ATM).
  • Amortecedores de lábios e bochechas — são destinados a manter os lábios e bochechas afastadas dos dentes. Os músculos dos lábios e bochechas podem exercer pressão sobre os dentes e os amortecedores ajudam a aliviar esta pressão.
  • Expansor palatino — um mecanismo utilizado para alargar o arco da mandíbula superior. Consiste em uma placa de plástico que se encaixa sobre o céu da boca. A pressão externa aplicada sobre a placa por meio de parafusos força as juntas dos ossos do palato a se abrirem para os lados, alargando a área palatina.
  • Contentores móveis — utilizados no céu da boca, estes aparelhos de contenção previnem que os dentes voltem à posição anterior. Podem também ser modificados e utilizados para evitar que a criança chupe o dedo.
  • Aparelho extrabucal — com este aparelho, uma faixa é colocada em volta da parte de trás da cabeça, e ligada a um elástico na frente, ou um arco facial. Este aparelho retarda o crescimento da maxila e mantém os dentes posteriores onde estão, enquanto os dentes anteriores são empurrados para trás.

aparelho clear aligner

APARELHOS ESTÉTICOS TRANSPARENTES

Muitas vezes, as pessoas deixam de realizar um tratamento ortodôntico em função da vergonha de usar um aparelho tradicional, que pode chamar a atenção. Principalmente a partir da fase adulta, a preocupação com essa questão se torna maior. Para resolver esse problema, existem quatro tipos principais de aparelhos estéticos: o de porcelana ou de safira, o autoligável, os linguais e os niveladores invisíveis. Entenda um pouco mais sobre cada um deles.

APARELHO DE PORCELANA OU DE SAFIRA

Esses aparelhos funcionam da mesma forma que os tradicionais, mas são feitos de materiais muito mais discretos. Os bráquetes podem ser de porcelana ou de safira, e as borrachinhas são brancas. Os fios ortodônticos são de metal, mas podem ser fabricados com um revestimento branco.

Existem algumas diferenças entre o aparelho de porcelana e o de safira. O de safira é o que possui melhor estética e é mais resistente, mas seu preço é mais elevado que o de porcelana.

APARELHO AUTOLIGÁVEL

damon

Esses aparelhos possuem bráquetes de alta tecnologia. Com eles, as borrachinhas são dispensadas e não é necessário prender o fio ortodôntico. Os bráquetes possuem um sistema que funciona como uma espécie de porta, prendendo o fio e proporcionando maior força. Por essa razão, com esse aparelho as consultas para manutenção são reduzidas.

APARELHO LINGUAL

aparelho lingual

Toda a estrutura metálica de um aparelho convencional é montada na parte interna da arcada dentária. Os bráquetes são produzidos de maneira diferenciada, para que não cortem a língua do paciente.

A adaptação costuma ser rápida; em questão de dias, o paciente já consegue falar normalmente. É um dos mais discretos, uma vez que seu uso realmente não é perceptível.

NIVELADORES INVISÍVEIS

niveladores invisíveis

Como já mencionado em artigos anteriores, os principais niveladores invisíveis são o Clear Aligner e o Invisalign. O paciente recebe as moldeiras, que são produzidas para realizar os movimentos necessários para o alinhamento dos dentes. Essas moldeiras são transparentes e removíveis.

Se você procura um tratamento com aparelho ortodôntico transparente, marque sua consulta e venha à Cury Clínica Odontológica. Nós temos profissionais especializados, que indicarão qual aparelho estético é o ideal para o seu caso.

APARELHOS AUTOLIGADOS DAMON SYSTEM

TEMPO DE TRATAMENTO

Todos os casos podem ser tratados com o Damon System. Em geral, os casos são tratados em menos tempo, menos consultas e com maior conforto que no sistema tradicional. Como referência, uma pesquisa feita nos EUA, mostrou que a média do tempo de tratamento com o braquete tradicional era de 27,5 meses, contra 20 meses do Damon System.

Uma redução de quase 26%. No Brasil, em pesquisas internas, o tempo médio de tratamento chega próximo a 30-36 meses. O que equivale a uma redução de quase 40%.

Estudos da Ormco nos EUA. visite DamonBraces.com para maiores informações

TODOS OS APARELHOS SÃO IGUAIS?

Não mesmo! O tratamento ortodôntico mudou drasticamente nos últimos anos, e, agora, possuímos mais opções do que nunca.

O aparelho tradicional tem diversos benefícios, e em alguns casos, pode ser a melhor opção para você. Seu ortodontista irá recomendar o sistema que melhor pode lhe ajudar a alcançar seu objetivo.

O Damon System, uma maneira avançada de tratamento ortodôntico que necessita menos força, pode ser ser o recomendado para você. O sistema Damon não exige “ajustes MENSAIS” como os aparelhos antigos, e faz mais do que apenas alinhar seus dentes – ele ajuda a moldar seu rosto por inteiro.

QUANTIDADE DE VISITAS NECESSÁRIAS

Enquanto no sistema tradicional a média de visitas necessárias era de 31 para finalizar o tratamento, no sistema Damon, os casos eram tratados em 16 visitas apenas. Uma redução de 50% na necessidade de idas ao ortodontista. No Brasil, em pesquisas internas, a média de visitas necessárias chega próximo 35-40. O que equivale a uma redução de mais de 50%.

Estudos da Ormco nos EUA. visite DamonBraces.com para maiores informações

QUAL A DIFERENÇA ?

Enquanto o aparelho tradicional utiliza elásticos que “prendem” os arcos ortodônticos no lugar, e precisam ser “ajustados” nas consultas. Esses elásticos causam atrito e pressão que podem tornar o tratamento mais lento e menos

O Sistema Damon “sem amarrilhos” não precisa de elásticos. Diferentemente, eles usam uma exclusiva porta deslizante que mantém o arco no bracket, o que permite o dente se mova mais rápida e livremente, e de maneira mais confortável.

Usando o Sistema Damon, seu ortodontista pode ampliar sua arcaria dentária para um sorriso maior e mais bonito.

GRAU DE DESCONFORTO

Um diferencial excepcional foi na comparação do grau de desconforto entre os 2 tratamentos. Enquanto no tradicional, os pacientes davam uma nota média de 4 (com máximo de 9,8 e mínimo de 1,8 em uma escada de 0 a 10, onde 0 significa nenhum desconforto e 10 “não aguento. Tire este aparelho agora mesmo” ), os pacientes tratados com o Damon relatavam um grau de desconforto de 1,3 (com máximo de 3,8 e mínimo de 0). Uma redução de quase 65%.

Estudos da Ormco nos EUA. visite DamonBraces.com para maiores informações

Confira outros tratamentos

Odontologia para Saúde

Odontologia Reabilitadora

Odontologia Estética

Artigos Relacionados

Ortodontia, é tudo igual?

Ortodontia, é tudo igual?

Qual a diferença estética entre brackets de Porcelana e Safira?

Qual a diferença estética entre brackets de Porcelana e Safira?

Aparelho em adultos?

Aparelho em adultos?

Dentista

Dr. Marcio Gulin Cury CRO PR 14-875

Cirurgião Dentista formado pela Universidade Federal do Paraná, 2002
Responsável Técnico e Gestor Clínico do time de especialistas da Cury Clínica Odontológica.

ver curriculo

Agende agora mesmo sua consulta

41 3015-0841 ou 41 9851-4737

Faça seu Agendamento Faça seu Agendamento