Próteses Dentárias

As próteses dentárias devem ser colocadas em casos em que há uma ausência parcial ou total de dentes. É um método para a substituição de dentes naturais que ao longo dos anos se tem comprovado como sendo eficaz e mais acessível do que outros métodos como por exemplo os implantes dentários. AGENDAR CONSULTA

Porque devemos colocar próteses dentárias?

As próteses dentárias devem ser colocadas em casos em que há uma ausência parcial ou total de dentes. É um método para a substituição de dentes naturais que ao longo dos anos se tem comprovado como sendo eficaz e mais acessível do que outros métodos como por exemplo os implantes dentários.

A colocação de uma prótese torna-se fundamental para devolver as funções mastigatórias, a estética e até melhorar a dicção. Veja porquê:

  • Embora seja muito negligenciada, a mastigação correcta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem com o facto de os alimentos serem mastigados de forma deficiente.Em relação à estética, é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios claros: a sua auto-estima aumenta, a sua auto-confiança no trabalho e nas suas relações pessoais torna-se superior. Em suma, você se sentirá muito melhor consigo mesmo(a).
  • No que toca à dicção, sem dúvida que se tornará mais clara e perceptível. E nem será necessário demonstra-lhe os benefícios inegáveis desta melhoria.Se a prótese dentária tem como objetivo substituir uma dentição que ainda existe, mas em condições em que é irrecuperável, um outro benefício é o fato de (eventualmente) eliminar a formação de bactérias e prevenir infecções advindas de uma dentição em mau estado (exemplo: substituição de dentes cariados e sem recuperação possível).

Como funcionam as próteses dentárias? 

O funcionamento de qualquer prótese dentária é bem simples: tratasse de um “dispositivo” artificial que permite substituir os seus dentes. É apenas e só uma estrutura acrílica (com ou sem uma parte metálica) que se ajusta aos seus maxilares, fixando-se com a ajuda dos tecidos moles, da estrutura óssea adjacente, do vácuo, ou ainda de uma componente metálica e que o ajudará a substituir de uma forma eficaz os dentes que lhe faltam.

São construídas através de um molde, por laboratórios de prótese dentária especializados e com recurso às mais modernas tecnologias.

Em termos de materiais, como já se afirmou acima, a estrutura básica é constituída em acrílico, assim como os dentes que compõem a prótese. Também é possível ao paciente pedir que usem na sua prótese dentes de porcelana. Tal terá um custo acrescido, mas tem vantagens como: dentes mais naturais; menos propensos ao desgaste e à quebra; aumentam a durabilidade das próteses dentárias.

Dói colocar uma prótese dentária? O processo de colocação de uma prótese dentária atualmente não é doloroso. Mesmo que tenha de extrair dentes ou raízes, mesmo que tenha de eliminar outros problemas com a sua dentição, fique certo de que não tem de passar por qualquer tipo de dor.

A anestesia é eficaz e os dentistas têm sempre o cuidado de lhe perguntar se sente alguma dor durante todos os procedimentos. Fique certo que a sua maioria dos dentistas está absolutamente concentrada em tornar o processo de colocação de uma prótese dentária o mais confortável possível, e isto passa pela total ausência de dor.

Antes de colocar uma prótese, verifique sua saúde oral!É fundamental verificar e corrigir problemas da sua dentição antes de colocar uma prótese. Por vezes, por questões económicas, ou até de outra natureza, o paciente coloca a prótese sem antes eliminar problemas de cáries, periodontite, ou até infecções de vários tipos. O resultado é que este procedimento irá comprometer as hipóteses de sucesso da prótese dentária.

Assim, aconselhamos que peça ao seu dentista para rever toda a sua dentição de modo a assegurar que se encontra em perfeitas condições para receber uma prótese.Outra questão por vezes negligenciada é o cuidado a ter quando tem de extrair alguns dentes. Apressar este processo sem deixar a gengiva cicatrizar e o osso do maxilar consolidar a ausência do dente, pode conduzir a problemas como próteses dentárias que depois de colocadas acabam por “não servir”.

Conselho: aceite este processo sem pressas e não salte etapas. Caso contrário irá despender ainda mais dinheiro e terá problemas acrescidos com um procedimento médico que até é bem simples.

Há alternativas à prótese dentária? 

Sim os implantes dentários, ou seja as próteses sobre implantes dentários.

A prótese dentária está tão disseminada por todo o mundo por duas razões: é uma forma simples de substituir dentes em falta e acima de tudo, é a forma mais barata de o fazer. Os custos deste tratamento, quando comparados com outras alternativas, são muito inferiores.

Mas falemos das alternativas. Quais são? 

Os implantes dentários. Sendo honestos e diretos, temos que dizer-lhe desde já que colocar implantes dentários em vez de uma prótese dentária, poderá deixá-lo(a) com um sorriso muito mais natural, melhor dicção e alimentação, sendo atualmente mais vantajoso que simplesmente uma prótese sem implante.Devemos também referir que por vezes a prótese é inevitável quando a estrutura óssea não permite a colocação de implantes, mas tais casos são mais raros.

Dr. Marcio Gulin Cury
CRO-PR 14.875

Dr. Márcio Cury, formado pela Universidade Federal do Paraná em 2002. Ao longo desses 22 anos, ajudamos mais de 10 mil pessoas a realizarem seu sonho e tratamento, seja para obterem mais saúde, melhor função mastigatória ou estética. Nossa equipe na Clínica Odontológica Cury é especializada em diversas áreas da Odontologia e está pronta para cuidar da sua saúde com excelência.

DIAGNÓSTICO E
TRATAMENTOS DIVERSOS

(41) 3015-0841

|

(41) 98514-7134

NOSSAS UNIDADES

UNIDADE TIBAGI

  • (41) 98514-7134
  • contato@ortodontiacuritiba.com.br
  • 08h às 18h
  • Estacionamento próprio
  • Rua Tibagi, 294, CJ. 1001 e 1002 - Centro (Próximo ao teatro Guaíra) Curitiba/PR