Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Restauração Dental

Como funciona uma restauração dentária?

Restauração Dental é o nome geral dado a diversos procedimentos e técnicas destinadas a restaurar os dentes. O dente quebrado, ou qualquer outro dente deteriorado e danificado sofre a restauração dental, que tem como objetivo restaurar o dente ao seu formato original, melhorando a forma, aparência e função.

Um dente que é quebrado por acidente, que sofreu descuido como dentes cariados ou deterioração, está sempre exposto a uma infecção. A especialidade odontológica de restauração dental pode preencher as peças que estão expostas ou substituir dentes danificados com uma nova coroa.

UTILIZAMOS MODERNA TÉCNICA DE ANESTESIA SEM DOR!

restauracao dental

Por que realizar uma restauração dental?

A Restauração Dental é necessária porque pode evitar a perda de um dente, removendo cáries antes que se espalhem ainda mais. Poucas horas após o tratamento, o paciente pode voltar para a sua alimentação normal e hábitos de mastigação. Além dos dentes, a aparência facial também deve ser melhorada com a Restauração Dental.

  • Existem diversas técnicas disponíveis para restaurar os dentes. A maioria delas foi nomeada de acordo com o material usado.
  • Técnicas de preenchimento são para fechar uma abertura em um dente geralmente causada por cáries dentárias.
  • Os revestimentos são capas de porcelana fina, que são colados aos dentes originais para uma melhor aparência.
  • Substituição: as coroas são usadas no caso de os dentes originais estarem muito danificado e não poderem ser preenchidos.

Quais as técnicas de restauração dental?

Há quatro técnicas com diferentes recheios e materiais para restaurar os dentes. São elas:

  • Resinas compostas (compósitos): combinam com a cor dos dentes, são utilizadas quando se deseja uma aparência mais natural adaptando-se à cor dos dentes existente. Os ingredientes (compósitos) são misturados e colocados diretamente na cavidade, onde endurecem. As resinas compostas não são o material ideal para restaurações muito extensas. Também podem manchar com pigmentos (tabaco, chá, café) e não duram tanto quanto outros tipos de restaurações. Duram 3 a 10 anos em função do restauro, são no entanto os que produzem uma menor destruição do dente por causa da maior capacidade dos compósitos em aderirem ao dente
  • Restaurações de porcelana (onlays ou inlays): são também designadas por incrustações ou facetas. São feitas sob medida por um laboratório de próteses e, em seguida, cimentadas no dente. Podem combinar com a cor do dente e resistir a manchas. A restauração de porcelana geralmente cobre a maior parte do dente.
  • Restaurações de amálgama (prata): caíram em desuso por terem mercúrio na sua composição e serem prateadas. São resistentes e relativamente baratas.
  • Restaurações a ouro: são feitas num laboratório de próteses e colocadas

Como funcionam as restaurações dentais?

Devido ao avanço da tecnologia hoje em dia podemos realizar restaurações em resina composta resistentes e praticamente invisíveis, ou seja, com a cor e anatomia dental adequadas, devolvendo sua função e estética.

Tanto as restaurações em resina composta quanto procedimentos estéticos como facetas e lentes de contato são aderidas ao dente através da adesão.

Para que essa adesão seja realmente efetiva aumentando a longevidade do tratamento, os dentes devem ser isolados para que não tenham nenhum contato com a umidade na cavidade oral, esse procedimento é chamado de isolamento absoluto.

Todos os procedimentos que envolvem adesão devem ser isolados através da técnica de isolamento absoluto.

Quanto custa uma restauração dental?

O preço de uma restauração dental depende do tamanho e tipo de material que será utilizado e também da qualificação do profissional escolhido.

Confira outros tratamentos

Odontologia para Saúde

Odontologia Reabilitadora

Odontologia Estética

Artigos Relacionados

Saiba como funcionam as facetas de porcelana

Saiba como funcionam as facetas de porcelana

Manchas nos dentes posteriores podem ser cáries

Manchas nos dentes posteriores podem ser cáries

Saiba como evitar cáries

Saiba como evitar cáries

Dentista

Dr. Marcio Gulin Cury CRO PR 14-875

Cirurgião Dentista formado pela Universidade Federal do Paraná, 2002
Responsável Técnico e Gestor Clínico do time de especialistas da Cury Clínica Odontológica.

ver curriculo

Agende agora mesmo sua consulta

41 3015-0841 ou 41 9851-4737