A placa bacteriana está em constante formação no interior da cavidade oral, constituindo-se de bactérias e restos alimentares. Trata-se de uma película transparente e pegajosa, que se adere aos dentes e à gengiva, transformando-se em tártaro quando em estágio avançado. Quando não retirada diariamente por meio de uma escovação cuidadosa e do uso de fio dental, forma cáries e gengivite.
Gengivite
É o estágio inicial da doença periodontal. É uma inflamação do tecido gengival que circunda o dente, podendo haver coloração avermelhada, inchaço e pequenos sangramentos. Nesse estágio da doença, os danos podem ser revertidos com acompanhamento do periodontista e cuidados com a higiene bucal.
Periodontite
Decorre do avanço da gengivite. Nesse estágio, a infecção chega aos tecidos e ossos de sustentação dos dentes, causando a retração da gengiva - um dos principais sinais da periodontite. Com isso, a placa bacteriana atinge as raízes dentárias e toda a estrutura de sustentação, destruindo-os pouco a pouco. Quando não tratada devidamente, a periodontite avança e gera o enfraquecimento dos dentes, que passam a se deslocar e prejudicam a mastigação. Pode ocorrer, inclusive, a perda do dente.
Sintomas
Lembre-se de que, quando diagnosticada precocemente, a gengivite pode ser revertida mais facilmente. Por isso, preste atenção nos sintomas:
- Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
- Sangramento gengival;
- Mau hálito persistente, muitas vezes com presença de gosto ruim na boca;
- Retração gengival (os dentes parecem mais longos);
- Alteração no formato gengival;
- Afastamento entre a gengiva e os dentes, formando-se uma bolsa;
- Formação de pus entre a gengiva e o dente;
- Mobilidade dentária (pode ser sentida mais facilmente durante a mastigação);
- Muitas vezes, a doença periodontal é indolor.
Tratamento
No estágio inicial da gengivite, a doença pode ser tratada com uma limpeza profissional e com cuidados de higiene bucal por parte do paciente. No entanto, quando a doença já começou a afetar a estrutura de sustentação dos dentes, o dentista removerá a placa bacteriana por meio da raspagem e alisamento das raízes dentárias.
Em estágios avançados da periodontite, é indicada a cirurgia. Bolsos profundos que se formaram na gengiva serão abertos e limpos. Casos mais graves podem precisar da remoção do dente, com posterior aplicação de prótese dentária.
Vale lembrar que, no caso da periodontite, algumas alterações sofridas pelos dentes e gengivas não podem ser revertidas - como por exemplo, a retração gengival. Para esses casos, há a opção de cirurgias plásticas na gengiva.
Periodontista em Curitiba
Se você procura um periodontista em Curitiba, marque sua consulta na Cury Clínica Odontológica. Aqui, você saberá mais sobre a sua saúde bucal e, caso tenha problemas gengivais, receberá o melhor tratamento.