Ronco e apneia obstrutiva do sono: quais os riscos para sua saúde e como cuidar?

  • cury
  • 06/03/2024
  • Ortodontia e Ortopedia facial

Mulher tapando o nariz do marido que tem apneia do sono e ronca muito.

Se você não ronca, é provável que conheça alguém que sim, e saiba da dificuldade que é conseguir dormir bem com esse problema. O ronco pode ser um sinal chave de apneia obstrutiva do sono. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia afirma que cerca de 30% das pessoas em todo o mundo sofrem de apneia. O mais preocupante é que a maioria das pessoas com o problema não é diagnosticada e, portanto, leva anos sem tratamento adequado.

Algumas pessoas roncam durante o sono devido à má respiração, o que geralmente é um alerta para a apneia obstrutiva do sono. As paradas de respiração, ou "apneias", acontecem quando uma pessoa sofre interrupções breves e repetidas na respiração enquanto dorme. Além disso, a falta de tratamento pode levar a uma variedade de outros problemas de saúde.

Por isso, buscar informação é o primeiro passo para entender, identificar os sintomas e se conscientizar sobre os cuidados necessários para essas condições. Se você sofre com esses problemas, continue lendo este artigo e saiba tudo sobre a apneia obstrutiva do sono.

Você conhece a apneia obstrutiva do sono?

Apneia é quando a respiração é interrompida por um curto período. Já a apneia do sono ou apneia obstrutiva do sono é uma doença que ocorre inconscientemente durante o sono. O distúrbio é caracterizado pela obstrução das vias aéreas e é considerado uma doença crônica.

Isso resulta em roncos, despertares, ruídos de sufocamento e interrupções repetidas da respiração durante o sono. Os momentos em que a pessoa acorda parecem ser breves. O indivíduo afetado geralmente não percebe que esses despertares ocorrem durante o sono, pois são muito breves, mas quebram o ciclo do sono.

Essa fragmentação pode resultar em altos níveis de fadiga e sonolência durante o dia, que são sintomas comuns da apneia do sono. O risco de acidentes automobilísticos e profissionais é significativamente maior nestes indivíduos devido à sonolência excessiva, que pode ser medida pela escala de Epworth (escala de sonolência), destinada a medir a sonolência diurna pelo uso de um questionário muito curto.

Homem com muito sono durante o trabalho.

O que causa o ronco?

O ruído é causado pelo estreitamento das vias aéreas durante o sono, onde os tecidos da faringe vibram e produzem som quando o ar passa por essa região. Uma posição incorreta do corpo pode causar esse estreitamento, principalmente quando se dorme de barriga para cima, pois a língua desliza ligeiramente para trás. O consumo excessivo de álcool, por exemplo, pode causar um relaxamento generalizado das estruturas musculares do corpo, que pode também afetar a garganta.

No entanto, quando há muito barulho, pode ser causado por outros fatores, como desvio de septo, pólipos que se formam no nariz; rinite e sinusite, arcadas dentárias mal formadas estreitas ou mal posicionadas, além da apneia obstrutiva do sono. Quem sofre com roncos diários pode sentir outros sintomas, como dor de cabeça, sonolência durante o dia, mudanças de humor e irritabilidade.

O ideal é procurar um médico, caso os sintomas sejam recorrentes, e avaliar se existe alguma doença ou patologia por trás do ronco. O mais adequado é procurar um médico otorrinolaringologista e um especialista em sono. Alguns tratamentos odontológicos também podem ajudar nestes casos.

Quais os sintomas comuns de quem sofre com apneia obstrutiva?

A apneia do sono pode causar cansaço pela manhã e excesso de sono. Mesmo depois de uma noite tranquila, o indivíduo sente que não teve o sono reparador. Além disso, pode ter problemas para se concentrar ou até mesmo dormir incontrolavelmente durante o dia. Isso porque a insônia é um sintoma comum da apneia do sono, sendo mais comum nas mulheres.

Vejamos alguns sinais frequentes de quem sofre com apneia obstrutiva:

  • Ronco alto e frequente;
  • Pausas respiratórias durante o sono;
  • Sensação de sufocamento durante o sono;
  • Sonolência ou fadiga;
  • Dor de cabeça matinal.

Além disso, acordar durante a noite para ir ao banheiro urinar, dificuldade na concentração, diminuição do desejo sexual e irritabilidade também podem ser incluídos na lista de sintomas comuns.

Como ocorre a obstrução das vias aéreas durante o sono na AOS? Quais os impactos negativos na saúde cardiovascular, cognitiva e emocional?

Como vimos anteriormente, o ronco alto está frequentemente associado à apneia obstrutiva do sono (AOS), distúrbio que causa desregulação na respiração, em que ela para e recomeça repetidamente durante o sono. Esse distúrbio faz com que as paredes da garganta relaxem e se estreitem, interrompendo a respiração normal e resultando na queda da saturação de oxigênio no sangue.

Os sintomas da apneia do sono podem variar, apresentando quadros leves a graves —, mas geralmente pioram progressivamente, gerando problemas em outros sistemas do corpo humano, como o cardiovascular e o sistema nervoso.

Homem roncando muito enquanto dorme.

Especialistas alertam que a AOS não tratada pode resultar em um problema cardiovascular grave, como um derrame cerebral (AVC - Acidente Vascular Cerebral) ou um infarto agudo do miocárdio. Além disso, os problemas no sistema nervoso afetam o desejo sexual, perda de memória e até mesmo desequilíbrio emocional.

Quais são os fatores de risco?

Os riscos são graves, pois o sono é uma das principais necessidades do corpo humano. Quando não realizado de acordo com as previsões normais (8 horas de sono), pode gerar danos à saúde geral do indivíduo. E como vimos, atacar outros sistemas do corpo humano, causando derrame cerebral e, no pior dos casos, a morte.

É importante frisar que a apneia do sono pode ser classificada em:

Leve: IAH maior ou igual a 5 e menor ou igual a 15 por hora de sono

Moderada: IAH maior que 15 e menor ou igual a 30 por hora de sono

Grave: IAH maior que 30 por hora de sono

Conheça as principais causas dessas condições

Apesar de serem questões que se relacionam, o ronco e a apneia são coisas distintas. O ronco é causado pela dificuldade da passagem de ar pelas vias aéreas e é um dos sintomas da apneia. Mas não necessariamente quem ronca sofre de apneia obstrutiva do sono (AOS).

Quais são os possíveis tratamentos e cuidados para a prevenção desses problemas?

O tratamento é individualizado, ou seja, depende da gravidade do caso e do histórico médico do paciente. Ele pode ser multifacetado, abrangendo uma variedade de especialidades, como fonoaudiologia, otorrinolaringologia, nutricionista, fisioterapeuta, nutrólogo, cardiologista, neurologista e ortodontista.

Por isso, é importante identificar a fonte do problema antes de escolher o melhor tratamento. Dependendo do caso, o ortodontista indica o uso de aparelhos intraorais (AIOs) para controlar a extensão/distensão das vias aéreas superiores pelo avanço da mandíbula. Existem também procedimentos para arcadas estreitas, mal formadas e mal posicionadas que podem ajudar no tratamento.

Como a Cury Odontologia pode te auxiliar nesse processo?

Quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápido o problema será solucionado e melhor será sua qualidade de vida. Venha até a nossa clínica e trate o seu problema. A Cury Odontologia está há 20 anos fazendo o melhor por você e por sua saúde.

Dr. Marcio Gulin Cury
CRO-PR 14.875

Dr. Márcio Cury, formado pela Universidade Federal do Paraná em 2002. Ao longo desses 22 anos, ajudamos mais de 10 mil pessoas a realizarem seu sonho e tratamento, seja para obterem mais saúde, melhor função mastigatória ou estética. Nossa equipe na Clínica Odontológica Cury é especializada em diversas áreas da Odontologia e está pronta para cuidar da sua saúde com excelência.

DIAGNÓSTICO E
TRATAMENTOS DIVERSOS

(41) 3015-0841

|

(41) 98514-7134

NOSSAS UNIDADES

UNIDADE TIBAGI

  • (41) 98514-7134
  • contato@ortodontiacuritiba.com.br
  • 08h às 18h
  • Estacionamento próprio
  • Rua Tibagi, 294, CJ. 1001 e 1002 - Centro (Próximo ao teatro Guaíra) Curitiba/PR