Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Como prevenir problemas de DTM em crianças e adolescentes?

  • Odontopediatria
  • 21/02/2024
  • Cury Clínica Odontológica

Garota com dor de dente segurando sua mandíbula.

Cuidar do sorriso das crianças e adolescentes demanda atenção especial. Nessa fase, estabelecemos hábitos na rotina deles, incentivando a excelência nos cuidados com a saúde bucal. Isso inclui o respeito às etapas da higiene bucal e a realização regular de visitas ao dentista.

Também é nesta fase que nós, especialistas, conseguimos diagnosticar e tratar alguns problemas bucais, como bruxismo, DTM, entre outros. No artigo de hoje, contamos um pouco mais sobre a DTM, suas formas de diagnosticar e de tratar em crianças e adolescentes.

O que é a DTM?

A DTM é uma sigla que se refere à Disfunção Temporomandibular, que é uma condição que afeta a articulação temporomandibular (ATM) e os músculos responsáveis pelo movimento da mandíbula.

É importantíssimo ressaltar que a Articulação Temporomandibular é uma parte do corpo humano que desempenha um papel essencial, pois participa de processos vitais e de atividades do dia a dia, como a mastigação, fonética e até mesmo a deglutição (Campos et. Al, 2011).

Sendo assim, quando acontece a disfunção da região da ATM, o paciente passa a sentir muito desconforto e até dor na região da mandíbula, da face, dos ouvidos e também da cabeça.

Quando falamos em doença, é muito comum já procurarmos os sintomas. Apesar dos sinais e sintomas serem detectados em quaisquer faixas etárias de crescimento e desenvolvimento, vamos ressaltar neste texto os que são mais comuns em crianças e adolescentes, já que o foco é como podemos prevenir este problema da ATM neles.

Garotinho com dor de dente segurando a mandíbula e apertando os olhos.

Com isso, os principais sintomas e sinais que as crianças apresentam, são: dor na região da ATM, sensibilidade à palpação, fadiga dos músculos da mastigação, ruído ou limitação do movimento mandibular. Podem apresentar, ainda, travamento e estalos do maxilar, inchaço em um lado do rosto e muitos outros sinais.

Por isso, manter-se atento e visitar o dentista regularmente pode evitar que a disfunção se agrave com o passar do tempo.

Como identificar ou diagnosticar os casos de DTM?

O diagnóstico da Disfunção Temporomandibular (DTM) é feito apenas por profissionais especializados, geralmente um dentista – de preferência, que tenha a especialidade e seja bucomaxilofacial -, ou até mesmo um fisioterapeuta especializado. Isso porque é preciso uma avaliação clínica detalhada, que passa por algumas etapas como:

  1. Histórico familiar e exame clínico – é nesta fase que se coleta informações importantes, como sintomas, histórico médico, hábitos alimentares, lesões, etc; além de fazer um exame físico, a fim de identificar áreas dolorosas;
  2. Exames de imagem – para um diagnóstico preciso, são necessários exames de imagem, como radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas, para avaliar a estrutura da ATM e possíveis anormalidades.
  3. Testes funcionais e avaliação da dor (se presente) – pois, como já falamos anteriormente, é preciso saber quais são os sintomas do paciente, que pode incluir dificuldades para realizar a abertura máxima da boca e sentir dor quando tenta fazer o movimento de abrir e fechar.

Esse processo é fundamental para um diagnóstico preciso, só assim o paciente terá um tratamento eficaz da DTM. Se você tiver um ou mais sintomas que sinalizamos acima, procure um profissional e receba a orientação adequada.

Como prevenir esse problema para crianças e adolescentes?

A prevenção da DTM pode parecer algo complexo, principalmente porque a causa dessa disfunção é algo bastante discutido. Mas, já sabemos que os fatores psicológicos e sociais desempenham um papel importantíssimo dentro do contexto, fazendo com que influencie diretamente no surgimento desse problema. Por isso, há alguns hábitos que podemos adotar que podem auxiliar nossas crianças, tais como:

  1. procurar o cuidado e orientação de um bom profissional dentista especialista em ortopedia funcional dos maxilares que poderá orientar para o correto crescimento e desenvolvimento da criança. Esta orientação começa desde a fase do aleitamento materno e sua importância para o bebê…
  2. Evitar o estresse e a ansiedade, tratando de forma imediata o seu surgimento, uma vez que essas situações podem desencadear ou agravar os sintomas da DTM;
  3. Realizar uma boa higiene bucal sempre, pois auxilia a prevenir problemas dentários mais sérios;
  4. Evitar alimentos duros, como caramelo e balas duras, pois pode aplicar uma pressão fora do normal na articulação temporomandibular;
  5. Se o seu filho tem bruxismo, ser avaliado é imprescindível para evitar problemas graves, como a DTM ou até mesmo prejudicar a saúde e estética dos dentes.

Garotinha ansiosa cobrindo o rosto com as mãos.

Qual o tratamento mais indicado para a Disfunção Temporomandibular?

Cada caso é único, por isso, precisa ser avaliado o nível e qual a intervenção adequada para esta situação, visto que o tratamento pode ir desde aparelho funcionais para auxiliar no correto crescimento e desenvolvimento infantil até placas oclusais rígidas para aliviar a pressão das articulações etc…

Cada tratamento é personalizado com base na avaliação que o profissional fez de você. Por isso, consulte o especialista para que ele avalie seu caso, suas necessidades e os tratamentos adequados antes de bater o martelo para o processo de tratamento adequado.

Como a Cury Odontologia pode auxiliar nesse processo?

Está suspeitando que o seu filho ou você tem a disfunção temporomandibular (DTM)? Fique tranquilo, a Cury Odontologia pode te auxiliar neste processo de diagnóstico e tratamento. O Dr. Marcio Cury é especialista em Ortodontia e Ortopedia, Pós Graduado em Disfunção Orofacial e Disfunções Temporo Mandibulares, com grande experiência em tratamentos diversos nestes casos.

Contamos com um time de profissionais especializados, que estão sempre prontos para te atender e cuidar da sua saúde bucal. Além disso, temos tecnologia de ponta para que você tenha um diagnóstico preciso, coerente e também um tratamento assertivo, trazendo mais qualidade de vida e proporcionando um sorriso saudável para você!

Para conhecer mais sobre nossos tratamentos e nossa equipe, entre em contato conosco e saiba mais informações.