Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Saiba como evitar problemas ortodônticos em crianças, nossos futuros jovens e adultos

  • Odontopediatria
  • 28/02/2023
  • Cury Clínica Odontológica

Cuidar da saúde bucal é imprescindível, tanto para a autoestima quanto para a saúde geral do indivíduo. No entanto, muitas pessoas têm em mente que os cuidados com o sorriso se iniciam apenas na adolescência, naquela fase de colocar o aparelho ortodôntico para ter o sorriso dos sonhos. Mas esse ainda é um dos mitos que rondam a odontologia, principalmente a ortodontia.

Os cuidados com a saúde bucal devem ser sempre preventivos, a fim de evitar problemas bucais maiores, que podem levar até mesmo a perda de dentes. Afinal de contas, quando um sintoma não é tratado com a devida atenção, muito provavelmente o transtorno irá progredir e piorar a situação da sua saúde bucal.

Então, sabe aquela frase “a prevenção é a melhor solução”? Ela é real – e vale para a saúde bucal também. É sobre a ortodontia preventiva que vamos falar hoje!

Os cuidados com a saúde bucal começam cedo

Você já parou para pensar quando os cuidados com a saúde bucal devem começar? É muito comum achar que só na adolescência ou em problemas pontuais é preciso atenção, como o surgimento de uma cárie. Mas engana-se quem pensa assim.

Os cuidados com a saúde bucal e higiene bucal, por consequência, estão interligados e devem ser iniciados ainda na fase do bebê, com o aparecimento dos primeiros dentinhos. Nesta situação, os pais e/ou responsáveis devem levar o pequeno até um odontopediatra.

O odontopediatra é o profissional responsável na odontologia por cuidar da saúde bucal dos bebês, crianças e até mesmo adolescentes. Eles contribuem diretamente para o ensinamento da higiene bucal, assim como o crescimento dos ossos da face e a dentição. Caso algo não esteja dentro do desenvolvimento normal, começa o processo de intervenção a fim de garantir não só uma saúde bucal de excelência para os pequenos como também uma estética favorável.

garotinho passando fio dental

Assim, podemos entender que os pequenos cuidados e precauções mais delicadas precisam ser feitos desde criança para que, quando adultos, a saúde bucal continue saudável e protegida. Especialmente porque muitos problemas, principalmente estéticos e funcionais, são facilmente resolvidos durante a primeira infância, por exemplo; como é o caso do crescimento errado dos maxilares ou até mesmo o alinhamento dos dentes ainda na fase mista (quando há “dentes de leite” e “dentes permanentes”, popularmente falando).

Nessas situações, a melhor aliada para manter a integridade bucal e estética do sorriso é por meio da Ortodontia Preventiva, que evita e intervém em problemas ortodônticos que podem ser tratados ainda na infância.

Você já ouviu falar em Ortodontia Preventiva ou Ortopedia Funcional dos Maxilares?

Ortodontia Preventiva e Ortopedia Funcional dos Maxilares andam de mãos dadas na Odontologia. Com elas, é possível traçar o melhor planejamento para o sorriso dos pequenos, respeitando a individualidade de cada sorriso e tratando o problema da raiz, ainda na fase da infância.

Assim, ao levar a sua criança ao odontopediatra ou ortopedista funcional dos maxilares, é possível traçar um panorama da saúde bucal atual e quais são os próximos passos para que o sorriso se mantenha saudável e bonito. Por isso, a recomendação do profissional é sempre fazer um acompanhamento semestral com os pequenos, para realizar pequenos reparos.

No entanto, quando se trata de tratamentos ortodônticos e ortopédicos preventivos, é preciso seguir à risca a recomendação do profissional, que tende a ser de forma mensal; afinal de contas, as crianças têm a incrível capacidade de evoluir e crescer muito rápido. Toda a atenção nesta fase é pouca.

Qual a importância para um crescimento mais saudável?

No caso da Ortodontia, quanto mais cedo começar o processo de intervenção, mais fácil será o crescimento da criança. Mas, como assim?

Os ossos da face crescem até uma fase e se estabilizam, no entanto, é preciso lembrar que durante a fase de crescimento é muito mais fácil realizar ajustes e planejar o crescimento correto dos ossos, tornando o processo mais rápido e eficaz. Quando esse crescimento é realizado de maneira errada, geralmente na adolescência ou na fase adulta, o problema torna-se mais complicado de ser tratado.

Por isso, para um crescimento mais saudável e um sorriso bem cuidado, é preciso realizar acompanhamento desde a infância, para que as intervenções aconteçam nos momentos adequados para o tratamento.

Além disso, questões importantes como: respiração, fala, mastigação, etc e consequentemente todo o desenvolvimento, inclusive intelectual da criança, podem ser impactados por desvios.

Como são tratados as alterações bucais nos pequenos?

Existem diversos tratamentos, como o uso de aparelhos precoces com o objetivo de tratar pequenos empecilhos bucais, como o céu da boca estreito ou problemas no crescimento dos ossos da maxila. Todos os tratamentos que existem na ortodontia e ortopedia funcional  precoce são analisados e avaliados de acordo com a odontopediatra, a fim de proporcionar a melhor solução para a saúde bucal dos pequenos.

menino em uma consulta com odontopedriatra

Por isso, contar com um profissional que entenda e seja especialista na área é primordial, pois a intervenção precisa acontecer ainda na infância para que os problemas ortodônticos severos não perdurem até a vida adulta. Caso contrário, o indivíduo terá mais dificuldade para solucionar e ter um sorriso bem cuidado: alinhado, bonito e, acima de tudo, um sorriso saudável.

Assim, com a odontopediatria você não só cuida da saúde do sorriso como também elimina hábitos ruins, como o uso da chupeta e o ato de chupar o dedo. Além disso, há uma melhoria significativa na respiração da criança, pois, com dentes saudáveis e na posição correta, há também uma melhora da noite de sono.

Como a Cury Clínica Odontológica pode auxiliar nesse processo?

Se você busca cuidar da saúde e da estética do seu sorriso, conte com o auxílio do time da Cury Clínica Odontológica. Somos uma clínica voltada para os tratamentos ortodônticos e ortopédicos, com grande viés voltado à saúde e função, por isso, contamos com os equipamentos mais tecnológicos e o nosso especialista, o Dr. Marcio Cury, formado pela UFPR, especialista em Ortodontia pela UEM em 2005 e pós graduado em Ortodontia Preventiva e Ortopedia Funcional dos Maxilares. Continue acessando o nosso site e saiba mais sobre nossa clínica odontológica