Você sabia que a doença periodontal é uma das possíveis complicações do diabetes? Além da periodontite poder ser causada pelo diabetes, ela também pode ser causa da sua descompensação.
Quando não higienizamos os dentes como deveríamos, e pelo menos três vezes ao dia, as bactérias se acumulam na cavidade bucal e formam a placa bacteriana. Posteriormente, essa placa se endurece e forma o tártaro. Com o passar do tempo, se não houver maiores cuidados com a higiene bucal, a placa bacteriana vai avançando para a gengiva, causando gengivite e posteriormente periodontite.
A gengivite é uma inflamação da gengiva, que é o primeiro sinal para se tomar maior cuidado com a higiene bucal ou marcar uma consulta ao dentista. Já no estágio da periodontite, as bactérias avançam e rompem os ligamentos que sustentam os dentes, atingindo e enfraquecendo a raiz dentária e também chegando à corrente sanguínea.
Quando essas bactérias atingem a corrente sanguínea, podem dificultar a absorção de insulina, causando a descompensação do diabetes.
Além disso, em função da maior concentração de glicose no sangue e das características do diabetes, o paciente diabético tem maior dificuldade em reagir a processos inflamatórios como a gengivite. Por essa razão, a doença periodontal se desenvolve muito mais rapidamente em pacientes diabéticos, assim como a possível queda dos dentes.
É importante compreender que quando o diabetes não está bem controlado, as chances do paciente desenvolver periodontite são bastante altas. Já quando o paciente toma os cuidados necessários com a doença, têm as mesmas condições de gengiva que pacientes não diabéticos.
Sendo assim, o importante é que todos os pacientes diabéticos, além dos cuidados com a doença, precisam tomar cuidados redobrados com a higiene bucal. Naturalmente, consultas regulares ao dentista também são fundamentais.