Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Diabetes pode causar periodontite e perda dos dentes

  • Periodontia
  • 28/03/2016
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Você sabia que a doença periodontal é uma das possíveis complicações do diabetes? Além da periodontite poder ser causada pelo diabetes, ela também pode ser causa da sua descompensação.

Lupa focando em dente com tártaro

Quando não higienizamos os dentes como deveríamos, e pelo menos três vezes ao dia, as bactérias se acumulam na cavidade bucal e formam a placa bacteriana. Posteriormente, essa placa se endurece e forma o tártaro. Com o passar do tempo, se não houver maiores cuidados com a higiene bucal, a placa bacteriana vai avançando para a gengiva, causando gengivite e posteriormente periodontite.

A gengivite é uma inflamação da gengiva, que é o primeiro sinal para se tomar maior cuidado com a higiene bucal ou marcar uma consulta ao dentista. Já no estágio da periodontite, as bactérias avançam e rompem os ligamentos que sustentam os dentes, atingindo e enfraquecendo a raiz dentária e também chegando à corrente sanguínea.

Quando essas bactérias atingem a corrente sanguínea, podem dificultar a absorção de insulina, causando a descompensação do diabetes.

Além disso, em função da maior concentração de glicose no sangue e das características do diabetes, o paciente diabético tem maior dificuldade em reagir a processos inflamatórios como a gengivite. Por essa razão, a doença periodontal se desenvolve muito mais rapidamente em pacientes diabéticos, assim como a possível queda dos dentes.

É importante compreender que quando o diabetes não está bem controlado, as chances do paciente desenvolver periodontite são bastante altas. Já quando o paciente toma os cuidados necessários com a doença, têm as mesmas condições de gengiva que pacientes não diabéticos.

Sendo assim, o importante é que todos os pacientes diabéticos, além dos cuidados com a doença, precisam tomar cuidados redobrados com a higiene bucal. Naturalmente, consultas regulares ao dentista também são fundamentais.