As dores orofaciais se dão nos tecidos moles e mineralizados da cabeça, face, pescoço e cavidade oral. Esses tecidos dizem respeito à pele, ossos, vasos sanguíneos, dentes, músculos, entre outros. As dores orofaciais mais frequentes são as que acometem o dente, mas há também a disfunção têmporo-mandibular, dores de cabeça, inflamação das glândulas salivares, entre outras.
A articulação temporomandibular (ATM) é responsável pela movimentação da mandíbula ao mastigar e falar. Veja os principais sintomas da DTM e dores orofaciais:
Além disso, uma das possíveis consequências da DTM é o bruxismo, que é quando o paciente cerra ou range os dentes com muita força, enquanto dorme. Dependendo de quanta força for empregada, o paciente pode ter dores na região, e seus dentes tendem a diminuir de tamanho lentamente.
As causas da DTM e disfunção orofaical podem ser:
A DTM e disfunção orofacial em muitos casos tem cura e os tratamentos envolvidos que podem aliviar os sintomas são:
Para um bom tratamento é necessário uma completa avaliação do caso, que envolve anamnese, exames clínicos, palpação de músculos e da articulação e em muitos casos exames complementares como radiografias, tomografias, etc.
Ainda podem ser necessárias ressonância magnética e tomografias de vias aéreas superiores, tudo para um diagnóstico mais preciso de forma a possibilitar um tratamento mais eficiente possível.
Saiba o que é ATM
Saiba o que é ATM
Veja se você tem algum problema de articulação
Veja se você tem algum problema de articulação
Saiba mais sobre o aparelho para bruxismo
Saiba mais sobre o aparelho para bruxismo
Dr. Marcio Gulin Cury CRO PR 14-875
Cirurgião Dentista formado pela Universidade Federal do Paraná, 2002
Responsável Técnico e Gestor Clínico do time de especialistas da Cury Clínica Odontológica.
Agende agora mesmo sua consulta
41 3015-0841 ou 41 9851-4737