Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Odontologia Estética

O que é Odontologia Estética?

As pessoas procuram a odontologia estética por várias razões. Algumas simplesmente querem parecer mais jovens, e a odontologia estética é como uma plástica dentária que pode “reverter” de forma rápida o processo natural de envelhecimento dos dentes. Outras (a maioria) tiveram dentes feios a vida inteira e sempre souberam disso. Essas pessoas raramente sorriem, e isso pode esconder o aspecto mais caloroso de suas personalidades.

A odontologia moderna oferece uma grande variedade de opções de tratamento para pessoas que buscam melhorar seus sorrisos. As opções variam de facetas de porcelana a aparelhos. Em muitos casos, é necessária uma combinação de técnicas para atingir os melhores resultados.

Conheça abaixo as principais técnicas disponíveis no campo da Odontologia estética:

O que são lentes de contato dentárias?

As lentes de contato são muito finas (apenas 0,2 mm de espessura) e feitas de porcelana, são uma técnica da odontologia estética para disfarçar manchas e outras imperfeições nos dentes, como fraturas, diastemas ou mesmo a forma dental.


As lentes de contato são o segredo do sorriso perfeito de muitas celebridades. Temos profissionais mestres e doutores nessa técnica para renovar o seu sorriso!


Uma vantagem dessas lentes de contato é que sua aplicação não danifica a estrutura natural dos dentes, uma vez que após serem confeccionadas a partir de um modelo feito pelo dentista, elas são aplicadas com um cimento resinoso.


Outra vantagem é que as lentes de contato contribuem não só para a estética bucal, como também evitam o desgaste do esmalte natural do dente. Além disso, não há necessidade de evitar quaisquer tipos de alimento ou bebidas.

O que são facetas de porcelana?

facetas porcelana

Facetas laminadas de porcelana, ou simplesmente facetas, são pedaços de porcelana personalizados que o dentista posiciona na parte frontal dos dentes para melhorar sua aparência e reparar danos. As facetas podem alterar de forma impressionante o sorriso de uma pessoa e ajudam a melhorar sua auto-confiança.

Nas décadas de 20 e 30, atores, atrizes e outros artistas chegavam ao extremo de extrair seus dentes e colocar dentes postiços para melhorar seus sorrisos. Felizmente, esse procedimento radical deu lugar às facetas, uma técnica bem menos invasiva. As facetas são o segredo por trás dos sorrisos arrebatadores que vemos nas telas de cinema.

As facetas podem ser usadas para melhorar uma ampla gama de problemas dentários estéticos. Elas podem clarear dentes manchados ou descoloridos, fechar espaços entre dentes, “corrigir” um sorriso torto sem precisar de aparelhos, consertar lascas e imperfeições, e criar um sorriso com aparência mais atraente e jovial. O procedimento costuma envolver a remoção de uma fina quantidade da camada mais exterior do dente, chamada de esmalte. Então, o dentista tira moldes da boca, e coloca facetas temporárias para o paciente usar enquanto as permanentes são fabricadas. O procedimento de remoção de esmalte normalmente leva de uma a duas horas e meia.

Depois, o laboratório cuidadosamente esculpe as facetas na porcelana. Em cerca de duas semanas, elas estão prontas para que o dentista as prenda na parte frontal dos dentes. Este processo melhora a força e a aparência dos dentes.

Não há dúvidas de que facetas são uma opção excelente, mas e o preço? Isso depende muito de quantas facetas são necessárias para produzir os resultados desejados. Na maioria dos casos, um mínimo de seis facetas são necessárias, e elas costumam ser colocadas nos seis dentes superiores frontais, do canino da direita ao canino da esquerda.

Como clarear os dentes?

Clareamento dental

O clareamento dos dentes inclui o uso de materiais de peróxido para deixar os dentes mais brancos. A maioria dos dentistas utiliza um sistema de clareamento em casa e/ou no consultório para atingir os resultados desejados.

Antes do clareamento dos dentes, é necessário que o paciente trate todas as cáries e as gengivas devem estar saudáveis. Os sistemas usados no consultório utilizam gel com 35% de peróxido de hidrogênio e luz de alta intensidade para clarear os dentes.

As gengivas precisam ser protegidas antes da aplicação do gel nos dentes. Uma fonte de laser ou plasma (arco voltaico) ativa o peróxido para que ele oxide manchas na superfície do dente. Em cerca de uma hora, os dentes ficam de quatro a seis graus mais claro.

Os sistemas para serem usados em casa costumam usar gel com 10 a 20% de peróxido de carbamida para oxidar as manchas. O dentista tira moldes da boca para criar bandejas com o formato dela. O paciente recebe as bandejas e é instruído a colocar uma fina camada de gel na bandeja e usá-la durante o sono. A maior parte do clareamento ocorre dentro de uma a duas semanas. Em casos mais difíceis, as bandejas podem ser usadas por até seis semanas.

A combinação do tratamento no consultório e em casa é o melhor e geralmente atinge de 12 a 15 graus de clareamento. O procedimento é muito seguro se seguido de perto por um dentista e não causa nenhum dano ao dente.

As restaurações brancas (resina, adesivas) ou coroas de porcelana (recobrimentos) e pontes não vão clarear muito com nenhum dos métodos. Alguns pacientes podem sentir pequena sensibilidade nos dentes durante os procedimentos de clareamento. O dentista pode resolver isso alternando flúor concentrado com o peróxido nas bandejas.

O custo do clareamento nos consultórios odontológicos varia bastante. O tratamento com laser é mais caro que os métodos domésticos. Sistemas de clareamento comprados em lojas não eficazes quanto os controlados por dentistas, e o uso não supervisionado de métodos de clareamento comprados em lojas pode causar sensação de dor em cáries não tratadas, sensibilidade dental. Além disso, as plaquinhas não são personalizadas, o que pode causar irritação nas gengivas, e o peróxido pode não ser tão forte ou eficiente.

O que é o desgaste estético?

O desgaste estético envolve a remoção de uma pequena quantidade (geralmente até 1mm) do esmalte dos dentes. Ele pode diminuir dentes longos, arredondar dentes pontudos e ajudar a criar um sorriso agradável que segue com suavidade o contorno do lábio inferior. O procedimento é rápido, indolor (o esmalte não possui nervos) e costuma durar menos de 30 minutos. Uma pequena minoria dos pacientes fica um pouco sensível após o procedimento. Mas isso pode ser remediado com o uso de flúor concentrado ou aplicando dessensibilizadores no consultório. O procedimento não parece causar nenhum tipo de dano a longo prazo nos dentes. O custo estético é relativamente baixo.

Como funciona a restauração em resina?

Recobrimentos com resina, também conhecidas como resinas compostas ou restaurações brancas, podem trazer uma melhora significativa na aparência dos dentes em um curto espaço de tempo. A resina é o que os dentistas usam para reparar pequenas cáries ou lascas nos dentes frontais, assim como também são uma solução estética para cáries nos dentes do fundo. A resina pode fazer exatamente a mesma coisa que facetas de porcelana no que diz respeito a melhorar a aparência dos dentes. Utilizar resina em vez de facetas de porcelana na odontologia estética economiza tempo e dinheiro, mas ela tem desvantagens. A resina não é tão forte quanto as facetas de porcelana e requer reparos após alguns anos. Além disso, ela pode perder a cor após algum tempo e não tem tanta beleza natural quanto as facetas de porcelana. Os procedimentos estéticos com resina geralmente são feitos em uma hora.

Aparelhos 

aparelho_safira

Os aparelhos ortodônticos, ou apenas aparelhos, podem melhorar a aparência dos dentes em crianças e adultos que possuem dentes tortos ou dentes muito espaçados. O procedimento pode ser rápido ou mais longo, costuma levar de 12 a 24 meses.

O resultado estético pode ser surpreendente tanto para os dentes quanto para o sorriso que pode ficar mais largo, e atraente. Além disso o lábio e a face podem melhorar devido ao melhor posicionamento dos dentes e tratamentos estéticos subsequentes, se necessários, passam a ser mais simples e conservadores e, ainda, permitirão um resultado ainda melhor em muitos casos.

Conclusão

Antes de investir o seu tempo e dinheiro na odontologia estética, reflita sobre o seguinte: o dentista tem experiência em odontologia estética e tem feito cursos sobre as técnicas mais recentes? É possível ver fotos “antes e depois” e cartas de testemunho escritas por pessoas que passaram pelo mesmo tratamento no passado? O dentista tem equipamentos de vídeo ou apresentações que ajudem a demonstrar como o procedimento é feito e quais resultados você deve esperar? Se as respostas a estas perguntas não forem satisfatórias, procure uma segunda opinião.

A odontologia estética realmente se trata mais de uma arte do que uma ciência. Eu frequentemente uso uma combinação dos métodos citados para conseguir os resultados que o paciente está procurando. Treinamento e experiência são muito importantes e devem ser levados em consideração ao escolher um dentista para fazer procedimentos estéticos. A coisa mais importante é que você e seu dentista conversem sobre o resultado que você espera antes de começar o tratamento, e vocês devem explorar todas as alternativas disponíveis nesta grande área que é a odontologia estética antes de qualquer tratamento.

Confira outros tratamentos

Odontologia para Saúde

Odontologia Reabilitadora

Odontologia Estética

Artigos Relacionados

Qual o papel da ortodontia estética na harmonização facial?

A parceria entre ortodontia estética e harmonização facial vai muito além do caráter estético dos procedimentos; saúde bucal também é um dos objetivos.

Odontologia estética: Procedimentos e onde realizar

Um dos motivos principais que levam as pessoas ao dentista é a odontologia estética. Pensando nisso, hoje trazemos algumas dicas e informações sobre o clareamento dental.

A autoestima e a saúde bucal

Sorriso bem cuidado interfere nas relações pessoais e pode abrir portas no mercado de trabalho.

Dentista

Dr. Marcio Gulin Cury CRO PR 14-875

Cirurgião Dentista formado pela Universidade Federal do Paraná, 2002
Responsável Técnico e Gestor Clínico do time de especialistas da Cury Clínica Odontológica.

ver curriculo

Agende agora mesmo sua consulta

41 3015-0841 ou 41 9851-4737