Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

A autoestima e a saúde bucal

  • Odontologia Estética
  • 18/10/2022
  • Cury Clínica Odontológica

Os dentes são considerados o cartão de visita do rosto. Um sorriso honesto e saudável gera empatia e pode abrir portas tanto no mercado de trabalho quanto nas relações pessoais do dia a dia. Você já parou para pensar o quanto a saúde bucal é importante para a autoestima?

De acordo com a pesquisa Percepções Latino-Americanas Sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, realizada pela Edelman Insights em 2018, “vergonha de sorrir”, “medo de bocejar” e “receio em beijar” são alguns dos pontos de estresse de brasileiros que enfrentam a condição de ter perdido dentes.

Como os dentes impactam na autoestima

Nesse mesmo estudo, 42% dos entrevistados afirmaram que “não vivem a vida ao máximo” após terem perdido dentes. Além disso, 54% se sentem menos confiantes para sorrir ou gargalhar em público. Em outras palavras, a má saúde bucal impacta diretamente na autoestima e na confiança para exercer atividades de rotina.

Algumas pessoas podem desenvolver até quadros de depressão em razão da perda de dentes. Essa condição as impede de fazer novas amizades, de assumir relacionamentos amorosos ou mesmo de participar de eventos sociais. Pode haver impacto ainda na pronúncia das palavras além de, é claro, na alimentação.

A boa aparência dos dentes pode interferir ainda na possibilidade de obter um emprego. Entende-se que a boa apresentação pessoal pode estar diretamente ligada à autoestima, o que influencia a saúde mental. Daí presume-se que pessoas com um sorriso bonito podem estar mais dispostas e felizes.

empresária com um sorriso bonito

Saúde bucal: higiene dentária em primeiro lugar

Quando se fala em saúde bucal, o cumprimento das regras mais simples já é um grande avanço. Escovar os dentes após as refeições, ao acordar e antes de dormir devem estar no topo da sua lista de prioridades. Além disso, faça o uso do fio dental após as refeições para uma limpeza mais profunda.

A visita regular ao dentista também contribui para dentes mais saudáveis. Uma limpeza completa realizada periodicamente e o acompanhamento por parte de um profissional, que pode avaliar as gengivas e outras partes da boca, é essencial para prevenir problemas de saúde mais graves.

Somente dessa forma é possível ficar longe de doenças mais frequentes, como gengivites, cáries e mesmo o mau hálito.

Muito além da estética

Obviamente, os aspectos estéticos dos dentes influenciam muito na autoestima dos pacientes. Inclusive, grande parte das pessoas procura um dentista apenas quando estão com dores ou quando esteticamente não se sentem confortáveis com os seus dentes. Não deveria ser somente nesses cenários, mas a prevenção ainda não faz parte da rotina da maioria.

mulher em uma consulta ao dentista

Um sorriso belo e harmônico é também uma proteção contra doenças mais graves. O desalinhamento da arcada dentária, por exemplo, pode prejudicar a respiração e a mastigação, além de impactar até mesmo na postura e na higiene bucal. Dentes tortos podem fazer com que o posicionamento da cabeça mude, o que gera impacto na postura.

Já em relação à higiene bucal, dentes desalinhados invadem o espaço de outros, reduzindo o espaço entre eles e dificultando a limpeza. Há casos em que nem mesmo o fio dental é capaz de proporcionar uma boa higienização, o que pode resultar em acúmulo de placa bacteriana, favorecendo o aparecimento de cáries, gengivites e periodontites.

Consulte o seu dentista periodicamente

Se algum problema relacionado à sua saúde bucal o impede de sorrir como você gostaria, a melhor solução é procurar um profissional de Odontologia para realizar uma avaliação. Em muitos casos o tratamento é mais simples e acessível do que se imagina e os resultados impactarão não apenas na estética dos dentes, mas na sua autoestima como um todo.

Independentemente de problemas, adote o hábito de fazer uma visita ao dentista pelo menos uma vez a cada seis meses. Eventuais condições identificadas no início podem ser tratadas com mais facilidade, evitando que se tornem complicações mais graves para a saúde.

Voltar a sorrir é uma questão de escolha e para que você possa viver uma vida plena, dentes saudáveis são parte fundamental dessa equação. Não limite sua vida às ações que você pode fazer sem mostrar um sorriso.

Fonte(s):

D24am, Jornal Opção, Odonto Ágape, Sorrisologia (1) e Sorrisologia (2).