Dependendo do estado da saúde bucal do paciente, é possível dizer se ele está se alimentando corretamente ou não. Uma alimentação inadequada se manifesta de várias maneiras no corpo, como na pele, no cabelo, no hálito e também nos dentes. Entenda melhor a estreita relação existente entre alimentação e saúde bucal.
Você se lembra do ditado "você é o que você come"? A boca é a porta de entrada para o organismo e, portanto, qualquer alimento prejudicial aos seus dentes também será prejudicial para a sua saúde geral. A ingestão de açúcar em excesso, por exemplo, é um desses casos. Refrigerantes, muitos doces e até mesmo sucos de frutas adocicados, são um grande perigo para a saúde bucal e a geral.
Outro ponto de que sempre ouvimos falar é a hidratação. A água, além de ser excelente para a pele, também é essencial para a sua saúde bucal e a do restante do organismo. No caso da saúde bucal, a água ajuda na produção de saliva e a manter uma limpeza natural dos dentes. Na realidade, se você em algum momento sente sede, isso já indica uma desidratação, e quer dizer que você precisa beber muito mais água do que está acostumado.
Vegetais frescos, naturalmente, representam um grande aliado da saúde dos dentes e do organismo. Folhas verdes e frutas cítricas, por exemplo, contêm vitamina C e contribuem para a saúde dos tecidos de sustentação dos dentes, prevenindo a gengivite e a periodontite. Vegetais escuros e brócolis, por sua vez, contêm cálcio e fortalecem os dentes.
Além disso, alimentos como a couve e a maçã, assim como a água já mencionada, possuem flúor e são importantes no combate à cárie.
Para mais informações sobre a relação entre alimentação e saúde bucal, e quais alimentos são bons para a manutenção dessa relação, confira nosso artigo sobre os melhores alimentos para a saúde bucal.