Periodontia
A Periodontia é uma especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva, ligamentos periodontais e do osso de sustentação dentário). AGENDAR CONSULTAO que é Periodontia?
A Periodontia é uma especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).
O tártaro é uma formação do depósito de placas bacterianas que reagem quimicamente com fosfato de cálcio da saliva, originando uma camada endurecida sobre os dentes. Deve ser removida pelo dentista e pode ser parcialmente prevenido pela escovação e uso do fio dental.
Quais são as principais doenças tratadas pelo Periodontista?
A periodontite é a inflamação que atinge os tecidos periodontais, provocando a destruição desses, e do osso alveolar, responsável pela fixação do dente. Com sua evolução há o amolecimento do dente devido a perda óssea e ocasionando a perda do dente, (provocada pela presença do tártaro).
A gengivite é uma inflamação dos tecidos gengivais que circundam o dente. Geralmente é precedida pela placa bacteriana no sulco gengival.
A falta de higienização adequada também pode comprometer a saúde da gengiva. Um dos primeiros sintomas de que ela está com algum problema é a presença de inchaços, cor avermelhada e sangramento durante a escovação. Esses são sinais de gengivite, ou seja, inflamação nessa região. “A gengiva é tão importante quanto o dente; para mantê-la saudável é fundamental, após a escovação, passar o fio dental corretamente entre as curvas dos dentes.” Para a prevenção os controlees e limpezas sem dor periódicas são fundamentais. Conheça a nossa Profilaxia Apaixonante!
Se a gengivite não for tratada, a infecção pode se “espalhar” e comprometer a estrutura que sustenta os dentes, a gengiva começa a se soltar e a se retrair dos dentes (esta fase é chamada de periodontite). Isto permite que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, às fibras de sustentação e ao osso. Para evitar maiores problemas no futuro, além da higiene bucal, o ideal é visitar o dentista de 6 em 6 meses.
Quais os principais problemas das doenças periodontais?
A placa bacteriana, com o tempo, poderá se mineralizar formando o tártaro ou cálculo gengival. Juntos, a placa e o tártaro deslocam as gengivas através da destruição das fibras que prendem o dente à gengiva. Se essa alteração não for tratada, a estrutura óssea que sustenta o dente poderá se comprometer e, a longo prazo, poderá ocorrer a perda do elemento dental. Esse abalo na estrutura óssea é denominado Periodontite (doença periodontal) e pode resultar em mobilidade e até perda do dente.
As doenças periodontais podem a levar problemas de saúde geral como por exemplo doenças cardíacas, articulares, pulmonares, etc.
O que é periodontite?
É uma infecção, causada por bactérias, que afeta os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias. A doença periodontal, no caso a periodontite, é a principal causadora da perda de dentes em adultos.Como posso saber se já tenho doença periodontal?
O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.
Ao perceber sangramento durante o uso do fio dental, devo suspender esse procedimento?
Não, desde que esteja passando o fio corretamente. 0 sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-las. Procure um profissional qualificado para ajudar! Estamos aqui se precisar.
Qual a causa da doença periodontal?
A placa bacteriana aderida ao dente é a única causa, porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência etc.
Existem medicamentos indicados para o tratamento periodontal?
Não é possível o tratamento desta doença somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente tem que ser removida mecanicamente.
Como funciona o tratamento periodontal?
Para um correto tratamento primeiramente é necessário um completo diagnóstico para se identificar qual é o tratamento mais indicado. Para tal alguns exames podem ser indicados como radiografias e um periograma. Basicamente, em boa parte dos casos, o tratamento é a remoção da placa bacteriana e tártaro dos dentes, de forma descomplicada e sem dor na técnica de raspagem, alisamento e polimento dentário que trabalhamos. Atualmente existem equipamentos e instrumentais modernos e conservadores. O tratamento Periodontal realizado por nós tem foco na preservação dos dentes e estruturas de suporte.
Uma vez tratada a doença os tecidos se recuperam integralmente?
Nem sempre, podem ficar seqüelas, com exceção das gengivites. A doença periodontal pode deixar como seqüelas alterações estéticas e ou estruturais como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com conseqüente aumento no comprimento do dente etc. Existem procedimentos e cuidados que podem miminizar e ou corrigir, dependendo do caso, esses defeitos.
Qual a freqüência que se fazem os retornos para a manutenção após o tratamento de Periodontia?
As visitas para manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar tanto a o progressão da doença como a sua recidiva. Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de 2 em 2, 3 em 3 meses e de 4 a 6 meses para a maioria das pessoas.
É possível prevenir as doenças periodontais?
A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista. Uma dieta adequada e redução do stress também são importantes.
Qual é a relação entre Periodontia e doenças sistêmicas?
Pesquisas mostram uma inter-relação entre doenças periodontais e problemas sistêmicos, tais como problemas respiratórios, osteoporose e nascimentos de crianças prematuras e com baixo peso. Também é encontrado na literatura que pessoas com doenças periodontais são duas vezes mais susceptíveis a sofrer doenças cardíacas.
As Doenças Periodontais atingem 75% da população maior de 25 anos de idade.
Fique atento a alguns sinais das Doenças Periodontais:
- Sangramento gengival;
- Mau hálito persistente (halitose);
- Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
- Gengivas que se afastam dos dentes (retração).
- Pus entre a gengiva e o dente;
- Alteração no formato gengival;
- Freqüentemente indolor (assintomático);
- Mobilidade dentária.
A doença periodontal pode afetar o coração?
Sim. Pessoas portadoras de febre reumática, prolapso de válvula mitral ou sopro cardíaco,podem necessitar de antibioticoterapia prévia a procedimentos periodontais. Isto porque durante o tratamento gengival de periodontia, bactérias causadoras de doenças podem alcançar a corrente sangüínea e colocar o paciente em risco para a endocardite bacteriana (inflamação no revestimento e válvulas cardíacas).
Muitos tipos de Doenças Cardiovasculares podem ser prevenidas diminuindo os seus fatores de risco, dentre eles as Doenças Periodontais.
Seu cirurgião-dentista (periodontista) e cardiologista serão capazes de determinar se suas condições periodontais e cardíacas requerem antibioticoterapia prévia aos procedimentos periodontais.
As Doenças Cardiovasculares afetam milhões de brasileiros. É a segunda causa de óbito no país.
Além desta importante relação de doença periodontal e alguns problemas cardíacos podemos citar relação também com:
-
parto prematuro e bebês de baixo peso
-
problemas articulares
-
problemas pulmonares, entre outros
-
dificuldade em controlar a glicemia em Diabéticos
Possuímos modernas técncias de tratamento de periodontite e gengivite. Técnicas conservadoras e, portanto, menos traumáticas e mais simples.
Ligue agora para nós: 41 3015-0841
Converse também pelo WhatsApp 41 98514-7134
Dr. Marcio Gulin Cury
CRO-PR 14.875
Dr. Márcio Cury, formado pela Universidade Federal do Paraná em 2002. Ao longo desses 22 anos, ajudamos mais de 10 mil pessoas a realizarem seu sonho e tratamento, seja para obterem mais saúde, melhor função mastigatória ou estética. Nossa equipe na Clínica Odontológica Cury é especializada em diversas áreas da Odontologia e está pronta para cuidar da sua saúde com excelência.
DIAGNÓSTICO E
TRATAMENTOS DIVERSOS
(41) 3015-0841
|
(41) 98514-7134
NOSSAS UNIDADES
- (41) 98514-7134
- contato@ortodontiacuritiba.com.br
- 08h às 18h
- Estacionamento próprio
- Rua Tibagi, 294, CJ. 1001 e 1002 - Centro (Próximo ao teatro Guaíra) Curitiba/PR