Odontopediatria em Curitiba, quando devo começar a levar meu filho ao dentista?

  • Cury Clínica Odontológica
  • 31/10/2023
  • Odontopediatria

Há tempos se fala sobre a importância de iniciar os cuidados com a saúde bucal desde a infância, não é mesmo? Apesar de ser um conhecimento difundido, muitas pessoas ainda não adotam esses cuidados na prática.

Pensando em esclarecer a relevância da odontopediatria e seus benefícios, a seguir, detalhamos a necessidade desses cuidados odontológicos na infância, apresentando informações cruciais para sua compreensão.

Cuidados odontológicos desde a infância

Primeiramente, é necessário saber que os cuidados odontológicos na infância devem ser realizados por um dentista pediátrico, ou seja, aquele profissional especialista em tratar bebês, crianças, adolescentes e gestantes.

Para garantir uma boa saúde bucal à criança, esses profissionais especialistas cuidam dos dentes de leite, realizam os tratamentos necessários, ensinam hábitos adequados de higiene bucal à criança, orientam os pais e prestam assistência complementar.

Levar um bebê ao dentista pode parecer demais, mas é essencial. Afinal, a introdução alimentar também começa nesse período. Os dentes começarão a entrar em contato com alimentos sólidos, o que pode fazer com que o esmalte fique manchado.

Consequentemente, também começa a ocorrer o acúmulo de placa bacteriana, além dos problemas gengivais e cáries. Por isso, já nessa idade, é preciso começar a levar as crianças ao odontopediatra, o que trará benefícios de diversas maneiras.

Benefícios e importância

Entre os principais benefícios dos cuidados odontológicos desde a infância estão:

1. Estabelecimento de hábitos

Ao estabelecer hábitos relacionados aos cuidados odontológicos desde a infância será mais fácil prevenir problemas e administrar tratamentos quando necessário, pois a criança já estará acostumada com o ambiente de consultório e com os profissionais. Na odontologia, esse processo é conhecido como condicionamento.

Além disso, cria-se um vínculo de amizade e confiança com o dentista, o que permite eliminar a insegurança e o medo que os pequenos tendem a sentir durante as consultas. Isso se reflete na vida adulta, porque os idosos também cultivam essa insegurança.

pai ensinando à sua filha como escovar os dentes

2. Evita-se problemas dentários

É verdade o que dizem: a prevenção é o melhor remédio. Ao proporcionar às crianças esse cuidado e proteção desde cedo, é possível prevenir diversos problemas de saúde bucal.

As consultas precoces não apenas abordam problemas comuns, como cáries e gengivite, mas também permitem a análise de questões mais complexas e o acompanhamento do desenvolvimento infantil.

Portanto, se os dentes estiverem apresentando sinais de má oclusão, se houver impacto, ou qualquer outro fator, isso pode ser diagnosticado precocemente e o dentista tem a chance de iniciar o tratamento e realizar as intervenções o mais rápido possível, evitando maiores complicações.

3. Conscientização e educação 

Os hábitos individuais têm um papel importante na prevenção de problemas dentários. Por isso, é essencial cultivar boas práticas de nutrição e limpeza. Quando uma criança entende a necessidade de manter uma higiene bucal adequada, ela desenvolve hábitos saudáveis ??e fica menos reticente à medida que envelhece.

Um odontopediatra auxilia os pais nesse processo de ensinar aos filhos a posição adequada das mãos, movimentos, técnicas de escovação, técnicas de uso do fio dental e outras medidas de segurança necessárias.

Assim, a criança aprende a cuidar dos dentes por conta própria, começando com a orientação dos pais e gradualmente tornando-se independente, mantendo esse hábito e praticando uma higiene adequada para prevenir problemas.

Benefícios de encontrar uma odontopediatra em Curitiba para garantir um desenvolvimento oral mais saudável

Encontrar um dentista pediátrico traz diversos benefícios, já que ele desempenha várias funções cruciais durante a fase de desenvolvimento da criança. Algumas das vantagens fundamentais incluem: utilizar monitoramento preventivo para identificar problemas precocemente; ensinar práticas saudáveis de higiene bucal desde cedo; reduzir as preocupações e incertezas dos pais; solucionar questões de forma prática, possibilitando que a criança cresça com um belo sorriso.

Podemos citar mais 3 principais vantagens, que são:

1. Preventivo

É comum que algumas pessoas acreditem na inutilidade de consultar um odontopediatra antes do nascimento dos primeiros dentes do filho. No entanto, é crucial que os pais recebam orientações a tempo de implementá-las, prevenindo uma série de problemas. Essas recomendações incluem técnicas apropriadas de limpeza, escolha de pasta de dente adequada, orientação sobre a mastigação correta e alerta sobre o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar.

Para procurar doenças e anomalias, o especialista também examina a língua e as gengivas. Em essência, ele determinará se está tudo em ordem para os dentes de leite nascerem. Em certas situações, o flúor também pode ser aplicado para impedir a cárie dentária da mamadeira, que é resultado do consumo de bebidas açucaradas, como leite e suco de frutas.

2. Identificação imediata

Além de fazer radiografias e exames de imagem e escaneamento, o odontopediatra pode examinar a língua, as gengivas e o crescimento craniofacial. Essas técnicas permitem ao dentista prever uma variedade de problemas de saúde bucal, incluindo respiração bucal, assimetrias, bruxismo, má oclusão e anormalidades da mandíbula.

menina tendo seus dentes avaliados por um odontopediatra

É evidente a importância de levar as crianças precocemente e com frequência ao odontopediatra para garantir tratamento e intervenção precoces quando necessário, dada a forte correlação entre o diagnóstico precoce e um prognóstico favorável.

3. Especialistas em suas áreas

Os profissionais da área de odontopediatria estão continuamente em busca de novas atualizações, por isso estão sempre atentos aos últimos desenvolvimentos na área. Eles também são ensinados a ajudar as crianças usando métodos feitos especialmente para elas, porque as crianças precisam de um tipo de abordagem diferente da dos adultos.

É muito importante que você encontre este profissional pertinho de você, em Curitiba mesmo. Afinal, para manter um acompanhamento com bons profissionais, é preciso estar próximo.

Como os cuidados precoces podem prevenir problemas futuros

Quanto mais cedo se cuida da saúde bucal infantil, menos problemas a criança terá ao longo da vida. Isso porque com os cuidados frequentes vai ser possível tratar problemas que possam surgir, evitando que eles se tornem maiores e irreversíveis. Sendo assim, se a sua criança já desenvolveu os dentes, inicie as visitas frequentes ao odontopediatra.

Como a Cury Clínica Odontológica pode auxiliar nesse processo?

Nossos profissionais especializados vão ajudar o seu filho a crescer com uma saúde bucal de qualidade. O Dr. Marcio Cury, especialista em Ortodontia e Ortopedia, Pós Graduado em Ortopedia Funcional dos Maxilares e o Dr. Paulo Ricardo, especialista em Odontopediatria.  Por isso, entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta!

Dr. Marcio Gulin Cury
CRO-PR 14.875

Dr. Márcio Cury, formado pela Universidade Federal do Paraná em 2002. Ao longo desses 22 anos, ajudamos mais de 10 mil pessoas a realizarem seu sonho e tratamento, seja para obterem mais saúde, melhor função mastigatória ou estética. Nossa equipe na Clínica Odontológica Cury é especializada em diversas áreas da Odontologia e está pronta para cuidar da sua saúde com excelência.

DIAGNÓSTICO E
TRATAMENTOS DIVERSOS

(41) 3015-0841

|

(41) 98514-7134

NOSSAS UNIDADES

  • (41) 98514-7134
  • contato@ortodontiacuritiba.com.br
  • 08h às 18h
  • Estacionamento próprio
  • Rua Tibagi, 294, CJ. 1001 e 1002 - Centro (Próximo ao teatro Guaíra) Curitiba/PR