Motivos para usar fio dental

• 21/10/2014

Todos já ouviram falar sobre a importância de passar fio dental diariamente. Existem algumas áreas, principalmente as mais próximas à gengiva, que a escovação não consegue alcançar. Sem o uso do fio dental, a placa bacteriana aumenta sua atuação e pode causar a gengivite, que é uma inflamação na gengiva. Em estágios avançados, pode levar à periodontite, uma doença que não prejudica somente a saúde bucal.

Conheça algumas das principais consequências das doenças da gengiva, muitas vezes causadas pela falta de uma higienização dental completa:

• Previne a gengivite e o mau hálito: Entre outros danos, a gengivite e a periodontite causam o mau hálito, muitas vezes intenso.
  • Prevenção do câncer bucal: Sem o uso do fio dental, a placa bacteriana se prolifera a partir dos locais que não foram alcançados na escovação. Conforme a ação das bactérias aumenta, a entrada de agentes cancerígenos é facilitada.
  • Prevenção de problemas pulmonares: Por meio da própria respiração ou da entrada de bactérias bucais na corrente sanguínea, estas podem causar problemas pulmonares e respiratórios, principalmente quando o paciente está com a imunidade baixa.
  • Prevenção de problemas cardíacos: Sendo um processo inflamatório, a periodontite afeta não só a gengiva, como também os vasos sanguíneos, podendo inclusive contribuir para um infarto.
  • Gravidez segura: Como já mencionado, problemas como a periodontite afetam os vasos sanguíneos. No caso de gestantes, as bactérias da periodontite podem chegar até a placenta, prejudicando a gravidez e podendo causar o nascimento prematuro do bebê.
  • Controle do diabetes: Muitas vezes, a periodontite é uma complicação clínica do diabetes. Trata-se de um círculo vicioso, em que a periodontite aumenta a resistência do organismo à insulina, e os níveis elevados de glicose dificultam a recuperação dos tecidos gengivais.

Por essas razões, uma higiene bucal completa, com o uso de fio dental, é essencial para a saúde. Veja agora como usar o fio da maneira ideal:Como utilizar o fio dental

• Pegue em torno de 40 cm de fio, enrolando as pontas nos dedos médios e deixando um espaço de cerca de 10 cm entre eles;
  • Segure o fio com as duas mãos, deslizando-o cuidadosamente entre os dentes;
  • Conforme mostra a imagem, passe o fio ao redor de cada dente, indo também um pouco além da junção entre o dente e a gengiva, mas com cuidado para não machucá-la;
  • É importante utilizar uma parte diferente do fio para cada dente.

Além desses cuidados simples, lembre-se também das consultas regulares ao dentista.