Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Endocardite bacteriana e Odontologia: faça o seu check-up preventivo odontológico

  • Prevenção
  • 03/10/2023
  • Cury Clínica Odontológica

homem com endocardite bacteriana com a mão sobre o peito

Você já deve ter ouvido por aí que o sorriso é o nosso cartão postal, não é? E essa é uma das verdades na qual nós, que fazemos a Cury Clínica Odontológica, acreditamos. A outra verdade que nos guia é, sem dúvidas, que um sorriso bonito é, antes de qualquer outra coisa, um sorriso saudável.

Mas isso não significa que a estética de um sorriso bonito, branquinho e alinhado não importe. Na verdade, importa bastante. No entanto, antes de priorizar esses cuidados estéticos, é preciso checar se a saúde dos seus dentes está em dia.

Dessa forma, durante nossa primeira consulta ouvimos suas queixas – que podem ser apenas estéticas ou não - e analisamos como está a saúde do seu sorriso, por meio de exames clínicos e de imagem.

Muitas pessoas não sabem nem conseguem compreender com facilidade que o dente é um órgão do nosso corpo, assim como qualquer outro. Por isso, deve-se ter cuidado e a devida atenção, especialmente se o objetivo é se manter saudável. E é sobre saúde bucal que a gente quer conversar a seguir.

Você já ouviu falar em Endocardite Bacteriana? Se ainda não, nós te explicamos tudo neste artigo. 

O que é a Endocardite Bacteriana?

Este é um termo desconhecido para muitas pessoas, principalmente porque não é tão comum ver comentários acerca dele. Mas a gente te explica o que é e como evitá-la.

A Endocardite Bacteriana é uma doença sistêmica que afeta as válvulas cardíacas do coração. Isto é, a endocardite é provocada por uma contaminação bacteriana, que infecciona as estruturas internas do coração.

Dessa forma, a endocardite surge quando as bactérias passam a circular na corrente sanguínea e, por fim, conseguem se alojar na região do miocárdio (o coração). No entanto, é preciso ressaltar que ela não começa já no sangue e vai direto para o coração. Na verdade, esta infecção começa pela boca e, em casos mais graves, pode levar o paciente a óbito, quando não há a intervenção adequada em tempo hábil.

Para entender como acontece e os motivos da odontologia ter um papel fundamental na prevenção, continue a leitura.

Qual a relação da Endocardite Bacteriana com a saúde bucal?

Como você leu anteriormente, a endocardite bacteriana começa pela boca e chega à parte interna do coração. E por isso, ela tem ligação direta com a sua saúde bucal, pois a principal causa desta doença sistêmica é a ausência de higiene bucal ou a sua precarização.

Quando o indivíduo não mantém os cuidados básicos com a higiene bucal ou negligencia por muito tempo, como não ir ao dentista regularmente para checar como está a integridade do seu sorriso, acontece o acúmulo de bactérias na região, que vão se proliferando cada vez mais por conta da diversidade da microbiota bucal, até que contaminem outras regiões, como é o caso do coração.

mulher em uma consulta de rotina com sua dentista

Por isso, a endocardite bacteriana tem relação direta com a saúde bucal, de forma que os cuidados básicos e diários com o sorriso podem evitar muitas doenças, dentre elas a endocardite.

Quais são as medidas preventivas que você pode ter para reduzir os riscos?

Como a endocardite bacteriana tem origem principalmente na boca e se espalha pela corrente sanguínea, uma das melhores formas de evitar esse quadro é mantendo a higiene bucal em dia, além de visitas periódicas ao dentista para realizar o check-up preventivo odontológico.

Caso o quadro de alguma infecção na cavidade oral já tenha sido iniciado e esteja nos primeiros estágios, o tratamento e a prescrição de antibiótico supervisionado pelo seu dentista já deve auxiliar de fato para uma melhoria no quadro clínico.

Além disso, é importante evitar piercings e tatuagens na região, para que não tenha uma porta de entrada direta para as bactérias, afinal de contas, é uma região sensível e que pode ter fácil interferência do ambiente externo.

Quais são os principais sintomas e formas de tratamento da endocardite bacteriana?

A endocardite bacteriana, antes de evoluir para um quadro mais grave, apresenta sinais que não devem ser ignorados. Neste caso, os mais comuns tendem a ser febre e calafrios. Todavia, há alguns que são mais específicos que podem indicar a necessidade de visitar o especialista, que são: falta de ar, perda do apetite, suores noturnos, dores pelo corpo e muito mais.

Sempre procure o auxílio de um profissional, visto que a taxa de mortalidade em casos evoluídos e mais graves chega a 30%.

Saúde bucal não é brincadeira e merece sua atenção. Com o diagnóstico realizado logo no início da doença, o tratamento é mais tranquilo, pois o antibiótico é ministrado de forma venosa (na veia).

Nos casos mais graves, o procedimento é outro, mais detalhado e invasivo, de acordo com o estágio da doença.

Por que fazer o Check-up Preventivo Odontológico?

Ao contrário do que muitos pensam, o check-up é uma das etapas mais importantes para a manutenção da sua saúde bucal. Através de um exame de alta tecnologia de imagens por microscopia, escaneamento, e radiografias específicas trazido pela equipe da Cury Clínica Odontológica, que também chamamos de check-up odontológico, o profissional especializado analisa como está a sua saúde bucal, o processo necessário para intervenção e te apresenta o plano de tratamento para o seu caso – que pode ser de cárie, tratamento gengival, canal, etc.

Agende a sua consulta e venha conhecer o nosso Check Up Preventivo. 

É preciso ter em mente que quando se tem esse cuidado de ir ao dentista a cada seis meses, evita-se muitas doenças bucais, que podem evoluir para a necessidade de tratamentos mais sérios, invasivos e demorados.

Como a Ortodontia Curitiba pode auxiliar nesse processo

Quando se trata de cuidar da sua saúde bucal, a Cury Clínica Odontológica está à disposição para ajudar. Contamos com uma equipe de profissionais dedicados a cuidar da sua saúde bucal e aperfeiçoar o seu sorriso com excelência.

Nós somos especialistas em transformar sorrisos, devolvendo a estética e a funcionalidade da sua estética bucal. Visamos a sua saúde em primeiro lugar. Continue acessando o nosso site para saber mais.