Qual é a importância do controle odontológico preventivo de rotina?

  • Cury Clínica Odontológica
  • 15/08/2023
  • Prevenção

dentista segurando uma caneta de alta rotação e sorrindo

Os cuidados com a saúde bucal são extremamente necessários para manter a estética e funcionalidade do seu sorriso. Afinal de contas, o corpo humano está todo interligado e a sua saúde geral também depende de como você cuida da sua boca. Por isso, os dentistas sempre frisam a importância de realizar as consultas odontológicas regularmente, no mínimo a cada seis meses.  

Sabendo disso, a Cury Clínica Odontológica quer reforçar a importância dos cuidados preventivos e como eles podem impactar a saúde do seu sorriso, através do controle odontológico preventivo. Acompanhe a leitura.  

O que é o controle odontológico? 

Entende-se por controle o ato de acompanhar e tomar nota de algo. E não seria diferente quando utilizamos este termo na Odontologia. Isso porque a saúde bucal precisa de prevenção, assim como as outras áreas do corpo. Por isso, o controle odontológico torna-se essencial para evitar e prevenir problemas bucais mais sérios.  

A supervisão odontológica deve ser feita sempre no consultório do seu dentista, a fim de manter a saúde dos seus dentes em dia. Durante essas consultas regulares, acontecem os exames clínicos e de imagem para que se planeje o melhor tratamento para o seu caso, sempre respeitando as particularidades de cada sorriso. 

Dessa forma, a cada visita, o dentista responsável pelo seu sorriso consegue realizar anotações e anexar os exames feitos e criar um controle odontológico preventivo de rotina necessário. Esse cuidado ocorre devido às frequentes idas às consultas (a cada seis meses), para realizar as manutenções necessárias e manter em dia a sua saúde. 

mulher com a boca aberta para que o dentista possa tratar seu dente

Por isso, as visitas regulares são tão importantes, pois além de fornecer informações o suficiente para o dentista, a intervenção – quando necessária –, consegue ser mais efetiva e incisiva, sem provocar o avanço do problema. 

Sendo assim, todos os dentistas de excelência consideram que o controle odontológico preventivo é caracterizado como um investimento a longo prazo, uma vez que a detecção precoce e o tratamento de problemas bucais menores são bem mais econômicos do que a realização de procedimentos mais complexos no futuro. Visto que, em relação à saúde bucal, entende-se que a evolução do problema, além de acarretar em danos severos no futuro, também tende a ter um custo muito mais elevado para o seu bolso.  

O que é feito para realizar esse controle odontológico preventivo? 

Para que os parâmetros sejam os mesmos no controle odontológico, nas consultas, são realizadas algumas sequências semelhantes para que se tenha um acompanhamento adequado. 

Por isso, aqui na Cury Clínica Odontológica, nós mantemos um padrão durante os atendimentos dos nossos pacientes. Sendo assim, para prevenir problemas bucais no controle odontológico de rotina, nós realizamos: 

  1. Exames clínicos completos, que examinam não só a saúde dos dentes, mas toda a estrutura que mantém o seu sorriso, como a ATM, gengiva e pescoço. O todo é importante e nós levamos em consideração!  
  1. Exames clínicos, utilizando um check-up odontológico através de imagens panorâmicas e radiografias bucais. Na odontologia, quando se enxerga melhor, é possível estipular e planejar um tratamento muito mais preciso e específico para o seu caso. Além de conseguir detectar com uma facilidade maior problemas que são internos, como a necessidade de um tratamento de canal, por exemplo. 
  1. Realização da profilaxia profissional, feita em consultório odontológico, a fim de preservar e manter a saúde dos seus dentes em dia. É preciso retirar o acúmulo da placa bacteriana, que pode trazer malefícios para o seu sorriso, como atingir a gengiva, provocando uma gengivite e até mesmo uma periodontite. É preciso ter cuidado! 
  1. Reeducação do paciente para realizar uma limpeza dentária eficiente e que traga resultados, afinal, a higiene bucal é a base diária dos cuidados com o sorriso. Por isso, é necessário que seja sempre bem feita.  

Esse processo é feito e refeito sempre que houver a necessidade de avaliar como está sua saúde bucal ou planejar o próximo tratamento, em especial, estético. Vale ressaltar que, antes da estética, vem a funcionalidade do seu sorriso.  

A prevenção é sua maior aliada! Entenda os benefícios do controle odontológico preventivo  

Pode parecer exaustivo passar por todo esse processo de forma rotineira, mas a gente te garante que não é. São apenas alguns minutos na cadeira do dentista, mas que te proporcionam um sorriso saudável e bonito por muito mais tempo. E, acredite quando a gente te diz que: o controle odontológico preventivo de rotina regular traz benefícios para além da estética de um sorriso agradável. 

dentistas realizando procedimento odontológico em uma mulher

Na verdade, com o controle odontológico preventivo regular é possível realizar a identificação precoce de problemas bucais como cáries, doenças gengivais e lesões orais logo no seu começo, sendo assim, possibilita um tratamento mais simples e eficaz. 

Quando esse controle não acontece da forma correta ou não é feito de maneira nenhuma, a probabilidade é que as pessoas só procurem um dentista quando aparecem alguns sinais, como a dor e/ou incômodo, diferença de cores, sangramentos, etc.  

Além disso, a gente acha importantíssimo ressaltar que sentir dor não é algo normal, por mais que seja um sintoma comum, mas que quando chega neste estágio é muito provável que o caso já esteja mais avançado, exigindo um tratamento mais invasivo e detalhado. Por isso,  prevenção é tudo! 

Quais os principais diferenciais que a Cury Clínica Odontológica oferece aos seus pacientes? 

Já pensou em cuidar do seu sorriso em uma clínica odontológica que possui uma equipe de profissionais especializados e equipamentos de última geração como um scanner intra oral? Essa é a Cury Clínica Odontológica! Dentistas experientes na área, salas equipadas e extremamente tecnológicas para que o seu atendimento seja de ponta.  

Faça o seu controle odontológico preventivo conosco. Agende sua consulta com algum dos nossos profissionais e tenha o sorriso que sempre desejou, sem comprometer a sua saúde bucal. De sorriso saudável, a Cury Clínica Odontológica entende! Entre em contato.

Dr. Marcio Gulin Cury
CRO-PR 14.875

Dr. Márcio Cury, formado pela Universidade Federal do Paraná em 2002. Ao longo desses 22 anos, ajudamos mais de 10 mil pessoas a realizarem seu sonho e tratamento, seja para obterem mais saúde, melhor função mastigatória ou estética. Nossa equipe na Clínica Odontológica Cury é especializada em diversas áreas da Odontologia e está pronta para cuidar da sua saúde com excelência.

DIAGNÓSTICO E
TRATAMENTOS DIVERSOS

(41) 3015-0841

|

(41) 98514-7134

NOSSAS UNIDADES

  • (41) 98514-7134
  • contato@ortodontiacuritiba.com.br
  • 08h às 18h
  • Estacionamento próprio
  • Rua Tibagi, 294, CJ. 1001 e 1002 - Centro (Próximo ao teatro Guaíra) Curitiba/PR