Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Lentes de contato dental exigem manutenção?

  • Odontologia Estética
  • 17/01/2023
  • Cury Clínica Odontológica

A busca pelo sorriso dos sonhos trouxe um aumento nas buscas por procedimentos odontológicos que facilitam esse sonho, de forma rápida e segura, como é o caso das lentes de contato dental, que promovem alterações no formato, tamanho e tonalidade dos dentes.

É natural que existam dentes que apresentam desarmonia ou assimetria, devido a inúmeros fatores durante o crescimento e formação da arcada dentária, seja por questões do uso de chupeta quando criança, medicamentos ou até mesmo descuido com a higienização.

Esses fatores podem provocar um sorriso esteticamente ruim e, consequentemente, baixar a autoestima do indivíduo. Felizmente, com a evolução dos procedimentos odontológicos, é possível corrigir essas imperfeições. Por isso as lentes de contato têm sido bastante utilizadas, principalmente por ser um procedimento prático.

Esse tipo de procedimento já é bastante conhecido, principalmente com a quantidade de famosos e influenciadores que se renderam às lentes, trazendo esse estímulo e procura também ao público que os acompanha. As lentes são colocadas sem tanta demora, preocupação e desconforto, como acontece com o uso contínuo de aparelhos ortodônticos. Mas nem por isso deixam de necessitar de manutenção e acompanhamento.

Por ser um material resistente, como resinas e porcelana, muitos pacientes acham que não necessitam de acompanhamento ou manutenção. É preciso consultar regularmente o dentista para garantir que as lentes estejam sempre em perfeitas condições, sem chance de deslocamento, quebra, ou qualquer problema que possa comprometer o sorriso ou a sua saúde bucal.

mulher em consulta no dentista pra manutenção de suas lentes de contato dental

Pensando na importância de alertar sobre a necessidade da manutenção das lentes de contato e os cuidados para manter a saúde e a estética do seu sorriso em dia, preparamos esse artigo para você. Acompanhe a leitura.

O que são lentes de contato dental?

Um dos procedimentos mais em alta para trazer assimetria e coloração aos dentes, as lentes de contato dentais são facetas super ou ultrafinas que são colocadas sobre a superfície do dente. Feitas com resina ou porcelana, possuem variações de tonalidade, da mais natural à mais clarinha, deixando o sorriso esteticamente mais bonito e mais saudável. 

É um procedimento estético que vem ganhando o gosto da maioria das pessoas, sobretudo em artistas, influenciadores e etc., fazendo com que o público que os acompanha tenha interesse por um sorriso bonito e bem alinhado

Esse é um procedimento realizado apenas em consultórios odontológicos, com o acompanhamento e avaliação de um profissional que, de acordo com o seu desejo e suas condições financeiras, apresentará o melhor material para as lentes de contato, proporcionando um sorriso dos sonhos, alinhado a uma boca saudável.

O uso das lentes traz inúmeros benefícios, como, por exemplo, o fechamento de espaços entre os dentes, trazendo alinhamento para o seu sorriso; melhor coloração dos dentes, proporcionando um sorriso iluminado; melhora na autoestima e autoconfiança das pessoas, tendo em vista que o sorriso faz parte da nossa comunicação; implantação segura e não invasiva; além de maior durabilidade do seu sorriso, tendo em vista que as lentes de contato dental podem durar entre 10 a 15 anos, desde que se mantenha o cuidado e a manutenção em dia.

Como funciona o processo de manutenção das lentes de contato dental?

Como vimos anteriormente, as lentes de contato dental possuem inúmeros benefícios, entre eles, a alta durabilidade, podendo se manter em bom estado por anos, desde que a manutenção seja realizada dentro das determinações do seu dentista.

A manutenção nada mais é do que consultas de rotina para avaliar a colocação das lentes e se houve algum deterioramento do material; além de averiguar a presença ou não de tártaro nas margens das lentes e infiltrações, para evitar o comprometimento da saúde bucal, tanto do material quanto do sorriso do paciente.

A partir dessa avaliação, o dentista pode realizar uma limpeza, recolocação, ou apenas agendar o período da nova manutenção.

De quanto em quanto tempo é necessário realizar a manutenção?

Inicialmente, o intervalo de visita ao dentista é menor, tendo em vista que o procedimento foi realizado a pouco tempo e o paciente precisa de um acompanhamento maior para entender quais cuidados deve tomar na hora de ingerir determinados alimentos rígidos e etc. Depois, é possível realizar as consultas de manutenção a cada seis meses ou um ano, sempre de acordo com a orientação do seu dentista.

Qual a durabilidade?

A dúvida sobre a durabilidade de um tratamento é comum, pois se trata de um investimento que o paciente está fazendo e precisa saber o tempo de rendimento desse investimento. Bem, as lentes de contato dental são tratamentos de longo prazo e possuem durabilidade mínima de 10 anos a 15 anos, desde que a manutenção seja realizada em dia, de acordo com as solicitações do profissional.  Quanto melhor for o cuidado do paciente no dia a dia, mais tempo o material permanece em bom estado.

Existem dicas para garantir a qualidade do material a longo prazo?

mulher escovando os dentes

Como mencionado, é preciso consultar regularmente o dentista para garantir que as lentes estejam sempre em perfeitas condições, sem chance de deslocamento ou qualquer problema que possa comprometer a sua saúde bucal.

As dicas para manter a qualidade do material são:

  •  Manter as idas ao dentista;
  • Realizar escovação após as refeições;
  • Tratar o bruxismo, para evitar desgaste nas lentes;
  • Não mastigar alimentos muito duros ou roer unhas;
  • Evitar bebidas com corantes.

Seguindo essas dicas, você prolongará a durabilidade das suas lentes de contato dental.

Quais os problemas que a lente de contato dental pode solucionar?

As lentes de contato dental são indicadas para corrigir problemas pontuais, que estão relacionados à estética do sorriso, como:

  • Correção de tonalidade amarelada e manchas nos dentes naturais;
  • Correção de dentes desgastados, fraturados e lascados, bem como o espaço entre os dentes, melhorando a assimetria do sorriso;
  • Autoconfiança do paciente, que se sentirá mais tranquilo ao sorrir e se comunicar com outras pessoas.

Como a Cury Clínica Odontológica pode auxiliar?

Garantir a segurança de sorrir e renovar a autoestima dos clientes é o nosso objetivo. Aqui, na Cury Clínica Odontológica, oferecemos aplicação de lentes de contato dental em resina e porcelana, utilizando materiais de máxima qualidade e com valores que cabem no seu bolso.

Entre em contato com a Cury Clínica Odontológica, faça já a sua avaliação e conquiste o sorriso dos seus sonhos.