Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Como o Invisalign funciona para aliviar dor de cabeça e bruxismo?

  • Prevenção
  • 04/05/2022
  • Cury Clínica Odontológica

O campo da Odontologia tem sido uma das áreas da saúde que mais tem evoluído ultimamente. Isso se reflete em tratamentos avançados que têm chamado a atenção da população em geral, que tem buscado por procedimentos que melhoram determinada condição.

Um exemplo desta dinâmica é a questão da adequação do alinhamento dos dentes e da correção da mordida, que pode ser visto a partir da relação do Invisalign® e bruxismo.

O bruxismo, condição médica bastante comum — afeta cerca de 40% dos brasileiros —, pode trazer adversidades à saúde bucal do paciente, que podem ir além de uma má noite de sono. Ela pode reverberar, também, em questões estéticas, além de promover prejuízos a longo prazo, prejudicando a qualidade de vida de quem está nesta posição vulnerável.

É por isso que o blog Cury Clínica Odontológica preparou este artigo, que comenta sobre como o Invisalign pode atuar para aliviar alguns dos sintomas do bruxismo, como é o caso da dor de cabeça. Continue a leitura e conheça mais sobre o tema!

O que é o bruxismo?

Trata-se de uma condição entendida como uma desordem funcional cuja característica principal é o hábito de ranger ou apertar os dentes, sendo que o paciente experimenta tais hábitos durante o sono, podendo também acontecer durante o dia. Geralmente acontece de forma involuntária, isto é, sem que a pessoa perceba, contudo, seus efeitos podem ser notados ao longo do tempo.

O bruxismo pode provocar dor de cabeça, no pescoço e na face além de, claro, causar um profundo desgaste dos dentes devido à aplicação da força ao ato de ranger e/ou apertar os dentes. Com isso, tem-se o amolecimento da dentição e, em quadros mais graves, problemas ósseos, gengivais e na articulação da mandíbula (articulação temporomandibular ou ATM). 

menina com bruxismo com problemas para dormir

Quais os sinais do bruxismo?

  • Desgaste dos dentes;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Aumento da sensibilidade dentária;
  • Dores na face (muscular);
  • Dor/incômodo na articulação mandibular (ATM); e
  • Quebras frequentes de dentes e restaurações.

Agora a boa notícia: Em muitos casos o Bruxismo tem tratamento!

Invisalign®: a evolução dos aparelhos ortodônticos

O Invisalign® é um aparelho ortodôntico que, confortável e discretamente, procura (re)alinhar adequadamente os dentes. Sua principal característica é que ele é transparente e pode ser removido pelo próprio paciente, sempre que necessário.

Uma das principais vantagens deste aparelho é que a rotina de quem o utiliza praticamente não muda. Isso porque, ao mesmo tempo que o tratamento reposiciona os dentes, ele confere liberdade ao paciente, que pode sorrir tranquilamente, seja no trabalho, em momentos de lazer ou no ambiente de trabalho.

Afinal, como o Invisalign® pode aliviar a dor de cabeça e bruxismo?

O bruxismo não é resultado do mau posicionamento dos dentes. No entanto, uma de suas principais consequências, além das dores experimentadas pelo indivíduo, é o desgaste dos dentes.

Como uma forma de evitar tais sintomas, pacientes desta condição procuram utilizar uma placa de acrílico, o que seria praticamente impossível caso o paciente estivesse realizando um tratamento ortodôntico com aparelhos convencionais (braquetes). Isso porque os dentes vão mudando de posição com o passar do tempo, e tal placa acaba não se adaptando durante a movimentação.

É aqui que o Invisalign® entra na história, pois o paciente consegue evitar o ranger de seus dentes durante todo o tratamento ortodôntico. O que acontece é que este aparelho possui uma superfície que envolve os dentes, sejam eles inferiores ou superiores, conferindo maior proteção. Desse modo, o aparelho, à mesma medida que realiza o reposicionamento dentário, impede o desgaste dos dentes.

É importante comentar aqui que é necessária uma opinião e avaliação do profissional especializado no assunto, que saberá recomendar o melhor e mais adequado tratamento para o bruxismo conforme os danos já causados.

Aliviando os sintomas do bruxismo enquanto alinha os dentes

O tratamento ortodôntico para alinhamento dos dentes é escolhido muito mais de acordo com a maloclusão (o conjunto de falhas nos dentes que causa a deformação) do que com a presença de uma determinada parafunção (o bruxismo, por exemplo).

Entretanto, neste cenário do bruxismo, a escolha do Invisalign® para a correção dentária apresenta algumas vantagens, pois provoca menos quebra nem atrasa o tratamento ortodôntico. Isso porque, enquanto o ranger dos dentes provocado pelo bruxismo pode quebrar o aparelho fixo, com os alinhadores invisíveis, isso não acontece.

Lembrando que pode ser necessário um tratamento prévio de disfunção para tratar o problema, especialmente em paciente com sintomas, desgastes etc., antes da Ortodontia. Assim, além de evitar o desgaste dos dentes, o paciente pode deixar de sofrer com as dores de cabeça, pescoço e rosto provocadas pela condição médica

Portanto, se você está pensando em optar por algum aparelho ortodôntico para alinhar seus dentes e sofre com o bruxismo, o Invisalign® pode ser sua solução. Entre em contato conosco e agende já uma consulta!

Fonte(s): 

VS Ortodontia, Trindade Odontologia e Odonto Condé.