Conheça os motivos para perda óssea dentária

• 01/08/2023
  • Cury Clínica Odontológica

raio-x e um molde de uma arcada dentária

Com uma intensa rotina de trabalho, a alta demanda de funcionalidades diárias e o pós-pandemia, o estresse tem sido um companheiro bastante presente no cotidiano do brasileiro, gerando problemas que afetam não só a sua saúde mental, como também sua saúde física.

Quem sofre de estresse percebe que o corpo começa a apresentar sinais como, por exemplo, a constante queda de cabelo, o enfraquecimento das unhas, dores de cabeça e até mesmo a perda óssea dentária. Sim, é isso mesmo. O descuido com a higiene dental, desenvolvimento dos dentes e maxilares e cuidados periódicos pode se somar e ocasionar perda óssea ao redor de dentes.

A nossa saúde mental também reflete na boca. Alterações causadas pelo estresse podem gerar diminuição de saliva, proliferando cáries e problemas gengivais como a periodontite. Além disso, é comum pessoas estressadas por, muitas vezes, apresentarem bruxismo noturno, prejudicando as estruturas bucais e gerando atritos e perdas dentárias.

Pensando em esclarecer quais motivos geram a perda óssea dentária, preparamos esse artigo completo, mostrando todos os cuidados e procedimentos que podem te auxiliar na melhoria do seu sorriso. Acompanhe a leitura!

O que causa a perda óssea dentária?

O descuido com a higiene bucal pode gerar inflamações no periodonto (elemento que sustenta nosso dente) e causar a perda óssea dentária. A periodontite ocorre quando temos uma infecção na gengiva. Com isso, o organismo responde reabsorvendo o osso de forma irreversível, enfraquecendo a sustentação do dente e destruindo os tecidos de suporte, levando à obrigatoriedade da extração dentária.

Entre os principais sintomas da perda óssea, estão: a infecção; apresentação de novos espaços entre os dentes; movimentação dos dentes; mordida diferente; sangramentos recorrentes durante a escovação; hipersensibilidade; e problemas estéticos, de mastigação e de fala. Trata-se de um problema grave, pois resulta na perda dos dentes.

idoso sorrindo e alguns de seus dentes estão faltando

Sabemos que a perda de um ou mais dentes pode gerar inúmeros problemas ao paciente, como:

Para evitar que essas situações aconteçam, é preciso estar atento aos cuidados bucais, principalmente em relação à escovação, uso de fio dental e limpeza regular. Isso porque esses cuidados são importantíssimos para manter a saúde dos seus dentes e evitar maiores transtornos e gastos futuros.

É possível reverter o problema?

Infelizmente, não há reversão?para a perda óssea nos dentes, pois o tecido ósseo já foi absorvido pelo organismo. Mas é possível estacionar o processo através de tratamento e técnicas de higienização. Assim, para prevenir e evitar este problema, basta realizar o cuidado diário com a sua saúde bucal

Como prevenir a perda óssea dentária?

Como mencionamos anteriormente, a higienização bucal diária (escovação + fio dental), feita ao menos 3 vezes por dia, pode prevenir inúmeros problemas, como a perda óssea.

Tratamento ortodônticos precoces são importantes para melhor desenvolver maxilares, dentes, arcadas e oclusão (mordida) e assim ajudar na melhor distribuição de cargas e funções bucais importantes como mastigação, respiração, etc.

Além disso, realizar consultas periódicas com o dentista é essencial para evitar problemas bucais, visto que o profissional avalia todos os dentes e pode realizar limpezas para evitar o acúmulo de placa bacteriana e aparecimento de tártaro.?

Para solucionar o problema de quem chegou a perder algum dente, o mercado odontológico disponibiliza o serviço de implantes dentários, que recupera o dente perdido, completando a arcada dentária do paciente e oferecendo excelentes resultados para a estética do sorriso.

O que pode prejudicar a saúde dos dentes?

Além da falta de higienização, há outros elementos que podem gerar danos à saúde bucal. Entre eles, podemos citar o tabagismo. Sabemos que o cigarro causa diversos problemas para a saúde, afetando gravemente os dentes e a gengiva dos usuários, gerando mau hálito, manchas na esmaltação, periodontia e diminuição sanguínea nos tecidos da gengiva, ocasionando a perda óssea.

homem mostrando dentes muito amarelos e sujos

Então, se você é fumante, redobre os cuidados com sua saúde bucal. Além de substâncias nocivas à saúde, como a nicotina, o impacto do cigarro nos dentes também podem resultar em danos aos ossos bucais, levando à perda óssea.

Pancadas fortes, quedas que danifiquem ou provoquem muita dor ao indivíduo, necessitam de serem avaliadas posteriormente por um dentista. Esse tipo de trauma atinge a estrutura óssea do paciente e ocasiona danos internos e que muitas vezes não podem ser vistos sem a ajuda de um raio-x dentário. Por isso, procure e mantenha o seu dentista informado de tudo o que estiver relacionado aos seus dentes.

Quais tratamentos utilizados?

Atualmente, existem alguns tratamentos para garantir a vivacidade e funcionalidade da boca em casos de perda óssea dentária. Em algumas situações, os dentistas prescrevem?antibióticos para evitar a evolução da doença. Assim como orientações em relação à escovação e cuidados diários.

Tratamentos ortopédicos, ortodônticos e outros tratamentos melhoram as funções dos dentes, ossos maxilares, articulações, etc.

Em casos mais graves, é necessária a realização de?intervenções cirúrgicas, a exemplo dos enxertos e implantes.?Através dos implantes, por exemplo, é possível restituir as funções dos dentes naturais, melhorando a mastigação, a fala e a estética do sorriso do paciente, evitando outros problemas causados pela mordida desalinhada e devolvendo a beleza estética.

Além disso, os implantes dentários também auxiliam na autoestima do paciente, que pode voltar a sorrir e se comunicar sem preocupações ou desconfortos em relação ao seu sorriso. Mas eles só são indicados após uma avaliação da saúde da gengiva do paciente, para que haja aceitação e sustentabilidade do implante.

Procure um profissional

Se você apresenta algum dos sintomas mencionados aqui, procure um consultório odontológico e faça uma avaliação da sua saúde bucal e estrutura óssea dentária. A melhor maneira de evitar qualquer doença é a prevenção.

Aqui na Cury Clínica Odontológica oferecemos todos os procedimentos odontológicos para garantir a sua saúde bucal. Entre em contato.