Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Conheça a profilaxia da Cury Clínica Odontológica

  • Prevenção
  • 15/11/2022
  • Cury Clínica Odontológica

Um sorriso bonito vai muito além da estética, ele está relacionado com uma boa saúde bucal. O cuidado diário na escovação e no uso do fio dental são fundamentais para manter essa saúde em dia. No entanto, esses cuidados podem não garantir uma proteção completa, necessitando de procedimentos que ampliem essa proteção e corrijam qualquer problema existente no dente, como é o caso da profilaxia dentária.

Indicada duas vezes ao ano, esse procedimento garante que os seus dentes fiquem ainda mais protegidos, prevenindo contra a placa bacteriana, inflamações e doenças. Se você ainda não conhece esse procedimento, acompanhe a leitura do artigo de hoje e saiba como melhorar a sua saúde bucal.

O que é a profilaxia dental e como ela é feita?

Como mencionado, a profilaxia dentária se trata de uma limpeza mais especializada, realizada por um dentista especialista na área, que remove os acúmulos de biofilme, substância que causa a placa bacteriana, tártaro, remove manchas e inspeciona possíveis problemas bucais como cáries, gengivite, etc. Apesar da escovação diária e do uso do fio dental, essa substância não consegue ser removida totalmente, sendo necessária a realização da limpeza. O procedimento é realizado facilmente e de forma indolor. Ele funciona da seguinte forma: 

Após passar por uma avaliação com o nosso dentista – caso seja necessário a realização do procedimento – o paciente é encaminhado para o nosso especialista e inicia o processo de limpeza, utilizando o “evidenciador de placa”, que vai colorir todas as regiões dentais em que o tártaro esteja presente. Após isso, utilizamos um gel de proteção (vaselina sólida) nos lábios do paciente, para proteger do ressecamento e irritações.

Em seguida, realizamos um ultrassom, com nosso aparelho tecnológico antivibração, que facilita a remoção de todo o tártaro que foi marcado nos dentes pelo evidenciador. Na sequência, utilizamos a fita profilática, removendo o tártaro presente entre os dentes, passando na sequência o fio dental entre os dentes.

dentista passando fio dental na paciente

Depois disso, o especialista entra em ação com o jato de água importado e, dependendo da dificuldade das manchas, faz uso de pó de bicarbonato que, juntamente com a mini escova rotativa, contendo um pouco de pasta profilática de sabor, fará a limpeza dental final. Por fim, utiliza-se escovas e  taças de borracha especiais de polimento para dar um acabamento mais uniforme nos dentes do paciente, evitando que novas placas sejam formadas em um curto período.

Além de todo esse processo, utiliza-se a sonda e a cureta para limpar os cantos mais internos e verificar a saúde da gengiva do paciente, realizando não só a limpeza dentária, mas cuidando da sua saúde bucal como um todo. “No final o paciente sempre recebe uma orientação de higiene bucal e dos produtos a utilizar de forma individualizada, para que ele mantenha os cuidados durante a higienização em casa”, explica o Dr. Marcio Cury. E isso é o que diferencia a profilaxia dentária da Cury Clínica Odontológica das demais clínicas odontológicas. Aqui, o nosso paciente recebe todo o tratamento necessário e atenção exclusiva em cada procedimento.

Quais os materiais utilizados? Para que serve cada um?

Vimos que no procedimento de profilaxia, muitos equipamentos são utilizados e cada um possui uma função importante no processo de limpeza. O evidenciador nos mostra com precisão quais as áreas que estão afetadas pelo tártaro e placa dentária e merecem maior atenção do profissional, que vai realizar a remoção de todas as placas e do paciente que vai manter os cuidados caseiros. A fita profilática, assim como o fio dental, é essencial para fazer a limpeza e remoção entre os dentes, áreas de maior dificuldade de limpeza.

Com o uso do jato de água, com compostos químicos que auxiliam na remoção e limpeza, assim como o uso de bicarbonato em placas mais amareladas e que apresentam maior dificuldade na remoção, todo o tártaro dos dentes é eliminado, passando pelo processo de escovação e polimento, onde usamos pasta profilática, nos sabores menta ou tutti-frutti.

A taça de borracha, material macio, age no polimento dos dentes, mantendo um aspecto de limpeza e alinhamento. Uma sensação que os pacientes da profilaxia dentária da Cury Clínica Odontológica já conhecem.

Outros materiais, como sondas e curetas, são utilizados para verificar a saúde de outras partes bucais, evitando inflamações e doenças na gengiva.

Quais os benefícios desse tipo de tratamento?

A profilaxia dentária traz diversos benefícios para o paciente, além de manter o seu sorriso mais bonito e saudável. Entre os benefícios, podemos citar:

A prevenção de doenças bucais

A profilaxia evita muitos problemas de saúde dentários, tanto nos dentes como nas gengivas. A remoção de placas e a limpeza garantem mais visibilidade ao profissional para encontrar quaisquer possíveis problemas dentários e solucionar antes mesmo que cause um incômodo no paciente. Esse é o caso da gengivite e da cárie, por isso, é de extrema importância visitar o seu dentista, ao menos, a cada seis meses.

Reduz a necessidade de procedimentos mais invasivos

Com a limpeza, você diminui a chance de cáries e perdas de dentes. Como mencionado, às vezes a escovação não é suficiente no combate às cáries, necessitando de outros procedimentos para ampliar essa proteção.

Melhora na mastigação

Com os dentes em dia, limpos e alinhados, sem apresentar nenhum incômodo, sua mordida e mastigação melhoram.

Previne a halitose, ou seja o mau hálito

homem em uma situação desagradável por causa de seu mau hálito

Uma boca livre de problemas e doenças como cárie e problemas de gengiva, junto com uma língua limpa diariamente previnem o mau hálito, problema bastante comum na população que causam desconforto e problemas sociais. Sabe-se atualmente que 90% dos casos de mau hálito advém de problemas de origem bucal.

?Quando é preciso fazer a profilaxia dental??

?Todo e qualquer procedimento deve ser indicado pelo dentista, por isso, é ideal manter consultas periódicas para analisar como está a saúde dos seus dentes. Se indicada, a profilaxia é realizada uma vez a cada seis meses ou pelo menos uma vez ao ano. “Este intervalo varia de pessoa para pessoa, alguns pacientes precisam de cuidados mais frequentes e indicamos até 3 ou 4 vezes ao ano”, afirma o gestor clínico e responsável técnico Dr. Marcio Cury. 

?Vale salientar que o procedimento não substitui os cuidados diários com a higiene bucal que o paciente precisa realizar, a profilaxia serve como um complemento, evitando doenças e formação de cáries.

Por que escolher a Cury Clínica Odontológica?

Porque nós oferecemos o que há de melhor no mercado em procedimentos odontológicos, com materiais e equipamentos de qualidade que garantem a saúde e beleza dos seus dentes.

Trabalhamos com todos os serviços odontológicos, sempre buscando o que há de mais moderno nos procedimentos que garantam o conforto dos pacientes na realização de todo e qualquer procedimento odontológico. Aqui, nossa prioridade é o conforto e o bem-estar dos nossos pacientes.