Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Tratamentos ortodônticos associados à cirurgia ortognática: quando, como e por quê?

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 14/03/2023
  • Cury Clínica Odontológica

Você já ouviu falar em tratamento ortodôntico-cirúrgico? Esse é o tema deste artigo. Para começarmos, é importante falar sobre a cirurgia ortognática, um procedimento que corrige deformidades dos ossos da face. Geralmente, esse tipo de intervenção é indicada apenas quando o tratamento ortodôntico não é suficiente para alinhar o sorriso.

Esse é um tipo de tratamento cada vez mais escolhido para os casos em que somente o aparelho não resolve o alinhamento do sorriso. Na cirurgia, o cirurgião tem a opção de produzir diversos movimentos da maxila e/ou mandíbula, como protrusão, retrusão e a impactação. 

É justamente nesse momento que é possível alinhar o posicionamento das bases ósseas, possibilitando, dessa forma, que o resultado do aparelho ortodôntico seja mais assertivo, proporcionando para o paciente a funcionalidade correta da sua mordida, além do alinhamento estético do seu sorriso.

Para quem é indicado esse tipo de tratamento?

Pergunta frequente no nosso consultório: o tratamento pode ser feito em qualquer pessoa? Não! Como todo e qualquer tratamento, ele é indicado para casos específicos, por isso a importância da conversa profissional. Normalmente, esse tipo de tratamento é indicado nas seguintes situações:

Entretanto, é necessário uma avaliação profunda do Ortodontista e Cirurgião Bucomaxilofacial para o diagnóstico correto e mapeamento da cirurgia.

Como funciona?

Habitualmente, antes da cirurgia, é feito um tratamento orto-cirúrgico prévio, ou seja, o paciente passa pelo processo de usar o aparelho ortodôntico, que pode ser fixo ou mais atualmente também utilizamos alinhadores em alguns casos, para alinhar os dentes, sendo a cirurgia a última etapa para corrigir a má-oclusão. O tempo desse tratamento varia muito, no entanto, em alguns casos pode ser de até 1 ano antes da cirurgia.

Você pode se perguntar, nesses casos, qual seria a diferença, então, entre o tratamento orto-cirúrgico e o ortodôntico convencional. É simples! No primeiro caso, o que chamamos de arcos dentários são tratados de maneira independente, tratamos as posições inadequadas realocando-as dentro da base óssea, solucionando, dessa forma, o problema da má-oclusão

cirurgiões dentistas realizando um processo cirúrgico em um paciente

Já no tratamento ortodôntico convencional (aquele no qual se usa o aparelho por um período de tempo e depois é finalizado o tratamento), o objetivo é melhorar a oclusão de forma a alinhar a mordida, através do alinhamento dos dentes superiores e inferiores.

Para resumir, esse tipo de tratamento pode ser dividido por fases, são elas:

  • Fase pré-operatória: consiste no que mencionamos acima, que é justamente a colocação do aparelho ortodôntico (fixo ou alinhadores invisalign)
  • Modelos da arcada do paciente: aqui são criados modelos de arcadas em gesso, que geralmente são montados na posição final da oclusão dentária.
  • Em seguida, são colocados uma espécie de ganchos no fio ortodôntico, que servem para o bloqueio transoperatório.
  • Finalmente, passado o tempo de uso do aparelho, determinado e avaliado pelo ortodontista, é hora da cirurgia ortognática, que pode ser feita, inclusive, ainda com o aparelho.

Além disso, no pós-operatório é feito o que chamamos de fisioterapia com elásticos e, por fim, chega a fase do refinamento ortodôntico.

Quais os benefícios?

Os benefícios desse tipo de tratamento são inúmeros. Por isso, vamos listar alguns aqui pra vocês:

  • Melhora significativamente a harmonia entre os dentes, músculos e esqueleto;
  • Pode ajudar melhorar a respiração;
  • O posicionamento da musculatura do pescoço também pode se beneficiar com melhorias;
  • Melhora o posicionamento da língua.

Além disso, a fonação e articulação das palavras também têm melhoria significativa, bem como a melhora da articulação temporomandibular.

Qual a duração do tratamento?

Como já mencionamos acima, a duração do tratamento pode variar. Não é possível comparar ou definir a duração do tratamento sem a avaliação de um profissional. Muitas pessoas acreditam que a duração de um tratamento para certa pessoa será a mesma para si próprio, mas não é dessa forma.

Para chegar a um tempo de tratamento exato é necessário levar em consideração uma série de especificidades do paciente. Por isso, podemos concluir que somente com a avaliação de um profissional é possível chegar a um número exato de tempo para o tratamento.

Como a Cury Clínica Odontológica pode auxiliar?

Um dos maiores medos de pessoas que irão realizar o tratamento ortodôntico associado a cirurgia ortognática é sobre o profissional que irá executar. Essa é uma preocupação justa e compreensível, porque, apesar de ser um tratamento que traz muitos benefícios, precisa ser realizado de forma correta e com responsabilidade para alcançar os objetivos desejados.

A Cury Clínica Odontológica é referência em tratamento ortodôntico no sul do país. Recebemos pacientes de diversas cidades, até mesmo de fora do estado, especialmente para os tratamentos que envolvem dores e disfunções orofaciais, ATM e nas áreas de ortodontia Damon System, Invisalign e reabilitação com implantes.

Temos uma equipe de profissionais capacitada e habilitada para transmitir toda a segurança e conforto para você passar pelo seu tratamento com qualidade e bem-estar. Todos os nossos dentistas são especializados e preparados para oferecer o melhor e mais completo atendimento, desde o diagnóstico até a execução do tratamento.

paciente no dentista realizando a manutenção de seu aparelho

Somos especialistas no diagnóstico, exames e prevenção de doenças, desenvolvendo um trabalho personalizado de diagnóstico, de acordo com o perfil do paciente, por meio de exames modernos e diagnóstico completo. Nosso objetivo principal é oferecer saúde, função e estética.

Na hora de escolher seu dentista, a segurança é fundamental, afinal, não é possível passar por um tratamento como esse sem se sentir seguro. É um tratamento mais longo e complexo, no entanto, não precisa e nem deve ser um terror. Conte com quem garante, além de segurança, acompanhamento do início ao pós-tratamento.

Conheça nossas unidades, que contam com tecnologia para oferecer o melhor e mais avançado diagnóstico, além de boa localização, estrutura e atendimento. Aqui você encontra a tradição que transmite segurança e a tecnologia que proporciona exatidão e agilidade no seu tratamento.