Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Como arrumar dentes sem aparelho? Conheça um método de tratamento ortopédico e ortodôntico

Como arrumar dentes sem aparelho? Conheça um método de tratamento ortopédico e ortodôntico

Muitas pessoas gostariam de fazer um tratamento ortodôntico, mas acabam adiando os planos porque não se sentiriam confortáveis ao exibir as famosas pecinhas metálicas ao sorrir ou falar. Se esse é o seu caso, saiba que realmente não é possível arrumar dentes sem aparelho, mas a boa notícia é que existem opções praticamente invisíveis para contornar esse obstáculo.

Profissionais que trabalham com a imagem, como artistas e modelos, e outras pessoas que não se sentem à vontade para utilizar um aparelho tradicional podem recorrer ao Ortho-Tain®, um método capaz de corrigir diversos problemas ortodônticos de forma muito discreta — e muitas vezes mais rápida do que os métodos convencionais.

Conheça o método Ortho-Tain®

O Ortho-Tain® é um tratamento ortodôntico que permite a correção dos dentes desalinhados sem o uso de aparelhos tradicionais e peças metálicas aparentes – que representam um inconveniente para muitos pacientes.

Em vez disso, esse método utiliza dispositivos removíveis, feitos de material borrachoide transparente, que são utilizados por apenas algumas horas por dia e durante o período noturno.

Aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil, esse método oferece várias alternativas aos aparelhos fixos para corrigir tanto problemas funcionais quanto estéticos, resultando em um sorriso saudável e bonito.

O Ortho-Tain® conta com três opções de tratamentos alinhar os dentes, de forma a atender pessoas de todas as idades e com as mais diversas queixas relacionadas à ortodontia, incluindo sobremordida, sobressaliência, apinhamento, diastema, disfunção temporomandibular (DTM) e má oclusão.

Por serem pré-fabricados, os aparelhos Ortho-Tain® não requerem longos períodos de espera para o início do tratamento. A escolha do tamanho ideal dentro dos modelos é feita depois de uma medição detalhada dos dentes, a qual utiliza réguas padronizadas para esse método.

Saiba mais sobre as possibilidades do Ortho-Tain®:

1. Nite-Guide®

Este modelo do Ortho-Tain® permite uma intervenção ortodôntica precoce em crianças de 5 a 7 anos, proporcionando um desenvolvimento correto tanto das arcadas dentárias quanto da articulação temporomandibular.

Desse modo, o Nite-Guide® previne problemas futuros que exigiriam tratamentos mais complexos e reduz em 80% as chances de a criança precisar utilizar aparelhos convencionais com bráquetes e fios metálicos quando chegar à adolescência.

O Nite-Guide® é em um aparelho inteiriço (monobloco) feito de um plástico transparente e macio. Ele deve ser usado por 3 a 4 horas por dia e durante o sono. Assim, este tratamento se baseia na maior liberação dos hormônios de crescimento à noite para atuar como um “guia” para os dentes de leite, possibilitando que eles assumam um posicionamento correto.

2. Occlus-o-Guide®

Enquanto o Nite-Guide® é utilizado até o nascimento do primeiro molar permanente, para crianças com dentição decídua (de leite), o Occlus-o-Guide® é indicado para crianças um pouco mais velhas, de 8 a 12 anos, com dentição mista ou permanente.

Este aparelho da família Ortho-Tain® é bastante parecido com o modelo anterior. Ele deve ser utilizado no período noturno e por 2 a 4 horas durante o dia, mostrando resultados com 4 a 10 meses de tratamento.

O funcionamento do Occlus-o-Guide® se baseia na diferença de tamanho entre os dentes de leite, permanentes e em erupção para promover o seu alinhamento (guia eruptivo). Ele é indicado principalmente para casos de sobremordida, sobressaliência, dentes apinhados e rotacionados e espaços entre os dentes.

Além disso, o Occlus-o-Guide® é recomendado para evitar o desgaste causado pelo bruxismo e também pode ser utilizado como protetor bucal durante brincadeiras, prática de esporte e outras atividades físicas que ofereçam risco de trauma.

3. Ortho-T®

Trata-se do tratamento Ortho-Tain® indicado para adolescentes e adultos, combinando as propriedades de aparelhos ortopédicos, funcionais e contensores em um mesmo dispositivo para corrigir os problemas ortodônticos mais comuns.

Diferente dos aparelhos convencionais, o Ortho-T® precisa ser usado por apenas uma ou duas horas por dia e durante a noite, sem o desconforto causado pelas peças metálicas dos aparelhos fixos.

Seus resultados podem ser percebidos em poucas semanas de tratamento, que costuma variar entre 1 a 12 meses – um período bem mais curto do que o exigido por aparelhos tradicionais.

A partir dessas possibilidades, o prejuízo causado à estética pelos aparelhos convencionais não é mais um empecilho para a realização dos tratamentos ortodônticos. Embora não seja possível arrumar dentes sem aparelho, o Ortho-Tain® possibilita que isso seja feito de forma muito discreta, passando totalmente despercebido pelas outras pessoas.

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 24 de agosto de 2018
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Escrito por Dr. Marcio Gulin Cury

Faça seu Agendamento Faça seu Agendamento