Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Quais as vantagens de usar os alinhadores ortodônticos transparentes?

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 25/01/2020
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Pessoa segurando alinhador ortodôntico com os dedos

Você conhece todas as vantagens dos alinhadores ortodônticos transparentes? Também conhecidos como aparelhos invisíveis, esses recursos são uma alternativa mais moderna ao aparelho fixo convencional, que utiliza os bráquetes e fios metálicos.

Os dois principais tipos de alinhador ortodôntico transparente são o Invisalign e o ClearCorrect. Os dois consistem em moldeiras feitas com um material transparente e macio que gradualmente direcionam os dentes para as posições desejadas, embora haja algumas pequenas diferenças entre eles.

Saiba mais sobre o Invisalign e o ClearCorrect e conheça as vantagens dos alinhadores ortodônticos transparentes:

1. Muito mais discreto

Pessoa segurando espelho para olhar alinhador ortodôntico transparente

Um dos fatores que mais fazem com que as pessoas adiem seu tratamento ortodôntico é o prejuízo à estética do sorriso causado pelas pecinhas metálicas dos aparelhos fixos convencionais.

Contudo, esse problema não existe com o Invisalign e o ClearCorrect. Como os dois utilizam moldeiras de material transparente, o alinhador é quase invisível e pode passar despercebido em muitas ocasiões.

2. Tecnologia a favor da ortodontia

Em vez dos antigos e desconfortáveis moldes de gesso que eram necessários para a confecção do aparelho convencional, o Invisalign e o ClearCorrect analisam a estrutura bucal do paciente com o auxílio de scanner especiais e softwares de computador.

Dessa forma, o dentista consegue projetar um molde 3D das arcadas dentárias na tela do computador e, a partir disso, desenvolver o plano de tratamento. O paciente pode participar desse processo, ver como seus dentes vão ficar e opinar sobre os resultados que ele gostaria de obter.

Depois que o plano de tratamento é aprovado, esse molde 3D é utilizado para a confecção das moldeiras transparentes (alinhadores) que serão utilizadas pelo paciente.

3. Aparelho mais confortável

Quem utilizada aparelho fixo sabe que, algumas vezes, os bráquetes acabam machucando a parte interna das bochechas, a língua e os lábios, podendo causar feridas e aftas. Além disso, essas pecinhas fazem bastante volume na boca.

Por isso, os alinhadores ortodônticos transparentes saem na frente quando o assunto é conforto, já que eles são confeccionados de forma altamente personalizada para cada pessoa, adaptando-se perfeitamente à estrutura bucal de cada um.

Além disso, como as moldeiras são feitas de um material flexível e têm no máximo 0,75 mm de espessura, elas não fazem volume e não causam tanto incômodo quanto os bráquetes e fios metálicos utilizados nos aparelhos convencionais.

4. Tratamento menos doloroso

Dois alinhadores ortodônticos transparentes na mão de dentista formando um coração

Uma das maiores vantagens dos alinhadores ortodônticos transparentes é o fato de que eles proporcionam um tratamento menos doloroso do que os aparelhos fixos convencionais.

O tratamento com o Invisalign e o tratamento com o ClearCorrect utilizam kits de moldeiras que devem ser utilizados por algumas semanas, sendo então substituídas pelo próximo par da sequência. Dessa forma, a movimentação dos dentes ocorre de forma gradual e mais confortável.

5. Facilidade de higienização

Como os alinhadores ortodônticos transparentes são removíveis, fica muito mais fácil fazer a higienização correta dos dentes e a limpeza do próprio aparelho.

Com as moldeiras do Invisalign ou do ClearCorrect, é possível utilizar a escova e o fio dental sem a limitação causada pelas peças metálicas dos aparelhos convencionais, permitindo uma limpeza muito mais eficiente.

Dessa forma, os alinhadores ortodônticos transparentes ajudam a evitar problemas decorrentes da má higienização, como cáries, gengivite e periodontite.

6. A pessoa pode comer de tudo

Durante um tratamento ortodôntico com aparelho fixo convencional, o paciente deve evitar o consumo de alimentos crocantes, como amendoim, castanhas, maçã etc., pois eles podem descolar os bráquetes dos dentes ou desencaixar o fio de metal.

Essa é uma limitação que não acontece com os aparelhos ortodônticos transparentes, pois eles podem ser retirados durante as refeições. Assim, a pessoa pode comer de tudo sem risco de danificar o aparelho.

7. Poder de escolha em ocasiões especiais

Para oferecer os resultados esperados no tempo estimado, é necessário utilizar o Invisalign ou o ClearCorrect por cerca de 22 horas por dia, tirando as moldeiras apenas durante as refeições e no momento da higienização.

Porém, como as moldeiras são removíveis, elas podem ser retiradas em algumas ocasiões muito especiais, proporcionando mais conforto e segurança.

8. É possível fazer clareamento dental ao mesmo tempo

As moldeiras utilizadas no tratamento com o Invisalign ou o ClearCorrect são muito parecidas com as moldeiras utilizadas no clareamento dental. Justamente por isso, é possível aliar o tratamento ortodôntico com o clareamento.

Cada caso deverá ser avaliado individualmente pelo dentista, mas essa é uma possibilidade que não está disponível durante o uso do aparelho fixo.

9. Menos visitas ao dentista

Durante o tratamento com aparelho fixo convencional, é preciso visitar o ortodontista pelo menos uma vez por mês para fazer a manutenção – e sempre que houver algum acidente como a quebra de um bráquete.

Os aparelhos ortodônticos transparentes, porém, necessitam de manutenção com uma frequência menor: a visita ao consultório deve ser feita a cada 6 a 8 semanas para a avaliação do tratamento e a troca dos kits de moldeira.

10. Resultados mais rápidos

Quando os alinhadores ortodônticos são utilizados corretamente (ou seja, durante pelo menos 22 horas por dia), eles podem oferecem resultados até 50% mais rápidos do que o aparelho fixo, reduzindo a duração do tratamento pela metade. 

Vale lembrar que o tempo total varia de pessoa para pessoa, de acordo com as necessidades individuais e as características do uso.

Todas essas as vantagens dos alinhadores ortodônticos transparentes fazem com que eles sejam uma opção muito interessante para quem deseja corrigir diversos problemas no posicionamento dos dentes. Converse com seu dentista para fazer uma avaliação.

Fonte(s):

Invisalign, Dentaly (1) e Dentaly (2).