Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Diferenças entre Invisalign e Clear Aligner

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 12 de maio de 2019
  • Cury Clínica Odontológica

Se você gostaria de corrigir seus dentes sem usar o aparelho fixo, duas boas opções de aparelho ortodôntico estético são o Invisalign e o Clear Aligner, que utilizam um sistema de moldeiras (alinhadores) praticamente invisíveis, dispensando os bráquetes e fios metálicos.

Ambos os tratamentos se baseiam no uso de alinhadores ortodônticos feitos com um material macio e transparente e que se adaptam perfeitamente à estrutura bucal do paciente, pois são produzidos a partir de moldagens altamente precisas e personalizadas.

Tanto o Invisalign quanto o Clear Aligner são tratamentos que requerem o uso de alinhadores ortodônticos removíveis por cerca de 22 horas por dia e oferecem resultados mais rápidos do que os aparelhos fixos.

Apesar disso, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher entre Clear Aligner ou Invisalign. Conheça as principais diferenças:

1. Frequência de moldagens

Os dois tratamentos começam com a moldagem dos dentes do paciente para a confecção dos alinhadores ortodônticos. Essa etapa inclui o escaneamento da arcada para a obtenção de imagens em 3D por softwares específicos, sem necessitar dos antigos moldes de gesso.

Para quem opta pelo Invisalign, é feita apenas uma moldagem a partir da qual são fabricadas todas as moldeiras necessárias durante o tratamento. Isso é possível porque esse sistema utiliza um software que faz uma simulação muito precisa de como os dentes devem se movimentar para chegar aos resultados desejados.

Invisalign

Já no caso do Clear Aligner, devem ser realizadas novas moldagens a cada três meses para a fabricação dos próximos alinhadores a serem utilizados. Assim, o ortodontista avalia e monitora cada etapa do tratamento, podendo realizar alterações no plano inicial se necessário.

2. Fabricação dos alinhadores

Depois da aprovação do plano de tratamento, as moldagens são enviadas a laboratórios especializados para a fabricação dos alinhadores.

Quando se opta pelo Invisalign, é necessário enviar a moldagem para o laboratório da fabricante, que fica nos Estados Unidos. Embora o paciente receba todos os alinhadores ortodônticos de uma vez e faça apenas uma moldagem, esse sistema pode acarretar um acréscimo em relação aos custos e ao tempo de espera até o início do tratamento.

Por outro lado, os alinhadores Clear Aligner podem ser produzidos por laboratórios brasileiros que utilizam tecnologia alemã e são credenciados à fabricante, devendo seguir técnicas padronizadas para a confecção.

Nesse caso, mesmo que seja necessário fazer uma nova moldagem a cada três meses, a logística de fabricação permite uma maior velocidade no início do tratamento e torna possível modificar o plano inicial.

3. Grau de movimentação, espessura e troca dos alinhadores

No Invisalign, as moldeiras promovem uma movimentação dos dentes de cerca de 0,30 mm. Elas têm aproximadamente 0,70 mm de espessura e devem ser substituídas pelo próximo par em 15 dias em média, permitindo um deslocamento gradual e suave.

Já no Clear Aligner, a movimentação é de cerca de 1 mm em 30 dias. Nesse período, são utilizadas três moldeiras com espessuras progressivas, também com intuito de fazer com que o trabalho mecânico seja gradual e confortável. Assim, o paciente deverá utilizar:

  • Primeira semana: alinhador CA-soft (0,50 mm de espessura);

  • Segunda semana: alinhador CA-medium (0,625 mm de espessura);

  • Terceira e quarta semanas: alinhador: CA-hard (0,75 mm de espessura).

4. Indicações e benefícios

Esses dois sistemas de aparelho ortodôntico estético são indicados para adultos e adolescentes, pois é necessário ter a dentição permanente para utilizá-los.

Ambos permitem tratar os principais casos de má oclusão dentária, incluindo problemas como dentes apinhados, sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, mordida aberta, espaço entre os dentes e outros desalinhamentos.

Clear-Aligner

Apesar disso, a escolha entre Clear Aligner ou Invisalign depende das características de cada caso, de modo que somente a avaliação do ortodontista poderá determinar qual tratamento oferece mais benefícios ao paciente.

Para o tratamento ortodôntico de adolescentes, o Invisalign pode ser mais interessante por contar com um indicador azul que permite que os pais e o ortodontista verifiquem se os alinhadores estão sendo utilizados conforme as orientações.

5. Custo do tratamento

Embora o Invisalign possa ter um custo mais elevado porque as moldeiras são fabricadas nos Estados Unidos, este não é um fator determinante para eventuais diferenças de valores entre ele e o Clear Align.

Na verdade, muito mais do que o custo de fabricação e envio, os valores dependem principalmente das características de cada paciente e dos resultados que ele deseja atingir.

Dessa forma, somente com a avaliação do ortodontista será possível descobrir qual desses tratamentos é o melhor para você, por quanto tempo eles serão necessários e quais são os custos envolvidos em cada um deles.

Fonte(s): Orto CiênciaDev Clear AlignerSchehu DentalJCO Online

Faça seu Agendamento