Dormir sem escovar os dentes? Jamais! - Ortodontia Curitiba

• 17/12/2015

Durante a noite, nossos dentes já são mais vulneráveis às bactérias porque não produzimos tanta saliva quanto durante o dia. Por isso, ao não escovar os dentes, formamos um ambiente propício para as bactérias se instalarem e se proliferarem. Entenda como isso ocorre e como cuidar da saúde bucal da melhor forma possível.

Muitas pessoas cuidam bem da saúde bucal durante todo o dia, mas quando chega a noite e a preguiça bate, acabam deixando de escovar os dentes antes de dormir. No entanto, esse é o momento mais importante do dia para uma boa escovação. O papel da saliva para a higiene bucal

A saliva tem o papel muito importante de higienizar os dentes constantemente, tornando-os menos suscetíveis às bactérias. Quando dormimos, porém, a produção de saliva diminui bastante. Isso significa que os dentes se tornam mais vulneráveis. Nesse caso, uma vez que as bactérias se instalem, podem se proliferar e formar a placa bacteriana e, posteriormente, o tártaro.

Muitos chegam a pensar que, no caso de esquecer a escovação durante a noite, não haverá problemas se escovarem bem os dentes pela manhã. No entanto, isso não reverte o efeito que as bactérias tiveram durante a noite.

5 Escovas de dentes, uma roxa, uma verde, uma azul, uma laranja e uma vermelhaPasso a passo para uma boa higiene bucal

O ideal é cumprir todos esses passos todas as vezes que escovar os dentes durante o dia - que devem ser pelo menos três. Porém, caso não consiga, o ideal é cumpri-los ao menos antes de dormir:

• Passar fio dental após fazer um bochecho com água;
  • Escovar os dentes prestando especial atenção à junção entre eles e entre o dente e a gengiva;
  • Limpar a língua, preferencialmente com um limpador próprio ao invés das cerdas da escova.

O fato do fluxo salivar diminuir enquanto dormimos não é algo ruim, uma vez que garante que os efeitos da higiene bucal se prolonguem por mais tempo, mantendo a cavidade bucal protegida durante a noite. Por isso, nada de negligenciar esse momento tão importante para a nossa saúde!

Dr. Marcio Gulin Cury
CRO-PR 14.875

Dr. Marcio Cury, formado pela Universidade Federal do Paraná em 2002. Nestes 22 anos ajudamos mais de 10 mil pessoas a realizarem o seu sono e seu tratamento seja com mais saúde, uma melhor função, mastigação ou estética. Sua equipe na Cury Clínica Odontológica é especializada em diversas áreas da Odontologia, e está pronta para cuidar da sua saúde com excelência.

DIAGNÓSTICO E
TRATAMENTOS DIVERSOS

NOSSAS UNIDADES

UNIDADE TIBAGI