A importância da saúde bucal infantil

• 17/01/2024
  • Cury Clínica Odontológica

Menino escovando os dentes enquanto segura um grande dente de papel.

O cuidado com a saúde começa na boca, afinal é por meio dela que começamos a nos alimentar e adquirir nutrientes para o nosso desenvolvimento. Por isso, manter a saúde bucal em dia é fundamental, pois isso pode afetar a saúde geral, sono, simetria da face, estética facial, respiração, a aparência do sorriso e até mesmo a autoestima do seu filho.

O processo de desenvolvimento dentário da criança ocorre dos seis meses aos três anos de idade, quando geralmente a dentição está completa. Os cuidados com a saúde bucal infantil devem ser iniciados assim que os primeiros dentinhos despontarem.

Embora sejam dentes de leite, eles também podem desenvolver cáries, causar dor e prejuízos à saúde da sua criança. Então não negligencie esse cuidado! Verifique se a escovação está sendo feita corretamente e faça a primeira visita ao dentista a partir de um ano de idade. Depois, pode-se estabelecer uma rotina de pelo menos uma visita por ano.

Se você ainda tem dificuldades para entender as necessidades de cuidado da saúde bucal do seu filho, o artigo de hoje pode te ajudar. Acompanhe a leitura e confira as dicas da Cury Odontologia.

Saúde bucal das crianças

A saúde bucal necessita de atenção especial durante toda a infância, pois essa é uma fase crucial para o desenvolvimento dos dentes da criança e, principalmente, dos hábitos saudáveis de higienização. É nesse período que as crianças irão aprender os cuidados essenciais que precisam ter com sua higiene, por isso cabe aos pais ensinar a educação odontológica para que seus filhos evitem o surgimento de cáries, inflamações e outros problemas bucais.

Um dos problemas bucais mais comuns enfrentados pelas crianças é a cárie, que ocasiona a deterioração dos dentes. Além de problemas como a gengivite, que é uma inflamação na gengiva, também causada pela placa bacteriana.

Por isso, é fundamental a participação dos pais nos cuidados da saúde bucal das crianças, ficando atento para os alimentos que eles estão consumindo e ensinando os hábitos de higienização para que esses problemas bucais não gerem problemas sérios, como a perda de algum dente. E nesse momento, é chegada a hora de apresentar a figura do dentista.

Questões como sono ruim, respiração inadequada, alterações no desenvolvimento de ossos da face, mastigação entre outros, também podem ocorrer.

Por que esse acompanhamento desde cedo é necessário?

O medo de ir ao dentista é algo comum entre as crianças e pode ser superado através de informação e carinho. Desde cedo, é importante mostrar às crianças que se trata de um cuidado especial para elas. Pode ser desafiador, mas esse cuidado, se aliado a um bom profissional, que entenda e torne a ida ao dentista um passeio divertido para a criança, torna a experiência do seu filho mais agradável.

Quando se trata de ajudar a criança a ir ao dentista, tenha duas coisas em mente: preparação e acolhimento. Converse com seu filho antes da visita, apresente a importância que aquele profissional vai trazer para sua saúde bucal e como ele vai evitar que a criança tenha problemas que lhe causem dor nos dentes.

Menina pequena em uma consulta ao dentista.

Compartilhe informações com o dentista, sobre as necessidades específicas e preferências do seu filho, para que o profissional possa atendê-lo da melhor forma possível, evitando uma má primeira consulta.

Outra ótima dica é familiarizar a criança naquele ambiente. Agendar visitas prévias ao consultório, apenas para conhecer o espaço, a equipe e ajudar a criança a gostar de estar ali. Incluir recompensas e incentivos também é uma opção para ganhar a confiança da criança, gerando uma associação positiva. Realize as visitas ao dentista, periodicamente, para manter uma boa higiene bucal.

Quais os benefícios para as crianças? E os possíveis riscos?

Uma saúde bucal em dia possibilita que a criança se divirta, se alimente bem e evite incômodos como dores e mau hálito. Vejamos abaixo alguns benefícios que a higiene bucal proporciona:

• Evita o aparecimento de cáries e placas bacterianas;
  • Interrompe o avanço de doenças periodontais;
  • Evita a halitose;
  • Trata o bruxismo, antes de se tornar um problema mais sério ao causar estalos no maxilar;
  • Previne problemas de saúde geral que podem comprometer atividades cognitivas das crianças;
  • Previne a gengivite;
  • Auxilia no alinhamento do dente durante o seu nascimento;
  • Evita o desenvolvimento de bactérias que podem atingir outras áreas do corpo.

Ou seja, cuidar da saúde bucal desde a primeira infância evita que a criança desenvolva problemas de saúde mais sérios e traga maiores preocupações para os pais.

Qual o papel dos pais no cuidado da saúde bucal dos filhos?

Com os cuidados específicos desde a primeira infância, os pais irão garantir uma boa formação dentária para seus filhos, além da criação de hábitos higiênicos que se prolongarão durante toda a vida adulta. Crianças com dentes saudáveis serão adultos com uma dentição permanente e bonita, sem a necessidade da realização de procedimentos dentários mais invasivos, como próteses e facetas.

Portanto, a responsabilidade básica do cuidado da saúde bucal infantil cabe aos pais, que devem ajudar seus filhos a cuidar dos dentes e criar bons hábitos de escovação, mostrando a maneira certa do uso da escova, do fio dental e do enxaguante. Além disso, oferecer a eles uma alimentação saudável e equilibrada, com pouco consumo de açúcar, vai auxiliar ainda mais nesses cuidados.

Mãe ensinando a filha como escovar os dentes.

Com essa rotina de cuidados, as crianças manterão a saúde em dia e os dentes fortes, saudáveis e bonitos. Evitando, assim, problemas dentários que geram dor e desconforto e criando bons hábitos que se prolongarão por toda sua vida.

Tudo isso irá auxiliar na sua autoestima, afinal de contas, o sorriso é o nosso cartão de visitas, e estando com ele em dia, as risadas serão mais tranquilas, as conversas mais articuladas e leves. Proporcionando confiança para sorrir!

Percebeu como é fácil e crucial zelar pela saúde mental dos seus filhos? Basta iniciar desde cedo e transformar isso em um hábito. Se estiver em busca de um ambiente profissional que ofereça segurança e conforto para aprimorar esses cuidados bucais e tratar o sorriso do seu filho, a Cury Odontologia é o lugar ideal.

Como a Cury Odontologia pode auxiliar nesse processo?

Fornecemos um atendimento especializado e humanizado, principalmente na ortodontia infantil, fase que precisa de atenção e carinho durante os procedimentos. Venha até a nossa clínica e mantenha a saúde bucal do seu filho em dia. Estamos há mais de 20 anos fazendo o melhor por você e por sua saúde.