Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Como funciona o tratamento de implante tipo protocolo ou implante protocolo?

  • Implante e Prótese
  • 17/10/2023
  • Cury Clínica Odontológica

modelo de uma arcada dentária ao lado de dois modelos de implante dentário

As próteses dentárias removíveis são muito temidas. Afinal, elas são muito desagradáveis e não são tão bonitas esteticamente. Mas você sabia que existem implantes dentários específicos sugeridos para quem perdeu todos os dentes? A prótese fixa protocolo é uma das alternativas. A vantagem dela é que podemos substituir todos os dentes de uma vez, em vez de ter que instalar um pino para cada um individualmente.

Tirando o fato de que a prótese protocolo não sai da boca, ela funciona de forma semelhante à dentadura. Por estar firmemente fixada ao implante dentário, oferece estabilidade à peça e também a segurança de comer o que quiser e sorrir à vontade.

Ainda não conhece esse tipo de prótese? Então, confira a leitura a seguir e fique por dentro sobre como funciona, para quem é indicada e quais os seus benefícios. Ao final, não deixe de agendar uma consulta na nossa clínica para fazer uma avaliação que vai te mostrar como funcionará o seu tratamento.

O que é o implante tipo protocolo e como se diferencia de outros tipos de implantes dentários?

A prótese completa fixada em implantes dentários é conhecida como prótese fixa de protocolo. Seu formato é comparável ao de uma prótese dentária típica, com a exceção de que é fixada na boca por um parafuso que é preso ao implante.

A restauração da capacidade mastigatória e da boa aparência do sorriso do paciente é seu principal benefício. Além disso, a prótese fixa de protocolo fornece 85% da força de mastigação original, em comparação com os 20% típicos do sistema de próteses dentárias comuns. 

Como mencionamos anteriormente, ele é fixado em implantes dentários, que proporcionam muito mais estabilidade por estarem ancorados no osso que sustenta os dentes. Isso dá aos usuários mais liberdade para falar, mastigar e sorrir. É diferente do que acontece com as próteses comuns, que são removíveis. Elas são encaixadas no tecido da boca, o que não permite os benefícios como o de fixação da prótese protocolo.

Qual a importância dos implantes dentários tipo protocolo?

Os implantes são mais caros do que usar próteses removíveis padrão, como você já deve ter imaginado. Para avaliar o quão essencial é fazer esta escolha, é importante compreender os benefícios de optar por ele. Separamos abaixo 4 pontos que você deve levar em consideração:

1. Maior conforto 

Os pacientes consideram que as próteses fixas são mais confortáveis ??porque não se movem nem irritam as gengivas. Além disso, auxiliam na interrupção da perda óssea, o que para quem usa “dentaduras” reduz a qualidade do ajuste e torna mais difícil mantê-las na posição adequada.

2. Melhor qualidade de vida

Os pacientes estão sujeitos a uma série de restrições ao usar próteses removíveis. Devem ficar longe de alimentos específicos porque podem prejudicar ou até separar as gengivas, criando condições delicadas. Além disso, muitas pessoas começam a franzir a testa ou reprimir o sorriso por medo de que suas próteses caiam. Como a prótese protocolo é fixada com implantes, não existe essa possibilidade. 

3. Estética mais orgânica

O componente estético da prótese sobre implante parece consideravelmente mais natural, proporcionando ao paciente um sorriso deslumbrante. Esta característica é essencial porque tem impacto direto na autoestima do paciente, o que o torna mais feliz e contente com a sua aparência.

mulher sorrindo ao ver o resultado de seu implante no consultório de uma dentista

4. Próteses mais duráveis

A maior resistência é garantida pelo tipo de material utilizado e também pelo fato de a prótese ficar travada dentro da boca do paciente. Isso tem impacto na usabilidade e na qualidade de vida, além da durabilidade. Assim, o paciente pode seguir com o uso muito mais tranquilo, além de saborear seus pratos favoritos sem se preocupar.

Em quais situações o implante tipo protocolo é a opção mais indicada?

O principal objetivo da prótese fixa de protocolo é restaurar a função oral em todos os seus aspectos, incluindo aparência, fonética e mastigação. Ela restaura os dentes perdidos ou ausentes das arcadas dentárias superiores e inferiores.

A prótese fixa completa é o protocolo, que indica que está estruturalmente completo e contém todos os dentes necessários para completar a arcada. Consequentemente, é recomendado para quem não possui dentes superiores ou inferiores.

Para pacientes que não apresentam contraindicações relacionadas ao implante, é uma opção terapêutica fantástica. Além disso, manter um equilíbrio entre a saúde orgânica e uma boa saúde oral é igualmente essencial. 

O indivíduo também deve ter concluído todo o desenvolvimento ósseo, pois esta opção só é indicada para adultos e não para jovens ou adolescentes que ainda estão em fase de crescimento.

É importante ter em mente que atrasar o procedimento de implante para substituir dentes perdidos leva a uma série de problemas de saúde. Entre eles estão: dificuldades de mastigação e digestão, problemas de higiene bucal, problemas de fala, perda óssea significativa e perda dentária.

Além disso, o impacto estético pode ter efeitos psicológicos. Depressão, isolamento social e baixa autoestima são comuns. Para melhorar a saúde e a qualidade de vida, a reabilitação dentária com implantes é uma solução prática, segura e duradoura. Por isso, deve-se procurar uma avaliação o quanto antes, com profissionais especializados na área. Só assim será possível alcançar bons resultados a tempo de recuperar os prejuízos nos dentes.

Como a Cury Clínica Odontológica pode auxiliar nesse processo?

O Dr. Marcio Gulin Cury já sonhava em ser dentista desde muito jovem. Ele se formou e entrou no mercado muito cedo, construindo um currículo com vasta experiência na sua área de atuação. 

A Cury Clínica Odontológica foi criada para ajudar você a fazer o seu tratamento com mais conforto e qualidade. Na nossa clínica você conta com profissionais qualificados e experientes para fazer o tratamento. Assim, ele poderá ser eficiente do começo ao fim. Entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta.

Leia também: Como funciona o tratamento com alinhadores invisíveis?